Menu
 2586
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como conciliar sua vida profissional e pessoal
Todo mundo me pergunta como eu consigo conciliar a vida profissional e a vida pessoal? Não é fácil mesmo. E pra ninguém! Olha só o que eu descobri: um estudo americano releva que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é coisa do passado. O motivo? Estamos trabalhando praticamente 100% do tempo. Mas não precisa se desesperar. Temos cinco boas dicas para lembrar a você que existe vida além do escritório
??????????

Mesmo como uma rotina corrida, é importante reservar um tempo para a família, os amigos e os pets!

Se você vive encontrando dificuldades para equilibrar sua vida pessoal e profissional porque sente que o trabalho geralmente fica no caminho, saiba que você não está sozinha. Um estudo americano publicado pela Ernst & Young descobriu que um terço das pessoas que trabalham em período integral têm achado o desafio de equilibrar o trabalho e a vida pessoal ainda mais difícil nos últimos cinco anos. O estudo pesquisou mais de 9.000 adultos de oito países diferentes com idades entre 18 e 67 anos. O objetivo era saber mais sobre o porque de as pessoas abandonarem seus empregos e o que eles procuram ao se inscrever em um processo seletivo. O resultado mostrou que os jovens e aqueles que têm crianças são os mais afetados pela falta de equilíbrio entre a vida pessoal/profissional.

Para não fazer parte do grupo que vive nessa realidade estressante, fique de olho nas cinco dicas abaixo. Elas vão ajudar você a manter todos os campos da sua vida em perfeita harmonia.

Realidade: As despesas estão aumentando, os salários, não!
Você pode: Fazer trocas inteligentes
Dentre o grupo entrevistado, 49% disseram que apesar do valor de suas despesas terem aumentado consideravelmente, seus salários continuam os mesmos. É a falta de aumento de salário, inclusive, o principal motivo para as pessoas estarem largando seus trabalhos atualmente. Porém, antes de tomar medidas extremas, é possível fazer trocas gostosas que vão ajudar (e muito!) você a poupar um dinheirinho no fim do mês. Que tal trocar o cinema por uma sessão de filmes em casa, ou ir de bicicleta até o trabalho para poupar o dinheiro da gasolina? Está programando o casamento? Já pensou em viajar pelo Brasil ao invés de programar uma viagem para o exterior na sua lua de mel? Além de mais barato, nosso país tem lugares incríveis que você e ele vão adorar conhecer.

Realidade: Horários cada vez menos flexíveis
Você pode: Propor uma escala diferente de trabalho
Ter flexibilidade no seu emprego pode e deve ser considerado uma prioridade. Seja na quantidade de horas extras, seja no seu período de licença maternidade, ou na sua escala de finais de semana. No estudo americano, 69% dos entrevistados alegaram estarem dispostos a deixar o país para trabalharem em empresas mais maleáveis quanto as regras e dispostas a abrirem concessões à seus funcionários, conforme suas necessidades. Portanto, converse com seu chefe sobre a possibilidade de trabalhar em finais de semana intercalados, ou em horários alternados para ter a possibilidade de levar seus filhos na escola pelo menos duas vezes por semana. O tempo durante o trajeto com os pequenos pode ser pouco, mas já ajuda você a se aproximar das crianças nessa fase tão importante dos seus filhos.

Realidade: Disponibilidade total à empresa
Você pode: Estipular seus limites
Além de trabalhar das 9h às 17h, as empresas têm exigido cada vez mais que seus funcionários mantenham seus celulares conectados aos e-mails da firma durante 24 horas. Apesar da praticidade de poder resolver qualquer problema a qualquer hora e lugar, a prática não é saudável. Ninguém merece ver sua caixa de e-mails e até o Whatsapp lotados de mensagens do chefe em plena sexta-feira às 20h. Você precisa ter um tempo de qualidade para relaxar e espairecer. Por isso, proponha ao seu chefe que essas mensagens também tenham um horário determinado para serem enviadas e respondidas. Ligações? Somente em casos extremos! Mensagens durante os finais de semana? Só se for muito, muuuuito importante. Explique que esse tempo longe dos assuntos profissionais é necessário para você recarregar as energias e voltar para o trabalho no dia seguinte ainda mais proativa e pronta para render e dar o melhor de si.

Realidade: Estamos trabalhando mais
Você pode: Otimizar o seu tempo
Verdade seja dita, 40 horas semanais de trabalho é coisa do passado. Na pesquisa americana, 40% dos entrevistados disseram que sua carga horária de trabalho aumentou nos últimos cinco anos. É importante lembrar ao seu chefe, porém que quantidade não significa, necessariamente, qualidade. Agora, se ele não abre mão da escala que criou, tente ao máximo otimizar o seu tempo: matricule-se na academia ao lado do escritório, use o horário do almoço para passar um tempinho com o marido, matricule as crianças em cursos complementares enquanto você estiver no trabalho… Assim, você poderá combinar seus horários livres com toda a família e, mesmo com a rotina tão tumultuada, ainda encontrarão bons momentos para dividirem juntos.

Realidade: Assumimos muitos compromissos profissionais e pessoais
Você pode: Delegar funções
Não tenha vergonha em pedir ajuda. Ser mulher hoje implica necessariamente em assumir múltiplas tarefas: levar as roupas na lavanderia, fazer compras no supermercado, ajudar as crianças com a lição… E as vezes é totalmente normal não ter tempo, nem condições – físicas e mentais – realizar todas elas. Por isso, aposte mais nas pessoas que convivem diariamente com você. Mais ainda, confie nelas! Deixe que seu marido colabore com o trabalho escolar, entregue a lista da feira para a sua empregada, peça para sua mãe que leve o cachorro no pet shop. Ninguém vai te achar uma mulher menos poderosa por precisar de uma mãozinha. Pelo contrário, as vezes é bom para o outro se sentir útil e importante. Ao dividir o peso de suas obrigações, você mostra aos amigos e parentes o quanto precisa deles e ainda encontra um tempinho relaxar e curtir. Afinal, você merece.


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação