Cólica não é apenas menstrual: identifique sua dor e saiba como se tratar

Aquela pontada incômoda na barriga nem sempre é sinal de que a sua menstruação chegou. Ela pode ser consequência de doenças como a endometriose, ou até problemas de ovulação. Por isso, separamos um guia especial com tudo sobre o assunto: causas, sintomas, tratamentos

57 1277715
Nem toda cólica é igual! Sabendo identificar a sua, fica mais fácil definir o tratamento.

Nem toda cólica é igual! Sabendo identificar a sua, fica mais fácil definir o tratamento.

Dá vontade de chorar só de pensar que aquela dorzinha incômoda na região da barriga está prestes a dar as caras, não é mesmo? A cólica, ou “dor com hora marcada”, pode ser suave ou até representar noites em claro, uso exagerado de analgésicos e, muitas vezes, até mesmo internação. De acordo com o ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Sérgio Podgaec, a sensibilidade à dor é muito pessoal e a intensidade da cólica menstrual pode variar, inclusive, pela forma como cada mulher lida com esse sintoma. “Por isso, peço a toda mulher que chega se queixando de cólica no meu consultório para dar uma nota de zero a dez para a dor. Notas acima de sete são significativas e devem ser investigadas”, ressalta.

Entretanto, quando a dor não passa mesmo após a ingestão de medicamentos ou vem acompanhada de incômodo na relação sexual, fluxo intenso, corrimento ou febre, o quadro pode ir além da cólica menstrual, apresentando sintomas de doenças como a endometriose, mioma ou até inflamação pélvica. Não sabe a diferença? Abaixo, todos os tipos de cólica para você saber identificar qual é a sua e descobrir qual é o melhor tratamento.

Cólica menstrual
Causas: Ela não tem uma causa determinada. Aparece, principalmente, devido à alterações inflamatórias normais do útero durante o período menstrual. O endométrio, camada que recobre a parte interna do útero é preparado durante o ciclo menstrual para a gravidez. Se ela não ocorre, o endométrio sofre uma descamação, liberando o sangue. Para evitar uma possível hemorragia, o útero se contrai, provocando a dor.
Sintomas: Sabe aquela sensação de que aquela região logo abaixo ventre está sendo esmagada? Então… Ela costuma durar aproximadamente dois dias e, dependendo da intensidade, pode vir acompanhada de náuseas, dor de cabeça e nos seios, irradiação lombar e mudança no hábito intestinal.
Alívio já: O tratamento é bem simples: bolsas de água quente na região da barriga e aquele santo remedinho para cólica que toda mulher carrega na bolsa (sempre com indicação médica, claro). O uso de anticoncepcionais pode ajudar na prevenção de alguns sintomas, além de exercícios físicos, como a corrida, que eleva os níveis de betaendorfinas, aliviando a dor.

Cólica de mioma
Causas: Uma doença ginecológica muito comum, que acomete mais de 50% das mulheres. A causa desse tumor benigno que se desenvolve na parede muscular do útero é possivelmente genética e o crescimento de miomas depende da ação dos hormônios estrogênio e progesterona, produzidos durante o ciclo menstrual.
Sintomas: A dor normalmente surge no baixo ventre, na região lombar, no flanco ou nas perdas, mas depende, principalmente, da posição e do tamanho desses nódulos. Miomas volumosos e dentro da cavidade uterina podem provocar aumento do fluxo menstrual e cólicas constantes ou somente no período menstrual. Miomas muito grandes também podem pressionar a bexiga e o intestino, apresentando sintomas urinários e intestinais, como vontade de usar o banheiro várias vezes ao dia.
Alívio já: Procure um médico para saber o que tomar para diminuir o sangramento e as cólicas. Em alguns casos, há necessidade de cirurgia para a retirada do tumor ou, dependendo da idade e antecedentes obstétricos da paciente, há a indicação da retirada do útero. A doença infelizmente não pode ser prevenida, porém, depois de diagnosticada, o acompanhamento clínico e exames de imagem periódicos ajuda a observar se os tumores estão, ou não, crescendo.

Cólica de endometriose
Causas: De acordo com o ginecologista, a doença está presente em até 15% das mulheres que ainda menstruam e acomete 50% das pacientes que têm dor pélvica e 30 a 40% das mulheres com sintomas de infertilidade. A dor relacionada à endometriose ocorre quando um componente genético, relacionado à defesa do organismo, faz com que o tecido do endométrio se desenvolva em outros órgãos, como trompas e ovários. Sua causa normalmente está ligada à genética ou a falhas no sistema imunológico.
Sintomas: Dor intensa se apresenta em forma de cólica durante o período menstrual. Dor pélvica constante fora do período da menstrual, além de incômodos no fundo da vagina durante a relação sexual. “Algumas mulheres ainda sentem dor ao evacuar ou ao urinar durante a fase em que está menstruando”, diz Sérgio.
Alívio já: O tratamento da endometriose pode ser realizado pelo bloqueio do fluxo menstrual com o uso de hormônios anticoncepcionais contínuo, porém, a grande maioria das mulheres tem indicação de procedimento cirúrgico para a retirada das lesões da doença, melhorando os quadros de dor intensa na pélvis e na parte inferior do abdome.

Cólica de doença inflamatória pélvica
Causas: Aguda ou com sequelas crônicas, a inflamação pélvica, de fato, é uma infecção dos órgãos genitais femininos que pode evoluir gravemente, afetando útero, trompas uterinas e ovários. Ela aparece por meio de uma bactéria transmitida pela relação sexual.
Sintomas: A doença aguda, em geral, provoca dor na região pélvica, febre e corrimento vaginal com a presença de pus e odor forte, e pode eventualmente deixar sequelas, como dor constante na região da pélvis, sem relação com o ciclo menstrual e infertilidade.
Alívio já: O tratamento é realizado com antibióticos, porém em casos muito graves, há necessidade de cirurgia. Nas sequelas crônicas, em especial na dor pélvica, Sérgio recomenda acupuntura, fisioterapia e tratamento específicos para a dor. Para prevenir a doença é fundamental o uso de preservativos durante as relações sexuais.

Cólica de ovulação
Causas: “Esse tipo de cólica pode ocorrer no meio do ciclo menstrual, justamente no período ovulatório e dura, em média, um ou dois dias”, explica o ginecologista. Mulheres que tomam anticoncepcionais hormonais não apresentam esse sintoma pois a pílula bloqueia a ovulação. A cólica ocorre porque, durante a ovulação há um pequeno sangramento no ovário, o que causa uma irritação no peritônio, membrana que recobre o abdome, provocando a dor.
Sintomas: Dor em forma de pontada, mais constante na região pélvica e na parte baixa do abdome. Normalmente se apresenta somente de um lado e dura apenas alguns minutos. Em alguns casos, pode durar por um ou dois dias, além de resultarem em um pequeno sangramento vaginal.
Alívio já: Por se tratar de uma reação ocasional do organismo, o único modo de aliviar a dor é com o uso de analgésicos, antiespasmódicos ou anti-inflamatórios.

Mas antes de se medicar, procure um médico para saber se sua cólica é mesmo provocada pela ovulação ou se tem outro motivo.

Bjs,
Fabi Scaranzi

  • Bruna

    Olá DR.
    Já é segunda vez que sinto uma cólica muito forte após a relação mestrual, dura uns 10 a 15 minutos e passa.
    Eu uso injeção todo mês para não engravidar
    Poderia me ajudar?

    • Fabiana Scaranzi

      Bruna, como vc viu na matéria, cólicas podem ter várias causas. Melhor vc procurar um médico pra fazer alguns exames.A gente tem que se cuidar! bj pra vc!

  • Jéh

    minha mestruação esta prevista para o dia 24/10 porem ja estou sentindo colicas a tres dias

    • http://www.fabianascaranzi.com.br Fabiana Scaranzi

      @disqus_PmwEhmbBL1:disqus Linda , tudo bem? Difícil nossos especialistas dizerem alguma coisa sem saber mais detalhes. Te aconselho procurar um médico. bj pra vc!

  • Mi Davis

    Olá, tenho sentido cólicas no baixo ventre a noite, não estou perto do período menstrual. Tive que fazer uma US transvaginal esse mês pois estava com os seis muito inchados e minha menstruação veio por só 3 dias, o médico disse que estava tudo normal, não tinha nenhum problema, e tb não via saco gestacional porém o meu endométrio eatava compatível com gravidez e eu não estava ovulando. Sugeriu repetir em algumas semanas, e agora começaram essas cólicas, as vezes até em um nível 8. O beta que fiz deu negativo mas na gravidez do meu ultimo filho o primeiro tb deu negativo. O que pode ser? Obrigada

    • Mi Davis

      Ah e durante todo o dia sinto um incômodo tipo pontadas no baixo ventre.

  • Thalita Mendes

    Olá Fabiana Scaranzi, se puder responder fico muito grata!

    Bom…Faz mais ou menos 1 semana que comecei a sentir cólicas durante a noite,(Falta 18 comprimidos do meu anti) fazendo até mesmo passar noites em claro, são cólicas muito fortes que mesmo com medicamentos elas ainda persistem, durante o dia não sinto nada…

    Sinto alguns incômodos na hora da relação também, estou preocupada pois algumas pesquisas que fiz tudo indica que pode ser alguma inflamação/endometriose…

    Isso é normal ou devo realmente procurar um ginecologista?!

    Aguardo sua resposta!
    Beijos!

  • Janaina

    Olá tudo bem? Sinto cólica forte mas que dura pouco tempo no momento do orgasmo…. ou as vezes depois das relacoes.. é uma dor insuportável… mas que depois de alguns minutos passa… ocorre em vez em qd!!!! Tenho tambem uma leve ardência ao urinar o que pode ser? Obrigada

  • gilcimaria ramos

    ola boa tarde ja tem umas duas semanas que venho sentindo dor próximo ao pé da barriga !!! e com o corrimento cor amarelada e odor forte !! o que deve ser???

  • Carol

    Ooi,me chamo Carol e já tive problemas com feridas no colo do útero e pólipo no mesmo local. Fiz o tratamento e não havia mais tido problemas. Porém após ter relações a 3 dias atrás eu venho sentido uma cólica periodicamente várias vezes ao dia e um pequeno sangramento que só saí quando vou ao banheiro. É sinal que essas feridas podem ter voltado?

  • Sara Sousa

    Boa tarde minha menstruação veio dia 17/11 e acabou dia 19/11 muito corrimento castanho escuro e pouco sangue e desde sábado ando com umas dores fortes no fundo da barriga e nas costas e umas dores tipo pontadas que vai e vem eu queria saber o que pode ser mas o meu ginecologista mandou me tomar ultragestan durante 10dias tomei do dia 5/11 ao dia 14/11 pode me ajudar se faz favor

  • Marilia Hendler Foesten

    Ola uso a mesma pilula a 9 anos, e usei antibiótico levofloxacino durante 10 dias e estava usando a pilula, tive relação sexual sem camisinha dias depois q acabou o tratamento. Faltando mais ou menos uma semana p fim da cartela da pilula começei a sentir enjoo com cheiro d cigarro, e colicas, e faltando 1 dia para a pausa da pilula ainda sinto colicas. O que devo fazer?

    • Larissa

      Não é gravidez pois os sintomas aparecem só depois da 4ª semana, pelo relatado não havia se passado nem 15 dias do tempo da relação até os sintomas. É psicológico pelo fato de teres tomado antibiótico e feito sexo sem proteção!

  • Midiam

    Olá faço uso de anticoncepcional Selene que previne colicas, espinhas e ate ajuda emagrecer. Nos últimos meses tenho sentido cólicas, algumas vezes vômitos durante a madrugada (raramente ocorre), e dessa vez estou no dia 7 da cartela e sentindo uma cólica bem chata, também sinto dores de vez em quando durante a relação sexual. Já consultei minha genicologista há um ano e ela disse que essas cólicas não é problema genicologico… Tenho Micropolicisto e há um ano não faço preventivo, o que pode ser? uma inflamação? fiquei 1 mês sem tomar o remédio mas já retomei por medo de engravidar. Pode me ajudar? Quais exames posso fazer para descobrir a causa? Apenas preventivo resolve? Ou preciso de um exame mais detalhado?

    • Midiam

      Minha menstruaçãodurava 6 dias exatos.. hoje dura 3 dias e fica aquela borra durante bastante tempo

      • Leonardo

        Então faço uso de outro concepcional procure sua médica e peça pra ela te passar outro ou não use mais

    • Midiam

      Sinto também uma sensibilidade muito grande ao deitar e pressionar minha barriga….

  • Cristine

    Olá, tenho 15 anos e no decorrer de menos de um mês transei com cara depois disso tive um corrimento muito estranho que nunca tive antes minha menstruação tinha fluxo de mais ou menos cinco dias e depois de eu ter a relação sexual o fluxo foi só de três dias e estou tendo corrimentos estranhos da cor marrom e sinto muita dor na região do útero n consigo nem andar direito oque tenho ? Devo procurar um ginecologista ?

    • Fernanda Araújo

      Kkkk e tu é de q década? Acorda

  • Jheniffer

    Olá, tenho 18 anos e depois do meu último ciclo tive um sangramento rosado e marrom que durou algumas horas (depois de três dias do fim da monstra) e depois tive uma cólica muito forte e rápida (três dias após o sangramento rosado com marrom), o que tenho que fazer ? procurar uma ginecologista ?

    • Jéssica Cunha

      Pode ser gravidez faz um beta hcg . Vc pode ter tido nidação esse sangramento pouco e marrom

  • Gleice Kerolyn

    Olá, tenho 21 anos.
    faz alguns meses que minha mestruação não vem direito sai mais um refluxo marrom ja fiz teste de gravidez a um mês atrás e não estou gravida…
    Porem de um tempo pra cá venho sentindo muita colica mesmo não estando no perioso mestrual praticamente quase o mês todo…
    e ainda não vem só aquela borra de café.
    pode me ajudar?
    obrigada

  • Laura

    Oi, estou tendo a sensação de cólica durante e posteriormente a relação sexual. O que pode ser?

    • Domingos Matos de brito Brito

      o problema é que seu parceiro não etá sabendo fazer o sapeka iaia direito venha pra cá seu eu sei fazer bem ditreitinho kkkk

  • Rafaa

    Oi, faz dias que sinto uma cólica muito forte, e junto doi a perna e o rim, tomo anticoncepcional, mas a dor é apenas no lado esquerdo da barriga, ta meio inchado essa parte, faz duas semanas que mestruei, e agr to tendo sangramento novamente mesmo com o isso do anticoncepcional, oq pd ser ?

  • Mariana Oliveira

    Oi, estou sentindo cólicas mais precisamente durante 9 dias já. Minha menstruação está prevista pra descer dia 04. É normal sentir cólica durante esse tempo todo antes da menstruação ou tem algo de errado ? Mês retrasado ela atrasou 14 dias, tem algum problema ?

    • Natyyh Lima

      Ola… Vc identificou o q vc tem? O que era pode me falar? Pois estou com o mesmo sintomas e minha menstruação tmb atrasou por 10 ou 12 dias… Pode me falar por favor?

  • Isabella Meireles

    Ja tem um tempo q estou sentindo cólicas mt fortes e fora do período menstrual e tipo só tenho 14 anos oq é?
    Tenho medo d ir em ginecologista

  • Paula Alessandro

    Olá meu nome é Paula, tenho 24 anos e não faço uso de anticoncepcional e nenhum outro método. Tive sintomas de menstruação normal, mais quando tirei o ob percebe um sangramento mais escuro, e estou sentindo fortes dores em cima da virilha o que pode ser?

  • Letícia

    Olá, eu tenho 18 anos e tomo anticoncepcional de mês em mês, mas mês passado eu menstruei no dia de tomar o anticoncepcional e tomei , senti fortes cólicas nos últimos dias da menstruação, só que mesmo após terminar , eu sinto cólicas direto a maior parte do dia e o meu corpo ainda esta sensível , o que pode ser?

  • Karine Conceição

    Oi, tenho 18 anos e minha monstra desceu hoje, ela costumava vir muito, mas depois que tomei pela primeira vez a pílula do dia seguinte ela passou a vir em menos quantidade, é normal isso acontecer? Como dito, a monstra desceu hoje e desde o início estou sentindo fortes dores no pé na barriga, no início achei que fosse a cólica normal, mas estão muito fortes e incessantes, o que pode ser? Geralmente na menstruação eu sinto dores de leves a muito fortes nos lábios da minha vagina, alguém tem idéia do que pode ser?

  • Sueli Henrique

    Boa noite. Tô com forte dores. A minha menstruação já acabou.

  • Exterminador

    Bom minha namorada estava tendo cólicas leves e algumas fortes, tivemos relacao sem preservativo no dia 21 de março e era para descer dia 5!
    Obs: Tivemos relação 2 dias depois dá ovulação dela.

    • Ana Lima

      Vixii amigo parabens vai ser papai

      • Exterminador

        Não vou nao, ela já está menstruando !

  • Lohanne Monteiro

    Olá , eu tive relação sem preservativo na semana passada e estou com umas cólicas leves … Minha menstruação é para vir daqui a 15 dias … Mas sou muito paranóica …. Devo me preocupar?

  • Dany Santos

    Bom,eu sofri um aborto a 15 dias atrás e faz uma semana que sinto pontadas fortes no lado direito da região pelvica,sinto um pequeno inchaço no local,e não sei mais o que fazer,já tomei analgésico e a dor não passa…nem me lembro a ultima vez que dormi normalmente…o que pode ser?

  • Domingos Matos de brito Brito

    kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Domingos Matos de brito Brito

    kkkkkkkkkkkk

  • Laura Louro

    Procura um ginecologista.

  • juliana_balbina@hotmail.com

    Oii boa tarde, tenho relação sem preservativo e no mês não tomei meu remédio direito esqueci uns dias, e minha menstruação veio só 1 dia e parou e depois disso tive relação. E parei de tomar o remédio pois meu passo muito mal e resolvi parar. Só preocupada se pode ser uma gravidez ou não pois ontem a tarde quando fui tomar banho senti fortes dores de cólicas mais muito forte mesmo fiquei com vontade de gritar demorou um pouco pra ir passando.. O que se pode ser?

  • Lana

    Estou com fortes colicas, tomo anticoncepcional mas o ciclo esta acabando atualmente mas quando as dores começou a cartela estava pela metade. Eu sinto forte dor e algumas vezes acompanha pancadas. Ao longo do dia ela é menor e nao é o tempo todo, mas a noite quase não consigo dormir

  • monica

    oi me chamo monica estou sentindo umas colicas intensas mais em questao de minutos ela passa, so que minha mestruacao nao vem so em borra, meus seios estao sensiveis aou toque o que pode ser

    • Jessica Ferreira

      Pode ser gravidez …

  • Ricardo Junioor

    A exatamente 11 dias atras eu e minha namorada tivemos relaçoes sexuais, mais com camisinha. E nesse domingo ela veio reclamar de que estava com cólica, ai hoje ela me disse que estava com cólica e febre. O que pode ser ?

  • Jhenyfer Siilva

    Oi boa noite… venho tendo colicas normalmente de madrugada ! Só quando tenho relações sexuais depois de um dia começa a dor é fica durante uma semana mais ou menos . Minha menstruação vem certinha todo mês.
    Eu já venho sentindo essas dores a quase um ano .. desde que comecei a ter relações. .. fui no ginecologista ele me mandou fazer uma ultrassom vaginal. .. devo me preocupa? ? Me responde por favor estou desesperada

  • Jennifer Costa

    Boa noite !! Há uma semana mais ou menos tenho tido muita cólica q não melhora com analgesico, tenho tido febre, enjoo as vezes ao urinar da essa cólica também. Fui ao clínico fiz um ultrasson e deu : “Presença de líquido anecoico do fundo do saco de peritonio(Dip??)”
    Eles me passou um antibiotico estou tomando mas continuo tendo a colica os enjoo tontura febre .. Pode realmente ser doença inflamatória pélvica? Oq eu posso fazer pra reduzir as cólicas ?!

  • Vanessinha Saantos

    Ola por volta do dia 27 eu tive minha mestruaçao normal durou uns 5 dias , e ontem dia 13/06 tive um sangramento e parou, e hoje novamente um sangramento logo cedo seguido de colica e enjoo que passou logo , so que nao parou ainda esse sangramento , oque pode ser ?

  • LAUANNE

    Boa tarde mes passado(maio) tomei minha injeção e vazou muito então pratiquei relações só com camisinha. Minha menstruação desceu normal. Então chegou o dia da próxima injeção então eu tomei, detalhe eu ainda estava menstruada , então depois que tomei continuou sangrando até que assim que pratiquei sem camisinha minha menstruação parou. O porém é que esse mes de junho ela não desceu e faltam dois dias para a próxima injeção

    • Maria Isabel Vaz

      Eu tbm tomo injecao a 5 anos e no meu caso eu fiquei menstruada por mais de 10 dias precisei ir ao medico por que estava perdendo muito sangue e cortei ela com um medicamento que o medico passou. Esse mes era pra mim ter tomado ela dia 5 porem minhaenstruacao nao desceu e fiquek com medo de estar gravida ,lembrando qie o.medico disse que talvez o anticoncepcional nao estaria fazendo efeito .nao tomei o anticonvepcional e nem minha mestruacao desceu.

  • juliana costa

    Minha mestruacao desceu e ja faz três dias mais ainda sim sinto cólicas com dores nas costas e nas pernas, minha dor pelvica é em todo o baixo ventre e em algumas horas e so do lado direito,o que pode ser? por favor me ajude!

  • Poliana Gabriella

    Olá boa tarde. Mês retrasado tomei meu anticoncepcional normalmente, mas quando acabou 2 dias depois começou a descer minha menstruação, porém só sujou a calsinha e não vei mais nada. E até hj não veio mais nada, então eu fiquei esperando vim mais. E como eu fiquei esperando não tomei mais anticoncepcional. E esse mês já faz 2 meses q não desceu. E noite passada eu senti uma cólica muito forte q durou uns 15 minutos e depois passou. Obs… Eu nunca tinha dado nem uma colina na minha vida, essa foi a primeira vez… Oq poderia ser?

  • Valéria

    Olá, Boa noite

    Estou passando por uma situação bem chatinha.
    Há mais o menos 1 ano eu tomei o anticoncepcional injetável de 3 meses, pois amamentava, tomei ele 2x e parei porque estava sentindo muita dor. Assim que parei, eu sabia que não ia vir a mestruação no mês seguinte, mas .. passei 1 ano sem mestruar.
    Faz 3 meses com esse que começou a vir, mais nos 2 últimos meses, eu estou sentindo muuuuuuuuita dor e dores fortes.
    Nesse mês de julho, mais especificamente hoje, estou sentindo muuuita cólica e a mestruação so vem daqui a 9 dias.
    É normal isso ? Com hoje, faz 3 dias de cólicas sem mestruação.
    Me ajuda, estou precisando de um orientação.

    Eu tomo dipirona, mais as vezes não funciona.

  • Rendrica Kaiser

    Boa noite , eu sinto muita dor na hora que tenho relação ,uma dor insuportável . As vezes não consigo nem colher preventivo. Oque pode ser ?

  • Fernanda Petrim

    Eu sei que tenho síndrome ovário policístico e endometriose mais faço o uso do hormônio pra nao mentruar.Porem de 2 meses pra cá as dores estão constantes mais já fiz até ressonância e a endometriose está controlada…Pq ainda venho sofrendo com essas dores?

  • Aline Araújo

    Fabi Eu gostaria apenas de parabenizar a clareza das informações e a extensão delas no artigo publicado. Todos os outros sites dizem que estou grávida kkkk. Senti dificuldade em fazer um comentário, só depois de muito tempo consegui comentar
    De todo modo parabéns gostei muito

  • Larissa Santos

    Olá bom dia.
    Estou passando por um momento chato, estou sentindo muitas dores de barriga, dor nas costas, no estomago e minha barriga fica inchada e as vezes da umas fortes pontadas! Queria saber o que é?