Menu
 1292
Como aproveitar o máximo de uma consulta médica
Com a rotina corrida e pouco tempo na agenda, sempre deixamos uma dúvida ou outra passar batida quando vamos ao médico. Veja como garantir que sua consulta seja mais eficaz no menor tempo possível

Quem nunca voltou de uma consulta médica e pensou: “Poxa, esqueci de perguntar sobre os efeitos colaterais”, ou “Será que eu posso tomar dois remédios ao mesmo tempo?”, ou até “O comprimido precisa ser ingerido em jejum?” O problema é que com a nossa rotina corrida e o tempo de atendimento nas clínicas e hospitais cada vez mais reduzido, nem sempre aproveitamos nossa ida ao médico como gostaríamos.

Aí, não tem jeito, toca deixar as dúvidas que sobraram para próxima consulta, muitas vezes daqui a vários meses. Ruim, né? Pensando nisso, separei oito dicas pra você garantir que sua visita ao médico seja a mais eficaz, e no menor tempo possível!

1. Prepare uma lista com todos os medicamentos que você já faz uso, além de possíveis perguntas. Não adianta chegar para o médico e explicar que aquele remédio que vem numa caixinha verde e azul não tem dado o resultado esperado. Ele precisa de informações concretas para fazer qualquer ajuste necessário. Por isso, anote o nome, horário e frequência de todo medicamento que você faz uso e, nos casos das dúvidas, pergunte se o melhor é faze-las já no início da consulta ou depois de ser examinada.

2. Não atenda o celular ou responda mensagens de texto. Além de ser super desrespeitoso com o profissional, essas distrações tiram o seu foco e atenção de informações importantes, como: exames solicitados, forma correta de aplicar cremes e pomadas, contraindicações….

3. Não pesquise sintomas no Google antes da consulta. Você pode até procurar mais informações sobre os produtos e tratamentos recomendados pelo seu médico depois da consulta, mas nunca chegue no consultório bombardeando o profissional com hipóteses que você viu na internet. Cada caso é um caso e isso só vai fazer você perder minutos valiosos do seu atendimento

4. Anote também suas vitaminas e suplementos. Pouca gente sabe, mas esses complementos vendidos sem receita médica podem interferir nos medicamentos prescritos.

5. Não tenha medo de perguntar o que expressões e jargões médicos significam. Por exemplo, se seu médico diz que você tem um ligeiro sopro cardíaco, peça que ele explique melhor o que isso quer dizer. Assim, além de ter um diagnóstico mais claro, você vai ficar mais calma e bem informada caso precise passar por outro especialista.

6. Fale também da sua saúde mental. Se você está se sentindo deprimida, tem comido pouco, ou não está dormindo bem, é importante contar para o seu médico. Pode parecer besteira, mas muitos sintomas físicos estão ligados ao nosso bem-estar mental. Não deixe de discutir também seus hábitos sociais, como fumar e beber, além de ser sincera quanto a prática de exercícios físicos, relações sexuais e alimentação saudável. Tudo pode influenciar na hora do diagnóstico.

7. Pergunte sobre testes preventivos. Peça que seu médico marque exames de acompanhamento, como Papanicolau, mamografia, hemograma e ecocardiograma, e certifique-se se o melhor é realiza-los a cada seis meses ou um ano. Prevenir ainda é o melhor remédio!

8. Se o tratamento for urgente, peça o telefone ou e-mail pessoal do seu médico. Não tenha vergonha de mandar uma mensagem ou outra, caso surja alguma dúvida ou novo sintoma. É fundamental que todo tratamento seja realizado com clareza, só assim ele será eficaz. Só fique atenta ao horário e procure não incomodá-lo depois das 21h. Ele também merece um descanso.

Parece besteira, né? Mas essas dicas ajudam (e muito!) a facilitar a vida da gente… e a dos médicos também. Sua saúde agradece!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação