Como aproveitar sua viagem ao máximo

Mais do que arrumar as malas e correr para o portão de embarque, saiba que algumas atitudes vão garantir que você curta as suas férias do começo ao fim – exatamente como você merece e sem problemas!

0 2598

aproveitar viagem

Você comprou sua passagem, reservou o hotel, fez as malas e conseguiu um corpo perfeito (ou quase!) para usar seu biquíni novo. Pode parecer que você está mais do que preparada para curtir suas férias, mas na verdade, existem algumas atitudes não tão óbvias que você deve fazer antes de viajar. As dicas são muito mais psicológicas do que práticas. O segredo é que ter uma viagem perfeita só depende de você!

1. Planeje com antecedência
Dedique o máximo de tempo possível para planejar suas atividades nas férias. O destino, o transporte, os documentos e passaportes em dia, todo o roteiro de passeios que você faz questão de fazer… Assim você otimiza o seu tempo e não perde horas preciosas tentando se organizar ou definir por onde começar. Se for preciso faça uma lista. Coloque ali tudo o que você vai precisar para ter a viagem dos seus sonhos como gostaria. Qualquer item é importante: desde a atualização de visto e passaporte, até o protetor solar que você não pode deixar de comprar. Quanto mais organizada você estiver, maiores as chances de ter uma ótima viagem do começo ao fim. Não se esqueça de carregar a bateria da máquina fotográfica, hein?!

2. Não exagere nas expectativas
Você pode – e deve! – criar algumas expectativas para sua viagem, desde que sejam realistas. Por exemplo, não é errado acreditar que esses dias de folga serão perfeitos para você curtir e relaxar, mas nada de começar sua viagem acreditando que será a melhor experiência da sua vida. Nesse caso, é bem capaz que você se sinta frustrada e bem decepcionado caso algo não ocorra como o esperado. Lembre-se: quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor será a sua reação quando algo inesperado acontecer para marcar sua viagem para sempre. Um brinde às boas surpresas!

3. Comece e termine em grande estilo
Depois de meses de que realizamos uma viagem, as experiências que mais nos marcam são as que realizamos nos primeiros e últimos dias. Por isso, escolha seus passeios preferidos para essas datas. Que tal começar com um mergulho, uma caminhada, ou uma excursão mais interessante assim que se acomodar no hotel? E não deixe para fazer as malas na noite que antecede a sua volta. Empacotar as roupas (e as sacolas de compras que você não resistiu!) e fazer tudo caber novamente nas malas pode ser um trabalho tenso, complicado e muitas vezes bem irritante. E você não quer terminar sua viagem com seu nível de stress lá no algo, quer?

4. Não compare a viagem atual com antigas, ou com a de amigos
Se tem uma coisa capaz de arruinar qualquer diversão é comparar uma experiência com a outra. Será impossível aproveitar sua viagem ao máximo se você bater sempre na tecla de que o hotel, a localização, a comida ou os passeios poderiam ser melhores. Por isso, ao invés de comparar sua viagem atual com aquelas bem-sucedidas no passado, ou com a de amigos que viajaram para o mesmo destino que você, tente focar no que você precisa naquele momento. Quer uma viagem para relaxar ou cair na balada? Sua viagem não será mais ou menos divertida que a dos seus amigos se eles frequentaram bares e boates todas as noites, quando tudo o que você mais quer é visitar lugares históricos, passar o dia na praia e ter uma boa noite de sono para repor as energias.

5. Deixe o trabalho no trabalho
Se você gastar meia hora que seja das suas férias para responder um e-mail, atender um telefonema ou, pior ainda, “atualizar um relatório rapidinho”, você com certeza não estará curtindo seu tempo livre ao máximo. E não é só pelos minutinhos que você gastou com algo que deveria ser resolvido pela sua equipe de trabalho, mas sim porque sua mente não conseguirá relaxar nem aproveitar em paz cada momento da viagem que planejou há meses. Portanto, o melhor é se certificar de que você deixou pronto tudo o que precisava antes de sair do escritório para as suas férias. Considere, ainda, desativar seu e-mail profissional durante a viagem. Pode parecer difícil para as workaholics, mas vai valer a pena.

6. Compartilhe suas melhores histórias
Suas férias podem até durar algumas semanas ou dias, mas com certeza você vai passar anos recordando as melhores experiências de cada uma delas. E serão essas histórias que manterão vivos os bons momentos em sua memória. Criar um álbum de fotos dos momentos mais marcantes das nossas viagens também nos ajuda a sentir o gostinho das nossas férias quando voltamos a rotina de trabalho. Mas nada de deixar as fotos na pasta do celular. Para deixar sua viagem ainda mais especial passe as fotos para o computador logo, ou se preferir, mande revelar suas fotos preferidas e capriche na criatividade para criar um álbum de fotografias bem bonito. Vale tudo, até mesmo colar o guardanapo daquele restaurante incrível que você jantou no primeiro dia ou o ingresso do teatro que você fez questão de conhecer!