Menu
 1971
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Amar o nosso corpo e investir nele!
Quem disse que o corpo perfeito não existe? Existe Sim. Mas a maior novidade é que ele está EM VOCÊ. Calma lá, que não é jogada de marketing nem jogo de palavras.
scaranzi-capa-bemestar
É uma consideração muito séria que reúne em tese a conclusão de profissionais igualmente sérios, das áreas de clínica geral, psicologia, estética e educação física. O corpo perfeito “para os outros”, tem sido até aqui, para você, uma meta a alcançar… Meta, por sinal ilusória uma vez que suas medidas são únicas e suas heranças genéticas também.

Outro dia li no blog da celebridade americana Lauren Conrad (ou apenas LC, como é conhecida nos Estados Unidos) essa questão : “Como amar o corpo que você tem?” Ela recebeu dezenas de comentários simpáticos à idéia da autoestima não seguir padrões de beleza impostos e também críticas, uma vez que o site de Lauren (designer de moda, autora de livros e ex-estrela de reality shows) fala de beleza e fitness, como um ideal a seguir… Lauren se retratou e disse concordar com as leitoras… Afinal, a cultura ao corpo exagerada às vezes leva as mulheres a valores equivocados quanto à beleza. Precisamos trocar as cobranças pelo amor próprio.

bem-estar4
Aqui no meu portal, como nas minhas palestras e no meu livro sempre dou espaço a matérias que falam sobre emagrecer, entrar em forma, modelar o corpo, dicas de dieta e condicionamento físico, porque todas nós temos buscado um estilo de vida saudável. Mas por trás de toda essa preocupação de manter a boa forma é bom que fique claro que o pensamento correto sobre buscar ser saudável é amar e tratar bem do corpo que nos coube aqui neste planeta. Entrar em forma e buscar ter o corpo mais definido é , sem dúvida, uma boa maneira de melhorar a auto-estima. Mas, esforçar-se para ter a saúde perfeita (no lugar de um corpo perfeito), isto sim, é o que mais importa.

Vamos buscar esse foco, gente? O da saúde? É assim que a gente transforma a questão de alcançar um corpo perfeito (e só então amar-se ao espelho), numa missão maior: amar-se, em primeiro lugar, e procurar, por isso, tratar bem do seu corpo e levar uma vida mais saudável. Mude o foco e sinta como os resultados chegam mais fácil.

O tempo passa e vai mudando a nossa vontade (e às vezes obcecação) pela aparência perfeita. Deixamos de nos impor metas impossíveis. Há sempre partes do nosso corpo que gostaríamos de ver mais definidas, durinhas, modeladas, claro, mas o modo de pensar sobre como ficar em forma muda de tal forma que os fracassos que antes nos frustravam, com treinos e procedimentos, hoje, entendemos como um recado do corpo que tem os seus limites. Aí descobrimos o estímulo para trabalhar outros aspectos, como alimentação, descanso, qualidade de vida e amor próprio em primeiro lugar. Livrar-nos dos padrões de “perfeição” impostos, também faz parte disso.

Imaginem por exemplo se a Babra Streisand ou, para citar um exemplo mais próximo, a Maria Bethânia, achassem que para fazer sucesso com o público elas precisassem ter narizes pequenos e arrebitados… Será que fariam tanto sucesso, como fazem, se não se aceitassem como são? Ou será que o se aceitarem, e gostarem de ser como são, não é exatamente o que lhes conferiu uma beleza incomum, fora dos padrões e cheia de personalidade? A resposta positiva está nos palcos, nas telas e na vida.

beautiful woman with a towel on her head and kissing orchid

Acho que podemos sim, aplicar essa máxima ao nosso corpo. Primeiro gostar dele, gostar de nós como somos e, por esse gostar, tratá-lo bem, promover sua saúde – o que irá sempre nos levar a exercitá-lo, na nossa medida. A alimentá-lo da melhor forma possível, evitando o que lhe faz mal. Uma teoria mágica, segundo os especialistas.
Para concluir o assunto (sem encerrá-lo, pois ainda voltaremos a ele por aqui) vamos carregar com a gente essa mudança de foco, a cada caminhada, a cada exercício, a cada novo treino ou atividade? Respeitar os limites, buscar a saúde em primeiro lugar, e deixar que o nosso corpo ache a sua medida certa, a partir do respeito que temos por ele… Plantamos saúde e colhemos a nossa boa forma, perfeita para nós, não para os outros. Combinado?

Bj pra vcs
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação