Aprenda a maneira mais saudável de cozinhar alimentos

Escolher a maneira mais saudável para cozinhar alimentos faz toda a diferença na hora de manter os valores nutricionais do prato. Veja suas opções

0 611

cozinhar

Muita gente acredita que, uma vez que o alimento tem um alto teor calórico, ele está terminantemente proibido no cardápio. Mas, não precisa ser assim! Um bom exemplo é pensar na batata. Sua contribuição calórica quando frita é bem diferente de quando é cozida.

Não é segredo que a fritura é, de longe, o modo mais prejudicial de cozinhar alimentas. O motivo? Na hora da fritura, os alimentos absorvem grandes quantidades de óleo, aumentando a caloria e, consequentemente, o colesterol ruim (LDL). Pensando nisso, tive a ideia de escrever essa matéria, ensinando as maneiras mais saudáveis de cozinhar alimentos. Dá uma olhada!

Dê prioridade aos alimentos crus
Não adianta, comer o alimento cru (mas bem lavadinho!) ainda é a forma mais eficiente de conservar todos os seus nutrientes. Entretanto, o melhor é dar prioridade às frutas e verduras. Carnes, peixes e ovos podem conter parasitas que fazem um mau e tanto à saúde e, portanto, devem sempre passar um cozimento, mesmo que leve.

No forno
A maneira mais saudável de cozinhar com certeza é no forno, uma vez que ela não utiliza água, nem gordura e ainda preserva o sabor e os nutrientes do alimento. No forno, é possível melhorar o sabor dos alimentos sem precisar incrementar a receita com produtos suplementares muitas vezes gordurosos. Essa forma de cozinhar faz com que os alimentos liberem um pouco do próprio suco, intensificando ainda mais o sabor. No caso das carnes e peixes, lembre-se de tirar toda a gordura e pele visível antes do preparo e tempere com ervas, pimenta, limão, vinho, etc. E uma dica: algumas rodelas de cebola ao redor do alimento fazem com que ele não fique engordurado por fora caso a gordura interna escorra.

No vapor
Cozinhar no vapor pode até ser mais demorado, mas é a melhor opção para quem quer manter a saúde e boa forma e ainda preservar a cor, o aroma e a textura natural dos alimentos. Mas, atenção: quanto mais tempo cozinhando, maiores as chances da receita perder o sabor, exigindo que você faça mão de molhos ou condimentos para dar mais vida ao prato. Legumes, verduras, peixes, frutos do mar, aves e carnes podem ser preparados no vapor desde que sejam previamente temperados. Por não precisar adicionar gordura, essa técnica é a mais indicada para quem sofre de pressão alta, colesterol, ou querem perder peso.

Na grelha
Além de ser uma técnica saudável, os alimentos preparados na grelha são os mais crocantes. Só não se esqueça de aquece-la bem em fogo alto, assim as proteínas formam rapidamente uma camada protetora (a crosta!), retendo os sucos nutritivos no seu interior. Resultado: alimento gostoso e muito saudável!

Resultado de imagem para alimento na grelha

Na pressão
A principal vantagem da panela de pressão é o tempo de preparo. Ela, uma vez bem quente, oferece um cozimento rápido, reduzindo, porém, os nutrientes do alimento. Uma dica para controlar essa perda de vitaminas e minerais é reduzir a quantidade de água e cozinhar legumes e tubérculos ainda com casca, já que ela vai agir como uma barreira de proteção. E mais: quanto menos picados os alimentos, menor a exposição e, por isso, menores as perdas de nutrientes.

No microondas
Microondas são sinônimo de praticidade!! Como seu tempo de cozimento é bem curto, eles conseguem conservar os nutrientes da comida, entretanto, dificilmente atingem aquela textura crocante e douradinha de um forno convencional. Não tem igual, né?

Refogado
Apesar de alterar um pouco o valor nutricional dos alimentos, o refogado deixa-os mais saborosos. Tudo o que você precisa é cozinhar em fogo branco com um pouco de gordura, acrescentando água se necessário, até que o alimento chegue ao ponto que desejar. Trocando a manteiga pelo azeite de oliva ou canola você mantém o sabor e a saúde de ferro!

Agora que você sabe qual a melhor maneira de cozinhar alimentos, está preparada para fazer receitas incríveis? Nada melhor do que unir pratos deliciosos com truques saudáveis, né?

Bjs,
Fabi Scaranzi