Fechar
Fabiana Scaranzi
Menu
 1240
Como escolher frutas, verduras e legumes
Sabia que o brasileiro gasta 6,2% da sua renda com frutas, verduras e legumes? Veja como escolher alimentos frescos e saborosos na sua próxima compra

fabi supermercado

Sabia que alimentos frescos e maduros têm mais nutrientes e consequentemente mais capacidade de nos proteger de doenças, como gripes e resfriados? Fontes ricos de antioxidantes – substâncias que agem como um escudo contra o envelhecimento de tecidos e células do corpo – ao escolher as melhores frutas, verduras e legumes você trabalha, inclusive, para melhorar ainda mais sua beleza e bem-estar.

Confira abaixo as dicas listadas pela Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa (Acegri) para acertar em cheio na compra dos principais alimentos vendidos no supermercado.

Frutas

Manga, melancia e pêssego: Devem ter a consistência firme, porém macia. Evite as que estejam moles ou com furos.

Melão: Evite os que apresentam rachaduras. O melão maduro deve ceder à pressão dos dedos quando apertados nas extremidades.

Maracujá: Escolha os mais pesados, indício de que apresentam mais polpa.

Maçã e pera: As de aspecto mais brilhante são as mais frescas porque estão mais hidratadas.

Melancia: Ela deve ter a casca firme, brilhosa e sem manchas escuras. O segredo é dar leves batidinhas com o nó dos dedos na casca e, se o som for “abafado”, ela está madura e prontinha para consumo. No caso das cortadas, escolha sempre aquelas com polpa vermelha e firme.

Morango: Escolha morangos médios e pequenos, bem vermelhos, com talos verdes, sem manchas ou machucados.

Tangerina, laranja e limão: A casca deve ser lisa, indicando que têm mais sumo.

Banana: As mais arredondadas foram colhidas no momento certo. Não se guarda a fruta em geladeira, caso contrário, ficam pretas rapidamente e com sabor alterado. Bananas que são compradas para amadurecer em casa não devem ter coloração integralmente verde, mas devem apresentar algumas regiões de cor amarela.

Abacate: Essa fruta só fica madura depois de colhida. Um truque é sacudir para ver se o caroço está solto, indicando que ele ainda vai amadurecer.

Uva: Atenção com o cabinho, que deve estar verde. Os escuros indicam que a fruta está envelhecida. A uva deve ser guardada na geladeira.

Abacaxi: Quanto mais lisa a casca, mais maduro ele está e, consequentemente, mais doce.Resultado de imagem para verdurasVerduras e legumes

Alface: Evite folhas murchas. As alfaces lisas e as crespas normalmente apresentam folhas menos firmes. Já a alface americana tem que apresentar folhas de tamanho médio e cor verde bem clara.

Brócolis: Flores abertas ou amareladas significam que a hortaliça não está mais fresca. Quanto mais intensa a cor, mais saboroso.

Repolho: Folhas muito separadas indicam que o repolho está duro.

Espinafre: É possível descobrir se o espinafre está verde pelo barulhinho seco quando as fibras se quebram. As folhas devem ser verdes e firmes.

Rúcula: Escolha aquelas com um tom de verde escuro bem vivo e sem manchas amareladas.

Cenoura e pepino: Observar se a cor é uniforme e se a casca está firme.

Nabo: Os mais pesados indicam mais qualidade.

Batata: Além de estarem firmes, não podem apresentar pontinhos esverdeados na casca.

Beterraba: Beterrabas muito duras ou com partes rachadas devem ser evitadas. As melhores apresentam casca mais colorida e macia.

Cebola: Não pode ter manchas, pontos moles ou marcas pretas.

Couve-flor: Flores amareladas indicam que já estão passando do ponto. As folhas devem ser bem verdes.

Quiabo: Os melhores são pequenos e macios e as pontas devem quebrar com facilidade. Se conseguir apalpar as sementes pela parte de fora, significa que já passaram do ponto.

Tomate: Quanto mais forte o cheiro, mais saboroso. Não compre se apresentar buraquinhos na pele, que indicam que tem bicho.

Dicas anotadas? Frutas, verduras e legumes estragados ou sem sabor, nunca mais! Bora fazer uma refeição bem saudável e saborosa?

Bjs,
Fabi Scaranzi


FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação