Menu
 3397
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
3 maneiras de dar um up na sua autoconfiança instantaneamente
Ser autoconfiante uma característica que você pode adquirir aos poucos. Aprenda como ter controle sobre a sua linguagem corporal e conquiste seu espaço!
vanity

(Imagem: vanity)

A autoconfiança é uma característica que algumas pessoas trazem consigo de nascença, mas acredite: ela também pode ser trabalhada e, porque não, até mesmo forçada. Nunca ouviu a expressão americana: “Fake it until you make it”? Ou seja, “finja até conseguir”? De acordo com a especialista em linguagem corporal, Tonya Reiman, existem certas atitudes que você pode pôr em prática para mostrar que você manda super bem, mesmo quando estiver sentindo exatamente ao contrário. Com o tempo, essa sensação de “falsa autoconfiança” vai se tornar tão natural que não vai demorar até você estar realmente se sentindo segura consigo mesma.

Vamos imaginar, por exemplo, que você tenha pela frente uma grande apresentação, uma palestra, ou um coquetel… Seja qual for a situação, sugiro que você anote as dicas abaixo sugeridas por Reiman para dar um up na sua autoconfiança rapidinho. Espia só!

Cuidado com as expressões faciais
Quando você está insegura ou tensa, Reiman diz que qualquer um pode perceber só de olhar para a sua expressão facial. “A testa franzida, os dentes cerrados, e o queixo pra baixo podem ser sinais de que a sua autoconfiança está abalada”, ela diz. Da próxima vez que você estiver sentindo particularmente ansiosa ou insegura, mas não quiser demonstrar, preste atenção ao que o seu rosto diz. Respire fundo e tente relaxar sua expressão facial. Reiman diz que a respiração curta e alterada sinaliza que a ansiedade está a flor da pele.

Alguma reações são óbvias. “Normalmente, as pessoas que estão inseguras e tensas deixam que seu corpo revele isso com os ombros para a frente e corpo pra trás”, diz Reiman. “Nós, inconscientemente, parecemos desengonçados na tentativa de fazer com que a tensão seja menos perceptível.” Para convencer os outros de que você está confortável, tente ficar em pé, deixe os ombros relaxados e as mãos soltas pra baixo. Por quê? Gesticular demais pode ser interpretado como um sinal de nervosismo, insegurança e submissão, de acordo com Reiman. “Uma boa postura comunica autoconfiança e é a primeira coisa que você nota numa pessoa. Quando você se senta ou fica de pé com a postura correta, mais oxigênio é liberado para o cérebro, fazendo com que você você se sinta mais confiante e animada quase que imediatamente”, diz a especialista.

Aposte no sorriso
Nunca subestime o poder de um sorriso. Reiman diz que, ao sorrir, você comunica segurança e confiança instantaneamente. “Ver alguém sorrindo provoca uma reação química que diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar transmitida automaticamente ao cérebro”, explica ela. Você contagia os outros com o seu bom humor de forma que seja impossível que eles não sorriam de volta e mais: que apostem suas fichas em você. Ou seja, um sorriso só traz benefícios e ainda cria uma cadeia de efeitos positivos.

conf3

Acerte na escolha do perfume
No final do dia, pistas invisíveis podem ser tão fortes quanto as visíveis. Reiman diz que o perfume é um fator importante na hora de melhorar a autoconfiança. “Aromas como baunilha, âmbar ou sândalo são essências poderosas para quem quer fazer sua presença ser reconhecida e valorizada, inclusive no ambiente de trabalho”, diz ela.

E aí, bora trabalhar a sua autoconfiança? Eu acredito em você!

Bjs,
Fabi Scaranzi

(Imagens: GoogleFreeShare)


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação