Menu
 1475
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
7 conselhos práticos para arrasar numa apresentação com PowerPoint
Confira 7 dicas simples para garantir que a sua apresentação com PowerPoint te ajude a transmitir suas mensagens com sucesso!

comunicação - powerpoint foto de destaque

Como coach e palestrante, sei que a principal ferramenta na hora de fazer um discurso ou apresentação é usando o PowerPoint. O problema é que muita gente acaba usando esse recurso audiovisual como base na hora de se apresentar, quando não deveria. Ao invés de reforçar seus discursos, seminários e workshops, apoiar toda a sua apresentação apenas no PowerPoint pode gerar uma grande distração.

Só com a prática fui capaz de aprender como equilibrar a minha apresentação com discursos audiovisuais e agora passo as minhas dicas pra você. Anote aí!

Dica 1: O espaço onde você vai se apresentar permite que você organize mesas e cadeiras do jeito que quiser? Então certifique se a tela do projetor está posicionada de lado. Dessa forma você fica no centro da sela, numa posição de destaque e empoderamento.

Dica 2: Não caia na armadilha de ler seus slides do PowerPoint. Ensaie várias vezes em casa até decorar o conteúdo de cada slide e, na hora da apresentação, faça um esforço para manter contato visual com o seu público. Nos slides, limite-se apenas a escrever as palavras-chaves da sua mensagem.

Dica 3: Muita gente tem o costume de apagar as luzes para que as pessoas podem ver melhor seus slides. Esta é uma péssima ideia! Para não correr que seu público caia no sono, procure apenas escurecer um pouco as luzes. Assim você facilita a leitura e mantém todo mundo atento e engajado.

Dica 4: Tenha estratégias para desviar a atenção do público dos slides do seu PowerPoint. Você pode, por exemplo, contar uma história pessoal diretamente ligada a uma das ideias que está comunicando.

Dica 5: Nunca segure o controle remoto com as duas mãos. Veja o aparelho como um acessório de apoio. Comporte-se com a real intenção de dominar o espaço.

Dica 6: Aproveite todas as oportunidades que tiver para pausar a apresentação quando não estiver fazendo uma referência a um tópico específico. Isso fará com que as pessoas se concentrem novamente em você e ainda tenham um tempinho para fazerem anotações pessoais, se quiserem.

Dica 7: Ensaie com seus slides do PowerPoint com antecedência. Sempre saiba qual será o próximo slide, assim sua apresentação não sobre uma quebra brusca de ritmo. O momento mais comum para um coach (ou gestor, vendedor, palestrante, educador…) se perder mentalmente durante seu discurso é na hora de fazer essa transição de um bloco de conteúdo para outro.

Dicas anotadas? Se organize, apresente seus slides de maneira clara, objetiva e sucinta, sem muitas informações, grandes textos ou muitas imagens e lustrações. Procure criar seus slides na forma de tópicos, incluindo frases motivacionais e sempre destacando com letras maiores, em negrito ou de outra cor suas mensagens mais importantes. Esses truques te deixam livre para se concentrar nas suas habilidades pessoais de comunicação e vender seus produtos, ideias e serviços ao mesmo tempo que motiva sua equipe ou clientes e mostra todo seu potencial.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação