Menu
 1596
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como apresentar suas ideias em até 30 segundos
Tem pouco tempo para fazer uma apresentação e expor suas principais ideias, produtos e serviços? Aprenda já como se apresentar em 30 segundos (ou menos!)

comunicação - se apresentar em 30 segundos

Muitas vezes, precisamos ser rápidas na nossa comunicação! Seja na hora de apresentar um produto, conquistar um cliente, fazer um discurso na frente de toda a equipe… Com o tempo contado, nem sempre dá pra gente desenvolver uma mensagem que conte com introdução, problemática, contexto e finalização. É preciso sermos práticas e diretas para garantirmos uma comunicação proativa e eficiente.

Nessas horas, para aproveitar ao máximo o pouco tempo que tem, minha dica é que você pontue com antecedência é o seu principal objetivo. Como? Fazendo a si mesma as perguntas abaixo:

Por que estou fazendo essa apresentação?
O que quero conquistar com isso?
Por que decidi que esse é o momento certo para essa conversa?
Por que escolhi falar com esse público em específico?
Que resultados positivos a curto e longo prazo eu posso conquistar com essa apresentação?

Se você conseguir responder todas essas perguntas com até 10 palavras, você já encontrou seu objetivo. E atenção: tenha em mente que só pode haver um único objetivo, específico e bem definido, para cada mensagem.

Depois de fazer essa verificação, o próximo passo é começar a preparar sua mensagem. Liste todas as informações que você precisa transmitir e, se as duas ideias não traduzirem essas informações com clareza, volte ao rascunho e edite a sua lista. Quanto mais pontuais forem as informações que você listar, melhor!

Bônus: o objetivo oculto!
Uma habilidade importante que muitos comunicadores de sucesso usam é incluir na mensagem um objetivo oculto. Seja na hora de vender um produto, um serviço ou uma ideia, o objetivo oculto tem como missão repassar uma informação ou conceito sem deixar evidente a sua intenção. Ou seja, com o objetivo oculto você causa um interesse natural por parte do público ou consumidor, seja incitando a sua curiosidade, causando um desconforto ou até uma provocação.

A prática do objetivo oculto visa chamar a atenção das pessoas e observar a sua reação a respeito da ideia, produto ou serviço que está sendo oferecido.

Como criar esse objetivo oculto dentro de uma mensagem de 30 segundos?
Proponha, ao final do seu discurso, um desafio, uma pergunta, um momento de reflexão. Use palavras que instiguem a curiosidade do outro, que tirem as pessoas da sua zona de conforto.

Dessa forma você consegue transmitir sua mensagem em 30 segundos ou menos e, ainda apresenta o seu objetivo oculto de maneira eficaz ao garantir que o seu público fique pensando na ideia, produto ou serviço oferecido mesmo depois do fim da sua apresentação.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação