Fechar
Menu
 1952
Aprenda a se autopromover. Chegue mais longe no seu trabalho

O ditado de que a propaganda é a alma do negócio, não é a toa. Para conquistar as pessoas ao seu redor e se destacar, principalmente no ambiente de trabalho, é preciso aprender a vender seu peixe e principalmente, confiar em si mesma.

Assumir uma postura confiante diante de qualquer situação –  e aqui vale até mesmo ficar atenta à posição do corpo, com coluna e ombros eretos, peito estufado e cabeça sempre levantada – é a maneira mais eficaz de se autopromover. Não basta ser apenas competente naquilo que faz, você só alcançará o sucesso que tanto procura na carreira se souber mostrar aos outros o que você tem de melhor, ressaltando seu potencial e apontando suas principais qualidades.

Melhore sua autoconfiança

Confiar na sua capacidade de realizar grandes atos é muito importante — tanto no trabalho quanto em qualquer outra área da vida — já que ninguém consegue transmitir confiança se não confia em si mesmo. Para Adriana Prates, Presidente da Dasein Executive Search, a formação da autoconfiança começa bem cedo na infância e vai se consolidando ao longo da vida. “Essa competência pode ser traduzida numa atitude de firmeza, segurança pessoal e credibilidade que inspira os outros a ter confiança em você.” Para transmitir autoconfiança para os outros é preciso ter coerência, cumprir as promessas feitas e ter coragem para enfrentar os desafios. “Ao adquirir a confiança dos outros, você passa a criar um ambiente favorável para vender produtos, serviços, ideias e opiniões”, ressalta.

Respeite seus valores (e o dos outros!)

Esse é o resultado da prática diária da paciência, da flexibilidade e da tolerância – características cada dia mais raras – seja no trabalho ou na vida pessoal. O início é o respeito a si. Tente conhecer suas próprias potencialidades e limitações. Valorize aquilo que é coletivo, grupal, ou até mesmo a forma do outro se manifestar. Adriana enfatiza que você não precisa concordar, apenas compreender e respeitar a forma diferente do outro de pensar ou agir. É preciso acreditar que a diversidade de valores contribui para um mundo mais criativo e melhor.

Aponte suas qualidades

Tenha em mente quais são as qualidades mais requisitadas pelas empresas, como a multifuncionalidade, sensibilidade, paciência, espírito de cooperação, boa gestão de equipes, maior atenção a detalhes relevantes, valorização da qualidade, humanização do espaço de trabalho, intuição e maior resistência para lidar com crises, conflitos e frustrações. Você possui pelo menos três delas? Então, está na hora de deixar isso visível ao seu chefe! Quanto mais artimanhas você tiver para ser reconhecida como a profissional boa e competente que é, maiores as chances de uma promoção, por exemplo, ou até aumento de salário.

Evolua, sempre!

Num mundo cada vez mais competitivo e individualista, Adriana lembra que, mais do que vontade, a evolução se tornou uma questão de sobrevivência. “As profissionais formam um grande e poderoso “exército” na busca por conhecimento, portanto a constante atualização e troca de experiências deixam as mulheres sempre “antenadas”, com a mente cheia de novas ideias.” Assim, elas passam a influenciar de forma direta os processos decisivos da empresa. Esse é um grande diferencial do estilo feminino de trabalhar: valorizar o conhecimento e a constante evolução, seja ela técnica, emocional, seja ela gerencial.

trabalharjunto

Mantenha boas relações

O famoso “networking” é uma poderosa ferramenta na carreira, tanto para a ascensão profissional quanto para criar fóruns de discussão e debates. De acordo com Adriana, as mulheres fazem isso com muita frequência na vida pessoal, mas ainda estão aprendendo a utilizar de forma saudável e positiva as boas relações construídas no trabalho como fonte de novos negócios, renda e possibilidades de promoção ou mudança de empresa.

boaouvinte

Seja uma boa ouvinte

As empresas procuram tanto alguém que saiba “falar bem” que quase não percebem a falta de bons ouvintes. Por isso, use esse fato a seu favor: Mesmo que a gente adore um bom papo, temo a vantagem de sermos boas ouvintes, além de demonstrarmos empatia e ajudarmos as pessoas que vem em busca de apoio. É algo natural, já que sempre buscamos ter boas amizades e uma boa amizade é pautada pela arte de ouvir. Esse acaba sendo um grande diferencial no trabalho, desde que a escuta seja ativa e que ajude o outro a refletir sobre o tema que o preocupa.

E sobretudo, mostre que você gosta e entende da área onde se propõe trabalhar, né? Afinal isso faz toda a diferença na transparência da sua real satisfação em ocupar “aquela” vaga, ou alcançar “aquela” promoção… Boa Sorte.

Bj pra vcs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação