Menu
 1382
7 alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade
Descubra quais alimentos incluir no seu cardápio para prevenir ou diminuir os sintomas de doenças mentais, como a ansiedade, o estresse e a depressão.

saúde - ansiedade foto destaque
(Imagem: Shutterstock)

Sabia que a ansiedade, junto com o cansaço mental e a depressão tem encabeçado a lista de doenças mentais mais prevalentes no mundo todo?

É verdade que a ansiedade pode ser tratada com medicação e terapia, mas não é muito melhor cuidarmos da saúde de maneira natural, trocando apenas alguns alimentos da nossa dieta?

Esteja você procurando novas maneiras de controlar os sintomas da ansiedade ou apenas experimentando novos truques para equilibrar seu humor e manter a saúde blindada, abaixo separei sete alimentos que não só podem, como devem fazer parte do seu cardápio, sempre aliados a frutas, vegetais, proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. Anote aí!

Peixe

Certos tipos de peixes, como o salmão, ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e inflamações no corpo, e ainda protegem o sistema imunológico. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, no entanto, mostram que os benefícios vão além: peixes são ricos em ácidos graxos (ômega-3), que desempenham um papel essencial na função cerebral normal.

Alimentos fermentados

Baixos níveis do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico) têm sido associados a transtornos de ansiedade e humor. Alimentos fermentados, entretanto, produzem o GABA em maior quantidade, criando uma rica fonte dessa molécula responsável pelo relaxamento.

Chocolate Amargo

Quer mais um motivo para incluir o chocolate na sua dieta? A versão amarga (acima dos 70%), além de ser antioxidante e melhorar o funcionamento do cérebro, ajuda a reduzir o desejo por doces, ao mesmo tempo que diminui os sintomas de ansiedade provocados muitas vezes pelo excesso de açúcar no organismo.

saúde - ansiede foto de dentro
(Imagem: Shutterstock)

Chá Verde

Que tal tomar uma xícara de chá pela manhã ou antes de ir para cama? Um estudo publicado na revista Nutrients comprovou que o principal ingrediente da bebida, a L-teanina, tem efeito anti-estresse e ajuda a acalmar os nervos, além de aumentar a taxa de serotonina e dopamina, responsáveis pela nossa energia e bom humor.

Sementes de Abóbora

Nada de descartar as sementes da abóbora quando for cozinhar. Elas são ricas em triptofanos, um precursor da serotonina que não só ajuda a regular o nosso sono, como também equilibra nosso humor e mantém nosso nível de ansiedade lá embaixo.

Nozes

Nozes, em geral, desempenham um papel importante a nossa saúde. Fonte rica de ácidos graxos ômega-3, assim como os peixes, elas ajudam a blindar a saúde do cérebro contra doenças mentais como a ansiedade, o estresse e a depressão. Já pensou em incluir um mix de nozes no seu lanche da tarde?

Chá de Camomila

Se você tem ansiedade leve a moderada, o chá de camomila pode ser um poderoso aliado na sua rotina diária. Especialistas em nutrição e saúde da NBC Today garantem que a camomila age como um sedativo leve e pode ajudar a aliviar a tensão muscular, a ansiedade e a irritabilidade em poucos minutos. Para os dias de maior estresse e compromissos importantes, andar com uma garrafinha na bolsa é uma boa pedida.

Partiu supermercado?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação