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Como a meditação muda seu cérebro para melhor
Em entrevista exclusiva, a mestre de ioga Márcia de Luca fala sobre como a prática milenar vai muito além do relaxamento: ela turbina seu cérebro, diminui doenças crônicas e te deixa mais inteligente
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Meditação é uma prática que me acalma e faz bem para o meu corpo, minha saúde, minha alma…

Está na hora de dar uma segunda chance à meditação, principalmente se você nunca levou a prática tão a sério ou é daquelas que “simplesmente não conseguem desligar”. Um novo vídeo do canal superhypado do YouTube, o ASAP Science, fala de forma bem divertida sobre os benefícios da meditação para cérebro. O clipe não tem tradução ou legenda em português, mas é possível acompanhar a explicação do narrador pelos desenhos na tela.

“Durante a meditação, regiões do cérebro relacionadas à ansiedade e depressão são ativadas e, quanto mais forem estimuladas pela prática, mais baixos são os níveis dessas doenças”, explica o vídeo. Faz sentido, afinal, certas regiões do cérebro se tornam menos ativas durante o desempenho de tarefas e mais ativas quando as pessoas estão descansando. É o caso da Rede em Modo Padrão, um circuito de regiões neurais que aumenta sua função durante o descanso, o que melhora a memória, o auto-conhecimento e a capacidade de cumprir metas — ótima notícia para quem já tinha abandonado as resoluções do Réveillon!

Para a mestre de ioga Márcia de Luca, do YogaFlow Ciymam, em São Paulo, a meditação ajuda a curar também doenças crônicas: “A partir do momento em que nos desligamos do que está ao redor e nos comunicamos com esse outro campo, o corpo e a mente relaxam, o que resolve problemas crônicos, como enxaqueca e pressão alta”. Além de aumentar a tolerância à dor.

Mas se você ainda não está convencida a se sentar na posição de lótus, há mais benefícios somando pontos para a meditação: pesquisadores da Associated Professional Sleep Societies descobriram que a meditação tem relação direta com a qualidade do sono, já que o exercício reduz a tensão, a tristeza, a raiva e o mau humor. “Ao meditarmos, aquietamos a mente e potencializamos nossa produtividade, criatividade, intuição, capacidade de foco, memória e concentração”, diz Márcia de Luca. Ou seja, ficamos mais inteligentes e bem-sucedidas! Segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, para alcançar todos esses benefícios, é preciso dedicar 30 minutos todos os dias para prática. Experimente e tenha mais sucesso em todas as áreas da sua vida!

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Fabiana Scaranzi
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