6 receitas de caldo para aquecer seu inverno

Nesse friozinho, não tem nada mais gostoso do que um bom caldo! Dá uma olhada nessas receitas deliciosas e super fáceis para você preparar para toda a família

1 1757

2017-06-19-PHOTO-00002225

O inverno chegou e com ele vem aquela enorme lista de comidinhas deliciosas!! Eu confesso que sou chegada à um bom caldo. Quentinho e bem temperado, o prato é rápido e fácil de fazer e fica uma delícia, sem contar que sacia bem a nossa fome.

Pensando em fazer um bom caldo para o jantar de hoje à noite, separei seis receitas simples, mas muito gostosas de caldos pra você fazer em casa para toda a família. Anote aí!

Caldo de queijo
receita-sopa-cremosa-queijo
Nível fácil Rendimento 4 porções

Ingredientes:
– 1 xícara de requeijão
– 1 xícara de mussarela ralada
– 1 xícara de parmesão ralado
– 1 litro de leite
– 1 litro de caldo de galinha
– 1 cebola
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 2 cenouras raladas
– 2 colheres (sopa) de amido de milho
– 1 dente de alho
– Sal a gosto
– Noz moscada a gosto

Preparo: Pique a cebola e leve e refogue em uma panela, juntamente com a manteiga. Adicione a cenoura, o amido de milho dissolvido em um pouco do leite e mexa bem. Coloque agora os queijos, tempere com o sal e a noz moscada e mexa novamente. Adicione aos poucos o leite, o caldo de galinha, sempre mexendo. Quando tiver adicionado todo o caldo e todo o leite, tampe a panela e deixe levantar fervura. Triture tudo muito bem e sirva seu caldo de queijo bem quente.

Caldo de ervilha
sopa-ervilhaNível Fácil Rendimento 6 porções

Ingredientes:
– 1 batata
– 1 abobrinha
– 1 cebola
– 2 xícaras de ervilha
– 1 dente de alho
– 2 chuchus
– 1 alho-poró
– Sal a gosto
– Azeite a gosto

Preparo: Descasque a batata, a abobrinha, o alho, a cebola e o chuchu. Corte todos os legumes e leve para cozinhar por 20 minutos em uma panela com água cobrindo totalmente os legumes. Guarde algumas ervilhas para o final. Quando os legumes estiverem cozidos, triture tudo muito bem, tempere com sal, adicione um fio de azeite e as ervilhas que reservou lá no começo. Pronto! Coloque em vasilhas e sirva com torradas.

Caldo de mandioca com carne seca
sopa-madioca-carne-seca1
Nível Fácil Rendimento 6 porções

Ingredientes:
– 1 kg de carne seca
– 2 cebolas
– 1 kg de mandioca cozida
– 6 dentes de Alho
– 2 tabletes de caldo de galinha
– Cheiro verde a gosto
– Pimenta de cheiro a gosto
– Sal a gosto

Preparo: Comece temperando a carne com cebola, alho amassado e pimenta de cheiro. Leve à panela com um pouco de azeite de oliva e deixe refogar bem. Em seguida, coloque a mandioca previamente cozida no liquidificador. Junte um pouco de água e bata até obter um creme homogêneo. Coloque o creme de mandioca do passo anterior na panela da carne, junte o caldo de galinha e adicione um litro de água. Tempere com sal a gosto, misture tudo e deixe cozinhar por 20 minutos. Seu caldo de mandioca com carne moída está pronto a servir! Polvilhe com cheiro verde e, se desejar, um pouco de queijo ralado. Também fica muito gostoso com pão torrado!

Caldo de cebola com queijo
receita-de-sopa-de-cebola
Nível Fácil Rendimento 4 porções

Ingredientes:
– 4 cebolas
– 1 litro de caldo de carne
– 4 ovos
– 100 gr de queijo parmesão
– 1 pitada de pasta de alho
– 4 pães de forma
– 1 pitada de sal
– 1 pitada de pimenta do reino
– 1 colher (chá) de azeite de oliva
– 1 xícara de vinho tinto

Preparo: Coloque um pouco de azeite em uma panela funda e, quando ficar quente, adicione a cebola em rodelas. Quando a cebola dourar, junte uma pitada de pasta de alho, sal e pimenta do reino à gosto. Em seguida, junte o caldo de carne e o vinho tinto. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos ou até o sabor da sopa de cebola se concentrar e desligue. Coloque um pouco da cebola refogada no centro de uma panela de barro e o ovo por cima. Cubra o ovo com uma fatia de pão de forma e regue com o caldo de cebola refogada. Por fim, coloque cerca de 20 gramas de queijo parmesão em cada panela de barro. Leve a sopa de cebola com queijo a gratinar no forno a 180 º C até que o ovo fique completamente cozido.

Caldo de feijão
feijao
Nível Fácil Rendimento 5 porções

Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 2 xícaras de feijão cozido
– 1 cebola média picada
– 4 xícaras de água
– 2 punhados de coentro picado
– 2 pimentas malaguetas sem talo
– 3 colheres (sopa) de molho de tomate
– 10 fatias de pão

Preparo: Numa panela aqueça o azeite de oliva, junte a cebola picadinha e frite até caramelizar. Enquanto a cebola está fritando, coloque a água, o feijão, o coentro as pimentas no liquidificador. Bata tudo e coloque a mistura dentro da panela com a cebola caramelizada. Tempere com sal e pimenta-do-reino, junte o molho de tomate e cozinhe por 15 minutos. Sirva o caldo de feijão preto acompanhando de duas fatias de pão e está pronto a comer!

Caldo de aspargo
creme_de_aspargos_-_projeto_detox_-_ep1
Nível Fácil Rendimento 4 porções

Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 xícara (chá) de cebola ralada
– 1 cubo de caldo de legumes
– 2 xícaras (chá) de aspargos picados
– 2 xícaras (chá) de creme de leite
– 4 colheres (sopa) de azeite verde
– Sal a gosto

Preparo: Aqueça a manteiga em uma panela e refogue a cebola. Junte os aspargos e refogue. Por último, coloque o creme de leite, o sal e misture. Decore com o azeite verde e torradas.

Receitas anotadas? Elas são uma delícia e vão deixar seu inverno muito mais gostoso.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Receitas: Tudo Receitas
*Imagens meramente ilustrativas