Menu
 357
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
A importância da comunicação aberta em um negócio familiar
Aprenda como manter uma comunicação clara e assertiva no seu negócio familiar e melhore as chances de sucesso da sua empresa!

comunicação - negocio familia foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Criar, construir e manter um negócio não é uma tarefa simples. E, acredite, o desafio é ainda maior quando o empreendimento é mantido por uma família.

A comunicação eficaz é o ponto central das empresas de sucesso, ainda mais quando um mesmo negócio passa de geração a geração e precisa se atualizar, mas sem perder a essência original da marca. O problema é que a comunicação aberta entre membros de uma mesma família pode gerar discórdia, mágoa, intrigas, picuinhas e até brigas e discussões!

Mas, não tem jeito, a sinceridade ainda é o melhor caminho e a comunicação direta, clara e assertiva deve ser uma prática constante de toda a equipe. Algumas dicas, porém, contribuem pra que vocês se comuniquem com sucesso, ajudando uns aos outros e sem ferir o sentimento de ninguém. Espia só!

Crie e respeite limites
Especialmente no começo, é natural as pessoas não criarem limites entre o pessoal e o profissional. Afinal, que mal tem mandar mensagem no grupo do trabalho às 22h para discutir se é preciso, ou não, ampliar o estoque, né? Mas, tem sim! Com o tempo, a falta de privacidade pós-expediente vai começar a incomodar e a pesar na relação entre vocês.

Vocês podem e devem combinar de almoçarem juntos, se encontrarem domingo para um café, mas sempre respeitando o momento de lazer. Assuntos de trabalho devem ser resolvidos das 8h às 18h ou durante o horário estabelecido por vocês para fazer o negócio funcionar.

O mesmo vale para a situação contrária! Nada de ficar fofocando ou desabafando com os parentes durante o trabalho. O negócio deve ser levado a sério e os assuntos pessoais devem ser tratados da porta para fora. Ah, e esqueça também os apelidos! No ambiente de trabalho barreiras e limites são superimportantes.

Comunicação de geração em geração
Um negócio familiar que passa de geração a geração costuma ter valores bem específicos e por isso exige uma comunicação direta onde alguém assuma o papel de liderança, inclusive na hora de fazer os comunicados, chamar a atenção pelos erros, cobrar respostas e resultados…

Membros mais jovens, por exemplo, precisam entender a diferença entre direito e conquista. Ou seja, deixe claro que, mesmo sendo um negócio familiar, assim como em qualquer outra corporação, um aumento de salário ou promoção é algo que deve ser conquistado e não herdado.

É preciso também definir o tom da comunicação. Quais palavras, termos e estilos de linguagem serão permitidos dentro do empreendimento, e de que forma é possível aprender com o estilo de comunicação dos mais jovens – vale a pena deixar para eles, inclusive, a função de cuidar das mídias digitais!

Estimule também o respeito pela história da empresa e reafirme a missão daquele negócio familiar. Lembre a cada membro da equipe porque eles são peças importantes para fazer daquele um negócio de sucesso e quais valores tornam a sua família única.

E por fim, nunca remoa seus sentimentos. Magoou? Desabafe. Não gostou? Reclame! Nem que para isso vocês precisem marcar reuniões mensais ou semestrais para discutirem o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. O importante é que essas conversas aconteçam e que a sinceridade seja o princípio de todos!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação