Menu
 5425
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
7 lições que só aprendemos depois do divórcio
Mesmo diante de situações mais difíceis, como uma separação, é possível encontrar o lado positivo. Mesmo que nada prepare você para o próximo grande amor da sua vida, ao refletir sobre seu antigo relacionamento você identifica tanto os seus erros, quanto os do parceiro, e principalmente: quais deles você não quer trazer para um relacionamento futuro

divorcio

Eu já me divorciei uma vez, conheço essa dor. E como vocês me perguntam muito sobre como RECOMEÇAR em vários departamentos da vida resolvi conversar com casais divorciados e listar os sete principais erros cometidos durante anos de relação. Se você já se vê preparada para embarcar em um novo relacionamento, dá uma olhada nas lições abaixo para tentar não cometer os mesmos erros novamente. Afinal, você merece ser feliz!

Não interrompa
Principalmente durante uma discussão, é normal que um interrompa o outro. Ao interromper os argumentos do outro você deixa de ser uma boa ouvinte e, aos poucos, diminui a confiança que ele tem em abrir a mente e o coração para você. Permitir ser interrompida, entretanto, também se torna um problema a longo prazo: você deixa que a opinião do outro se sobressaia e a cada discussão tem que lutar ainda mais para ser ouvida. Interromper nada mais é do que um mecanismo de defesa, uma necessidade de não ser mal interpretada e, consequentemente, rejeitada. Entretanto, mais importante do que preparar seu discurso e falar, é preciso saber e querer ouvir o que o outro tem a dizer.

Não guarde mágoas
É difícil acreditar que brigar tem suas vantagens, né? Se o medo do conflito – e suas consequências – acabam travando você na hora de pôr para fora tudo aquilo que vem te incomodando, é melhor pensar duas vezes. Ao guardar seus sentimentos e mágoas, você acaba criando ressentimentos difíceis de esquecer, simplesmente por ter medo de se expressar e falar o que pensa. A atitude pode poupar vocês de terem uma DR ou outra, mas com o tempo esse novelo de mágoas estará tão grande, que será impossível fazer com que sua relação não seja atropelada por ele.

Se permita ser vulnerável
Você não precisa ser uma mulher forte 100% do tempo. Não tem problema baixar sua guarda vez ou outra e deixar que o parceiro cuide de você. Aliás, você pode (e deve!) cobrar por essa proteção. Por pedir um pouco de cuidado você não vai deixar de ser independente e bem-sucedida, pelo contrário, o quanto sua presença dele (a) é importante e porque o escolheu para compartilhar não apenas seus sonhos e realizações, mas também seus medos e frustrações: porque você confia nele e mais do que isso, conta com ele para que juntos, enfrentem todos os problemas e adversidades que surgirem pelo caminho.

Viva o momento
Planejar traz aquela sensação de segurança, por isso é natural e saudável fazer um milhão de planos: o casamento, a promoção no trabalho, a troca do carro… Entretanto, ao atrasar ou se ver obrigada a adiar a realização dessas metas, o nívei de stress vai lá para o alto. Antes de partir atrás dos seus objetivos, tente se lembrar quais foram as razões pelas quais você os escolheu. A escolha pelo casamento, por exemplo, eram um sonho que vocês tinham em comum, então, antes de buscaram a realização de suas próximas metas (comuns ou individuais) tentem desfrutar um pouco de tudo aquilo que já conseguiram conquistar. Mais gostoso do que batalharem juntos por algo, é aproveitarem o momento da conquista quando ele finalmente chega.

Seja sempre autêntica
Quando se é jovem, poucas coisas são mais importantes do que o amor e a aceitação do outro. Então, é natural busca-los a todo custo, mesmo que isso signifique deixar sua essência um pouco de lado. A princípio, a ideia pode até funcionar, mas você não conseguirá sustentar essa máscara por muito tempo. Aos poucos, sua personalidade virá à tona, deixando de lado quem você pensa que é, para abraçar a pessoa que de fato gostaria de ser. Isso pode frustrar o outro, que questionará se é apaixonado por você de verdade, ou por quem você fingiu ser esse tempo todo. E mais: ao manter esse disfarce apenas para garantir a companhia do outro, você deixa de lado os seus sonhos e vontades, tornando-se uma pessoa cada vez mais infeliz. E se você não for capaz de ser feliz com a sua própria companhia, não demorará para que o outro se mostre insatisfeito também.

Não acredite que a relação é a prova de balas 
Nenhuma relação é igual a outra, por isso não tome como base o casamento dos seus pais, por exemplo, só porque ele está firme e forte há mais de 50 anos. A vida é imprevisível e confusa e sim, infelizmente coisas ruins acontecem com pessoas boas o tempo todo. Você cometerá erros e outro também e, em muitos casos, serão essas pequenas falhas que determinarão o futuro da sua relação. Ao colocar uma venda diante das imperfeições do seu casamento, a queda é muito mais dolorosa quando elas chegam no limite do que você, ou o outro são capazes de suportar. Porque você não está apenas perdendo o parceiro, está perdendo o único futuro que planejou ter. Portanto, não deposite todas as suas esperanças nos sonhos de ter um casamento bem-sucedido. Acredite que vocês serão capazes de enfrentarem juntos qualquer problema, mas, mais ainda, acredite que é possível ser feliz se a vida traçar caminhos diferentes daquele que você esperava, mesmo que isso implique se ver solteira mais uma vez.

Não permita que pequenos problemas interfiram na rotina
Tente ver sua próxima relação como um jardim: quando mais cuidados receber, mais ele vai prosperar. O romance deve ser visto como as vitaminas e nutrientes que regarão suas flores diariamente. Todo o resto são ervas daninhas. O ciúme, as distrações e os desentendimentos diários devem ser retirados desse jardim o quanto antes, não abrindo espaço para possíveis mágoas e ressentimentos. Mas lembre-se que sempre haverá ervas daninhas e que, mesmo que um problema seja resolvido hoje, outro completamente diferente poderá aparecer em breve. Por isso, é preciso estar sempre atenta para identificar e eliminar os pequenos empecilhos que atrapalham a rotina de vocês e nunca deixá-los tomar conta dessa relação que tem tudo para ser um jardim maravilhoso.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação