Fechar
Menu
 1548
Aprenda como pedir um aumento de salário
Você tem trabalhado duro e sente que agora é hora de receber uma recompensa? Vamos ajudar você a pedir aquele aumento de salário que você tanto merece!
oprah9

(Imagem: Pinterest/oprah.com)

Em algum momento da sua carreira, é natural sentir que seus esforços merecem um pouco mais de reconhecimento. Melhor ainda se for em forma de um aumento de salário, né? A grande dúvida, muitas vezes, é como e quando pedir uma melhora na sua remuneração. Por isso, pedimos a ajuda da consultora de carreira, Adriana Prates, Presidente da Dasein Executive Search, para aumentar alguns números a mais na sua conta bancária.

Escolha o momento certo
Será que você tem mesmo apresentado uma performance superior a seus colegas de trabalho? Só peça uma conversa com seu chefe quando tiver provas da sua atuação diferenciada na empresa, como novas responsabilidades ou até uma maior participação nas decisões do grupo. Só assim será possível justificar um aumento salarial.

Acerte no tom da conversa

O melhor é verificar com seu chefe como ele avalia sua performance atual. Mostre que você está trabalhando além das expectativas e por isso, merece um aumento salarial espontâneo. Se ele concordar com você, passe a sondar com cautela se a empresa tem planos de carreira que contemplem uma melhora na remuneração, acompanhada, ou não, de promoção de cargo.

Avalie a situação da empresa

Antes de pedir uma reunião com o seu superior, avalie a situação da empresa ou até mesmo do setor em que trabalha. Será que esse é momento ideal para pedir um aumento? Tenha sensibilidade para não pedi-lo em momentos de mudança interna, fusões ou troca de modelo de gestão. Essas situações demandam atenção para outros aspectos e por mais merecedora que você seja, a empresa não será capaz de atender seu pedido.

Liste seus pontos altos

Mesmo que você tenha uma lista dos seus projetos bem-sucedidos e qualidades como profissional, o ideal é ter uma reunião da forma mais flexível e espontânea com seu chefe. Nada de mostrar um papel com seus melhores feitos na empresa. Memorize-os e cite alguns deles no decorrer da conversa. Na maioria das vezes, esta lista contém apenas as obrigações para qual você foi contratada. Ao buscar um aumento de salário espontâneo, é preciso produzir muito acima da média.

Aguarde a proposta

Não diga ao seu empregador o quanto espera receber a mais. Tudo irá depender dos resultados que seus projetos apresentam à empresa. Lembre-se que elas não são obrigadas a dar aumentos além daqueles já definidos em lei. Por isso, é preciso ter bom senso e cautela. É muito comum que o bom profissional se torne imprescindível na empresa e ela faça de tudo para segurar o funcionário com ganhos e condições melhores.

Salve as sextas-feiras
Negociar um aumento de salário é um assunto sério e não deve ser discutido durante o almoço ou uma pausa para o café. Marque uma hora para conversar com o seu chefe e evite agendar esse encontro as sextas-feiras. A essa altura, a cabeça do seu superior já estará focada no final de semana e ele pode não dar a atenção que você merece.

Não blefe
Nada de fazer chantagens ou usar frases como “se não aumentar meu salário, peço demissão”. Ao blefar, dizendo, por exemplo, que uma empresa concorrente está te oferecendo uma oferta de salário maior, seu superior pode surpreendê-la dizendo que talvez você deva aceitá-la. Aí fica difícil contornar a situação e em vez de um aumento na remuneração você pode acabar desempregada.

Prepare-se para a resposta
Ao pedir um aumento, você precisa estar preparada para a possibilidade de ouvir um não. Então, se não for dessa vez, pergunte ao seu chefe se existe algum tipo de previsão para uma possível melhora na remuneração, uma proposta de mudança de área ou até mesmo algum tipo de prêmio de consolação, como uma vaga exclusiva de estacionamento.

E boa sorte!!!


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação