Camisas: peças-chave em qualquer estação

2 2664

Vocês já sabem que eu adoro camisas! E agradeço à alfaiataria masculina por ter no século XIX transformado uma peça que era quase íntima dos homens e nem se via, numa das peças básicas mais usadas no vestuário deles (até hoje) e, na virada do século XX, felizmente, ter sido incorporada pelas mulheres por sua genial e abotoada simplicidade.

camisa8
Agradeço também à eterna Coco Chanel por ter usado-a de forma inovadora e ter tido a visão de que, tanto quanto os homens, nós encontraríamos na camisa uma peça chave do nosso guarda-roupa. Muitas vezes para estar discreta e elegante e outras, para transformar calças de alfaiataria, jeans, shorts, bermudas e saias em quase acessórios para o seu charme, quando são bem recortadas e utilizam tecidos especiais.

brancas2

Ah! As camisas brancas são um capítulo a parte. Quando falo lá em casa que comprei uma camisa branca, meu filho fiz: “Mãe, outra camisa branca? São todas iguais!” Eu digo: “Não, não são não!” (rs). Quem ama camisa branca sabe exatamente do que estou falando. E pensar que começaram como uniformes para as primeiras mulheres que se aventuraram no mundo do trabalho e hoje são status de elegância pura. Com golas de padre, colegiais, militares, recortadas ou com colarinho tracional; com babados, ombros ressaltados, com manga dupla, 3 quartos ou sem gola (no alto verão) elas combinam com absolutamente tudo…

brancas

E claro que não dispenso as pretas! Adoro combinar camisas de seda com calça de couro. Gosto dessa mistura de tecidos. Acho sofisticado, sem ficar óbvio.

pretas

Agora no verão dou prioridade para as cores mais fortes e tecidos bem mais leves, de preferência seda ou acetinados. O jeans deixa o look mais cool, e faz aquele hi-lo perfeito. O look fica meio despretencioso, mas continua sofisticado por causa da seda. Se está quente, mangas dobradas, se esfriar, abaixe-as e abotoe.

cores

Também gosto muito de looks monocromáticos. Vocês já devem ter percebido no meu instargram @fabianascaranzioficial ! Aqui optei pelo azul marine. Mais sóbrio pra uma reunião ou para um encontro mais formal.

camisa11

Nas estampas não se prenda só aos florais tracionais, ouse com grafismos, motivos animais e geométricos. Deixe que o seu astral e, claro, a ocasião, escolha.  Equilibre os acessórios. Cintos nem sempre são necessários.

camisa3

camisa12

camisa13

camisa17

Se a sua estatura é de média pra baixa, prefira vestí-las por dentro da calça, com cintura mais alta para alongar. Experimente bem presa ao corpo ou ligeiramente bufante, conforme vestir melhor. Se for mais cheinha, prefira as camisas menos justas, por fora da calça e sem bolsos.

camisa4

Para viajar, nada mais prático! Escolha as de tecido que não amassam. Se estiverem um pouco amassadas, pendure no banheiro e deixe que o vapor faça o trabalho de desamassá-las por você! Eu uso muito essa tática quando estou num hotel e atrasada. Coisas de mulher moderna, né? Meia dúzia delas no armário, em diferentes modelos, vão facilitar sua vida e garantir que você esteja pronta para qualquer passeio ou compromisso.

bj pra vcs

Fabi Scaranzi