Menu
 1397
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
A importância de priorizar sua saúde mental no século 21 (e como fazer!)
Falar sobre saúde mental nunca foi tão importante. Entenda porque o equilíbrio do seu corpo e mente deve ser prioridade e como encontrar tempo na rotina corrida para cuidar de quem mais importa: você!

saúde - saúde mental foto de destaque

Numa época onde se trabalha demais, se cobra demais, se frustra de mais, conversar sobre a nossa saúde mental e prevenir problemas como exaustão, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e baixa autoestima nunca foi tão importante.

Com o passar dos anos, falar sobre saúde mental deixou de ser motivo de vergonha. Pelo contrário, celebridades estão se abrindo sobre suas próprias lutas, explicando a importância de pedir ajuda e incentivando que façamos o mesmo. A saúde mental se tornou tema obrigatório, inclusive, nas aulas de grandes universidades, desmistificando a crença de que doença mental é sinônimo de fraqueza.

Sabia que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é a principal causa de incapacidade no mundo, afetando mais de 300 milhões de pessoas? E mais: pelo menos 13 milhões de mortes poderiam ser evitadas se problemas consequências de doenças mentais fossem tratados.

Por isso, sim, é preciso quebrar o tabu, falarmos abertamente sobre o problema e, principalmente, considerarmos algumas mudanças nos nossos hábitos diários na intenção de prevenirmos a doença.

Um dos grandes vilões da saúde mental atualmente? As redes sociais! Devido essa falsa cultura de que devemos estar sempre conectadas para sermos lembradas e valorizadas, estamos sofrendo uma epidemia global de estresse e esgotamento. Pesquisas já comprovaram que quanto mais tempo passamos conectadas, maiores as nossas chances de desenvolvermos problemas de ansiedade de depressão, além de falta de sono, baixa autoestima e oscilações de humor.

Precisando blindar sua saúde mental? Anote aí algumas dicas:

Escolha um horário à noite para desligar celulares, tablets, notebooks e aparelhos de TV. Se possível, deixe todos eles fora do quarto para não precisar resistir à tentação de dar só mais uma espiadinha.

Pelo menos uma hora antes de dormir, faça uma lista das suas tarefas para o dia seguinte, sempre em ordem de prioridade. Inclua os e-mails que precisa responder e as mensagens que precisa enviar. Assim, você consegue dormir mais tranquila sabendo que não corre o risco de esquecer nada no dia seguinte.

Tire uma hora do dia pra você. Seja para ler um bom livro, assistir sua série preferida, fazer as unhas, ir à academia, passear, fazer massagem, cochilar, ouvir música ou não fazer absolutamente nada. Desligue as notificações do celular, a não ser as de pessoas que realmente precisem chamar sua atenção, como seus filhos.

Faça uma limpeza no seu celular, excluindo todos os grupos de mensagens que você não precisa fazer parte e, durante o trabalho, feche aplicativos de redes sociais, como Facebook e Instagram. Eles são poderosas distrações e consomem mais do nosso tempo do que deveriam.

Afaste-se de pessoas negativas. Reclamar uma vez ou outra é normal, mas seu bom humor será prejudicado se você conviver todos os dias com quem só vê o lado ruim da vida e nunca toma providências para virar o jogo.

Comece o dia fazendo exercícios de respiração, meditando por pelo menos cinco minutos enquanto inspira e expira lentamente, soltando o ar pelo nariz. O exercício vai recarregar suas energias, além de melhorar seu foco, concentração, proatividade, criatividade e disposição.

saúde - saúde mental foto de dentro 1

Inclua na sua próxima lista de compras alimentos como café, frutas vermelhas, chocolate, banana e iogurte. Eles ajudam a aumentar as doses de seratonina, hormônio responsável pelo nosso bem-estar e bom humor. Ah, e mais uma dica: uma taça de vinho tinto durante o jantar ajuda a relaxar e é super bem-vinda.

Se pensamentos negativos têm tirado seu sono, pegue um caderno anote todos eles. O simples ato de colocar seus sentimentos no papel força você a desacelerar sua mente e articular o que realmente está te incomodando.

Seja com aulas de hidroginástica, bicicleta ou uma caminhada leve, ao liberar endorfina você dá um gás na do seu corpo e mente, além de aumentar a sensação de otimismo e a clareza de pensamento. Partiu academia?

Uma boa noite de sono (com pelo menos oito horas ininterruptas) ajuda a relaxar corpo e mente e recarrega o cérebro para todos os compromissos e atividades que virão no dia seguinte.

Namore e curta a família. Não existe nada melhor do que passar um tempo de qualidade ao lado de pessoas que você ama. São elas, inclusive, que vão te lembrar que todo o esforço (e estresse!) que você passa diariamente valem a pena e, acredite, é o apoio delas a sua arma mais poderosa para manter a sanidade mental.

Lembre-se: mesmo vivendo em mundo estressante, existem diferentes maneiras de proteger e nutrir nossa saúde mental para enfrentarmos com graça, leveza e bom humor os desafios que surgem em nosso caminho.

Qual dos truques acima você está disposta a por em prática ainda hoje? Conto pra mim nos comentários abaixo!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação