Menu
 1379
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como se comunicar com confiança e disfarçar a ansiedade numa reunião
Você tem muito a oferecer, agora é hora de mostrar isso ao mundo! Aprenda como mascarar sua ansiedade e se apresentar com confiança

comunicação - disfarçar a ansiedade foto de destaque

Não importa qual seja a nossa área de atuação, pelo menos uma ou duas vezes ao ano passamos por aqueles momentos em que temos que fazer uma apresentação ou participarmos de uma reunião importante. Com toda essa responsabilidade vem também o medo e a ansiedade, certo? Acredite, você não está sozinha. Esse sentimento de insegurança no meio profissional é mais comum do que parece e, segundo pesquisas, afeta principalmente a nós, mulheres.

Esse medo e ansiedade podem aparecer por diferentes motivos: você pode ser uma pessoa tímida ou introvertida, não trabalhar bem em equipe ou até mesmo se sentir ameaçada quando certos colegas começam a dominar a reunião ou apresentação. Seja qual for o motivo da sua ansiedade, hoje eu quero te ensinar algumas dicas para disfarçar essa insegurança e aprender a confiar mais em si mesma. Assim, você vai se sentir segura o bastante para expor suas ideias, manifestar suas opiniões e mostrar a profissional competente que você é. Bora comigo!

1. Trate sua ansiedade como aliada
Suas mãos suam e ficam trêmulas minutos antes de uma apresentação ou reunião? A voz falha e seu estômago parece dar cambalhotas? Ao invés de se sentir incapaz e levar sua autoconfiança lá para baixo, use o seu estresse e ansiedade a seu favor. Aproveite esses momentos de insegurança pra rever os pontos mais importantes do que você for apresentar. Foco! Determine as palavras-chaves, confirme o nome de quem vai estar em reunião com você, respire fundo e lentamente. Você vai se sentir mais preparada e pronta para enfrentar aquele desafio.

2. Chegue antes
Se você chegar em cima da hora, muito provavelmente vai perder a calma e o foco na hora da apresentação. Procure chegar com pelo menos meia hora de antecedência. Faça um reconhecimento do local, cheque se você tem todos os aparelhos eletrônicos (PowerPoint, microfone, webcam) necessários para a sua apresentação e se todos estão funcionando corretamente. Estar à vontade vai diminuir (e muito!) o seu nível de estresse e ansiedade. Pode acreditar!

3. Seja uma das primeiras a falar
Você tem várias ideias e pontos para abordar? Fica mais difícil participar de uma conversa à medida que a reunião avança. Quanto mais você esperar para falar, mais ansiosa vai ficar. Minha sugestão? Diga algo já nos primeiros 10 minutos, seja apresentando seu principal argumento, fazendo uma pergunta ou oferecendo uma opinião. Além de se mostrar presente, fazer comentários vai te dar uma sensação imediata de alívio. O primeiro é o mais difícil, depois tudo vai ficar mais fácil.

microphone in female hand on pink background

(Imagem: Denis Valakhanovich/Getty Images)

4. Pense no depois
Principalmente se você se considera uma pessoa tímida e introvertida, minha dica para aumentar seu impacto e visibilidade, e criar uma reputação positiva no ambiente de trabalho é propor novos projetos a partir de ideias que sugiram durante reunião. Mande um e-mail ao seu chefe resumindo os principais pontos levantados e como vocês podem usa-los a favor da empresa. Além de mostrar que você é uma profissional capaz de fazer contribuições úteis, você vai ganhar ainda confiança em si mesma.

5. Seja candidata em novas tarefas
Se você não se sente confortável para expor suas ideias e opiniões, uma forma de diminuir a ansiedade, ganhar confiança e provar que é uma peça importante na equipe, é assumir alguma tarefa que surja depois da reunião. Seja fazer uma pesquisa detalhada, levantar dados, enviar e-mails, entrar em contatos com clientes… Isso mostra que você tem iniciativa, está interessada e veste a camisa da empresa.

Tenha em mente que o medo e a ansiedade não precisam ser vilões no seu futuro profissional. Eles, na verdade, indicam que você tem algo significativo a dizer. Aproveite o momento e se arrisque! Lembre-se de que você faz parte de um time porque é qualificada, eficaz e importante. Se o seu chefe e colegas de equipe valorizam as suas contribuições, que tal começar a se valorizar também? Você consegue!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação