Menu
 1417
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Aconselhar ou ensinar? Truques de comunicação para ser uma boa líder
Os melhores gestores ajudam seus funcionários a definir metas, a dar feedbacks construtivos e a praticar a objetividade compassiva através da comunicação. Aprenda como fazer!

comunicação - aconselhar ou ensinar foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Seja você uma empresária, CEO ou gerente, quem assume um papel de liderança sabe como é difícil manter um equilíbrio entre orientar e ensinar na prática como desempenhar funções, mesmo que o objetivo seja o mesmo: ver seus funcionários prosperando e crescendo cada vez mais.

Embora alguns gestores acreditem que a melhor maneira de liderar é oferecendo conselhos a seus funcionários constantemente, pesquisas recentes sugerem que treinar cada membro da equipe para maximizar seu potencial de desempenho é um estilo de liderança muito mais eficaz.

Infelizmente, a porcentagem de gerentes que usam o coaching como estratégia de liderança ainda é pequena. Um estudo recente publicado na Harvard Business Review, nos Estados Unidos, mostra que a maioria dos gerentes atua como consultores, e não como coach. O que isso significa? Que a maior parte dos líderes e CEOs hoje, lideram suas equipes gerenciando e dando conselhos, e não os ajudando a aprender a criar suas próprias soluções.

Vale ter em mente que conselhos são sempre bem-vindos, entretanto, para garantir um maior crescimento profissional de toda a equipe, ajudar cada funcionário a definir metas extras, dar um feedback construtivo e praticar a objetividade compassiva ainda é o melhor caminho.

Quer mais? Confira três dicas simples para evitar armadilhas na sua forma de gestão, descubra como se comunicar de maneira mais eficiente e, é claro, como se tornar um exemplo de liderança.

Faça uma pausa antes de dar um feedback
Considerar o ponto de vista do seu funcionário é uma etapa crucial no processo de feedback, mas refletir sobre o seu estado de espírito antes da conversa com seu funcionário é igualmente importante. Se você está estressada, com pressa ou mentalmente esgotada, é muito provável que você forneça um feedback sem compaixão e empatia na comunicação – mesmo que não seja intencional.

Na sua próxima reunião, tente fazer uma pausa e avalie seu bem-estar emocional antes de oferece qualquer feedback construtivo. Como líder, essa é a sua oportunidade de guiar seus funcionários à direção certa, e permitir que eles encontrem seu próprio caminho para o sucesso.

empregadora e funcionaria

(Imagem: Shutterstock)

Comece suas reuniões dizendo a todos qual o seu objetivo
Não tem nada pior do que encerrar uma reunião com aquela sensação de que você não realizou o que se propôs a fazer. Minha dica? Defina uma meta alcançável para sua equipe e sugira que seus funcionários trabalhem em conjunto em direção a ela. Ao afirmar de forma clara o objetivo da reunião, fica mais fácil para você, como gestora, promover um senso de união na equipe ao propor que todos trabalhem em busca de uma meta compartilhada.

Precisa criticar o trabalho de alguém? Cuidado com a escolha das palavras
Acima de tudo, tenha em mente que, para ser uma boa líder, praticar a objetividade é a chave para fortalecer os relacionamentos entre funcionários e gerentes. Ensinar com compaixão – ou capacitar seus funcionários a falar, dar feedbacks, discordar e identificar problemas em tempo real, ao invés de esperar por avaliações escritas – permite que as equipes criem uma cultura empresarial mais saudável e confiante.

Mesmo quando precisar fazer uma crítica, lembre-se de sempre ser franca, bondosa e compreensiva. Isso permite que seus funcionários saibam que você não está tentando “descarta-los”, mas sim dar a eles o feedback necessário para que eles cresçam, não apenas como profissionais, mas também como pessoas.

Agora eu quero saber de você! Dentro da sua empresa o que funciona melhor: aconselhar ou ensinar? Conte nos comentários!

Bjs,
Fabi Scaranzi

 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação