7 opções saudáveis de café da manhã para a semana toda

Saudáveis e muito saborosos, anote já essas sete opções de café da manhã para começar seu dia com mais energia e disposição

0 5299

Não é de hoje que os nutricionistas afirmam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Ele é, inclusive, minha refeição preferida. Principalmente quando tenho mais tempo pra ler meu jornal tranquila (sim, eu gosto de ler jornal no papel!). O que você vai comer durante o café da manhã é que vai te dar a energia necessária para começar bem o dia e ter disposição de sobra para realizar todos os compromissos da agenda.

Por isso, se você faz parte do time que ignora o café da manhã porque está sempre com pressa, é melhor começar a programar o despertador para mais cedo. Separei pra você sete receitas deliciosas (e bem diferentes!) de café da manhã para você se aventurar na cozinha. E nada de vitaminas, ou tigelas de cereal! Seguindo as receitas abaixo você vai criar refeições tão completas e saborosas quanto qualquer almoço ou jantar para todos os dias da semana. Anote já!

Segunda-feira: Panquecas de banana e aveia

receita 1

Ingredientes para duas porções:
– 2 bananas
– 2 ovos
– ½ xícara de aveia em flocos
– ½ colher de chá de fermento em pó
– Pitada de sal
– Xarope de maçã (a gosto)
– Frutas frescas de sua escolha

Preparo:
Em um liquidificador, misture a banana descascada, os ovos, aveia, o fermento e o sal. Misture até obter um creme. Deixe a massa repousar de 10 a 20 minutos, até que ela engrosse levemente. Aqueça uma frigideira em fogo médio e frite a massa até dourar dos dois lados. Sirva com um fiozinho de xarope de manhã e suas frutas preferidas.

Terça-feira: Café da manhã a Portobello

mushroombreakfast-663-700x466bbb
Ingredientes para duas porções:
– 4 cogumelos Portobello grandes com as hastes removidas
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1/2 cebola grande doce picada
– 1 pimentão (vermelho, amarelo ou laranja) picado
– 1 abobrinha picada
– 3 dentes de alho picados
– 1 xícara de couve grande picada
– 1 salsicha de frango cortada
– 1/4 de copo de queijo cheddar com gordura reduzida (ou qualquer outro queijo que desejar)
– 4 ovos
– Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Forre uma assadeira médio-grande com papel alumínio. Adicione os cogumelos portobello e regue com uma colher de sopa de azeite. Asse até ficar macio, por certa de 10 a 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o restante do azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione a cebola, o pimentão, abobrinha e alho. Cozinhe por 5 minutos, até sentir o aroma do prato. Adicione couve e salsicha de frango. Tempere com sal e pimenta. Reduza o fogo para médio-baixo, cubra e cozinhe por mais 5 a 10 minutos. Enquanto vegetais terminam de cozinhar, frite ovos em fogo médio em uma frigideira grande antiaderente até os ovos ficarem na consistência desejada (recomenda-se 5 minutos). Coloque sobre os cogumelos os legumes cozidos, o jeito e por cima, o ovo frito.

Quarta-feira: Picolé de iogurte

receita 3

Ingrediente para seis picolés:
– 3 xícaras de morangos picados
– 1/4 xícara de açúcar (ou mel)
– 1 copo de iogurte grego
– 1/4 a 1/2 xícara de leite
– 2 a 3 colheres de sopa de mel
– 3/4 xícaras de granola

Preparo:
Coloque os morangos e açúcar (ou mel) em uma panela pequena e mexa delicadamente. Deixe a mistura descansar por 10 minutos até o açúcar se misturar com o xarope. Aqueça a panela em fogo médio-alto e cozinhe a mistura por 8 a 10 minutos, mexendo até que os morangos fiquem grossos. Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, misture o iogurte, ¼ de xícara de leite, 2 colheres de sopa de mel e a granola. Organize os picolés em 6 moldes, adicionando uma camada de cada vez – uma camada de iogurte e duas colheres de morangos. Insira os palitos de sorvete e deixe gelar por pelo menos 6 horas.

Quinta-feira: Couve-de-bruxelas e ovos fritos

receita 4

Ingredientes para quatro porções:
– 1/2 cebola vermelha cortada em cubos
– 1 batata-doce, descascadas e cortadas em cubos
– 2 dentes de alho picados
– 10 a 12 couves de Bruxelas com caules removidos e cortados
– 3 a 4 ovos grandes
– Sal e pimenta a gosto
– *4 fatias grossas de corte bacon picado (opcional já que a combinação bacon + ovo é bem calórica!)

Preparo:
Em fogo baixo, coloque a cebola e batata-doce. Cozinhe até que a batata-doce fique macia (de 6 a 8 minutos) e então, misture o alho e cozinhe por 30 segundos. Adicione as couves-de-bruxelas cortadas e o caramelo, deixando-os cozinhar por mais 5 minutos ou menos. Enquanto isso, frite os ovos e então sirva com torradas com manteiga!
*Se optar pela receita com bacon, coloque-o em uma frigideira grande e aqueça em fogo médio. Cozinhe até que fiquem crocantes e, em seguida, retire com uma escumadeira e deixe escorrer em papel toalha. Aí, então, misture a cebola e batata-doce.

Sexta-feira: Cookies super saudáveis

receita 5

Ingredientes para 12 a 16 cookies:
– 1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
– 1 1/2 xícaras de aveia
– 2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1/4 colher de chá de sal marinho
– 1/4 de copo de óleo de canola
– 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
– 2 bananas médias moídas
– 1 ovo grande
– 2 colheres de sopa de mel
– 2 colheres de chá de essência de baunilha
– 1/2 xícara de lascas de chocolate escuro ou pedaços
– 1/4 copo de frutas secas a sua escolha
– 2 colheres de sopa de nozes (opcional)

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Em uma tigela média misture a farinha, a aveia, linhaça moída, o bicarbonato e o sal. Bata a mistura e deixe descansar. Em um microondas, aqueça a manteiga, o óleo de canola e o amendoim por 30 segundos, misture bem. Adicione o purê de banana, ovo, mel e baunilha. Bata até criar uma massa. Misture o conteúdo das duas tigelas e mexa até formar uma massa uniforme. Sobra massa, espalhe o chocolate, as frutas secas e as nozes. Divida a massa em porções de biscoitos e asse de 10 a 12 minutos, ou até que eles estejam dourados.

Sábado: Sementes de chia temperadas

receita 6

Ingredientes para duas porções:

Mistura de chia
– 4 colheres de sopa de sementes de chia
– 1 a 1,25 xícaras de leite de amêndoas
– 2 bananas pequenas picadas
– ½ colher de chá de extrato de baunilha
– 2 pitadas de canela

Coberturas
– 2 colheres de sopa trigo sarraceno cru
– 2 colheres de sopa de passas
– 2 colheres de sopa de amêndoas cruas picadas
– 2 colheres de sopa de sementes de cânhamo
– Pitadas de canela

Preparo:
Amasse as bananas em uma tigela de tamanho médio e então, misture com as sementes de chia. Em seguida, coloque o leite de amêndoa, baunilha e canela. Leve à geladeira durante a noite para engrossar. Adicione trigo sarraceno, passas e amêndoas picadas em outra tigela. Cubra com água e molho durante a noite na geladeira ou na pia. Na manhã seguinte, coloque a quantia desejada do pudim de chia em uma tigela. Misture o trigo sarraceno, as amêndoas e as passas e polvilha por cima da chia, juntamente com uma pitada de canela e uma colher de semente de cânhamo. Sirva com um fiozinho de xarope de maçã, se desejar.

Domingo: Quinoa com leite de coco

receita 7

Ingredientes para duas porções:
– 1/2 xícara de quinoa seca
– 3/4 xícara de leite de coco light
– 2 colheres de chá de essência de baunilha
– 1/2 colher de chá de canela + mais para polvilhar
– 1 banana picada
– 1/3 xícara de amêndoas trituradas
– Pitada de sal

Preparo:
Combine quinoa, leite de coco, canela e baunilha em uma panela pequena e leve para ferver. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos até que a quinoa esteja “molinha” Divida a quinoa em duas taças, em seguida, cubra com bananas, nozes, e alguns chuviscos extras de leite de coco.

Yummmy!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte e Imagens: Bustle