Menu
 1798
As vantagens de ser competitiva no trabalho
Ser uma pessoa competitiva não é motivo de vergonha, muito menos no ambiente de trabalho. Para seus colegas de equipe a atitude pode até ser um pouquinho irritante, mas a gente tem oito bons motivos para você continuar sendo exatamente quem você é!

shutterstock_122081692

É impossível negar: a sensação de concorrência é uma delícia! É ela quem dá aquela adrenalina gostosa diante de cada objetivo da vida, principalmente no ambiente de trabalho. Eu particularmente adoro! Essa competitividade vai além da vitória. Ela cria todo um suspense e competição para quem trabalha em equipe. Por isso, se você é como eu, você não deve nunca de desculpar ou se sentir mal por querer ganhar sempre. O importante é encontrar o limite. Você deve buscar uma competição amigável e nunca (nunca mesmo!) passar por cima dos outros ou de seus próprios princípios para se destacar na empresa.

Nós precisamos de um pouquinho de competição para manter o trabalho interessante e longe do marasmo. Tem coisa pior do que chegar todos os dias no escritório sem a menor perspectiva? Pensando nisso, separamos oito boas razões pelas quais você não deve nunca pedir desculpas por esse traço da sua personalidade. Pelo contrário, ser competitiva tem várias vantagens, principalmente no mundo dos negócios.

1. O pódio é o limite
Você é uma vencedora! É guerreira, destemida e tudo o que faz é conquistar os frutos do seu trabalho duro. Obvio que existe uma diferença entre ser competitiva e esnobe. Conquistar seu espaço no mercado de trabalho e crescer na carreira passo a passo, nada tem a ver com esfregar na cara dos colegas de equipe o quanto você é superior. Se você sabe comemorar sem se gabar, você não precisa se arrepender de cada vitória. Pelo contrário, pode relaxar no happy hour a vontade, afinal, tudo indica que você só tem a crescer, tanto pessoal, quanto profissionalmente.

2. Você não precisa pedir perdão
A regra é clara: só peça desculpas pelos seus erros ou por aquilo que deixou de fazer. Uma funcionária competitiva automaticamente fará muito mais do que sua função exige, uma vez que a intenção é se destacar dos demais. Portanto, erros por omissão nunca serão um problema. Mulheres, principalmente, tendem a sentir que precisam pedir desculpas para tudo, até mesmo por se destacarem das companheiras de trabalho que, em muitos casos, acabam se tornando amigas fora do escritório. Esqueça essas desculpas! Você não precisa se diminuir por ser bem sucedida e fazer um bom trabalho, elas que devem se inspirar e se espelhar na funcionária modelo que você é.

3. Porque não há nada melhor do que se doar 100%
Se você não colocar toda a sua energia em cada projeto que realiza, é bem capaz que você entregue um trabalho regular. Você provavelmente não terá problemas com seu chefe, mas também nunca sairá por cima. Ser competitiva é o combustível que faz você se doar 100% (ou mais!) em cada cargo que assume e é essa pitadinha de vontade a mais que faz você se destacar dos colegas. Você tem todo o direito de ser e se sentir espetacular, principalmente quando começa a colher os frutos de todo o seu empenho. Pode apostar, alguns projetos demandam força de vontade, paciência e energia, mas seu esforço extra valerá a pena e será recompensado.

profissional-competitivo

4. Você não precisa fingir ser o que não é
Ser competitiva faz parte de quem você é e você é boa no que faz. Então porque tentar fazer outra coisa? Isso só vai criar uma sensação de insatisfação, mesmo que seja a longo prazo. O constrangimento de ser competitiva em comparação com os colegas de trabalho não compensará ao quão entediado e desiludido você vai s sentir se tentar fingir ser outra pessoa. Assuma esse lado da sua personalidade, mas mostre ao mesmo tempo que ser competitiva nada tem a ver com seu uma pessoa violenta, de má índole ou sem escrúpulos.

5. Você ensina aos outros como perder com dignidade
Nada de menosprezar suas vitórias só para fazer outros se sentirem melhor sobre si mesmos! Você batalhou duro por cada vitória que conquistou e não deve desmerecer os resultados positivos que alcançou. O fato é que todo mundo precisa a aprender a reconhecer o talento dos outros, dar o braço a torcer, parabenizar as conquistas dos colegas e, principalmente, aprender com elas, mesmo que a lição, naquele momento, seja a perder com classe.

6. Você trabalha e se diverte
Mente quem diz que ganhar não é divertido. Como esconder aquele sorriso quando seu projeto é escolhido ou sua apresentação é elogiada? Uma pessoa competitiva acaba se curtindo aqueles momentos de competição saudável, seja com os colegas de equipe ou com o seu próprio rendimento. Então aceite que não é nada de errado em desfrutar de um bom jogo e muito menos vencer uma vez ou outra.

7. Você se obriga a ser sempre melhor
Quando se é competitiva, você geralmente se esforça para dar o melhor de si em tudo o que faz, seja no trabalho, em cursos ou em qualquer outra habilidade. Mais do competir com seus colegas de trabalho, esse traço da sua personalidade automaticamente força você a superar seus próprios limites e apresentar resultados cada vez melhores. Só tome cuidado para não se frustrar caso algo não saia como o planejado, ok? Você não é obrigada a vencer todos os desafios, sempre!

8. Se os homens podem ser competitivos, você também pode
Você já ouviu algum colega de trabalho se desculpar por ser competitivo? É claro que não! Pelo contrário, a maioria dos homens são elogiados (e invejados!) por serem competitivos naturalmente. Além mesmo aqueles que preferem trabalhar em equipe são encorajados a assumir uma postura mais individualista. Se a atitude é boa para o time masculino, por não seria para você? A igualdade ajuda você a conquistar seu espaço no mercado de trabalho e mostra para os companheiros de trabalho que você não está lá para brincadeiras.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação