Como escolher o sutiã certo para o seu corpo

Se no fim do dia você sente dores nos ombros e nas costas, o culpado pode ser do seu sutiã. Cores e modelos são importantes, mas alguns são voltados exclusivamente para quem tem seios pequenos ou costas largas. Será que você não tem usado o modelo errado para o seu corpo esse tempo todo?

0 13854

escolher sutiã

Acerte na hora da compra:

Seios pequenos: Você tem a sorte de poder abusar de diversos modelos de sutiãs, não apenas com bojos, mas também com enchimento. Se a intenção é ganhar volume, escolha modelos com espuma grossa no bojo inteiro, agora se tudo o que você precisa é dar um “up” e ganhar a impressão de um colo mais definido, escolha sutiãs com pequenas porções de espuma somente na parte de baixo.

Seios grandes: Quem tem seios grandes precisa de segurança e firmeza, por isso o ideal é escolher sutiãs com alças e costas largas. Reforços sob os bojos também ajudam, como os tecidos duplos.

Seios espaçados: Para juntar os seios sem que pareça artificial, escolha sutiãs em formato diagonal. A espuma ao lado e na parte inferior do sutiã força os seios a irem para o meio, ao mesmo tempo em que ganham sustentação e volume.

Em que prestar atenção:

1. Tamanhos diferentes para costas e seios: Além dos números que medem as costas, muitas marcas agora oferecem variações no tamanho das taças em A, B e C, de acordo com o tamanho dos seios, tornando possível comprar um modelo maior sem que fique sobrando tecido.

2. Tecido: Escolha peças em algodão, já que o tecido não causa alergia e deixa a pele respirar. Mas, para ocasiões mais especiais, vale investir naquele todo de renda…

3. Sem sufoco: Não compre um modelo menor do que seu corpo pede só para dar ganhar volume. A pressão prejudica a circulação do sangue, causando dores nas costas e nos ombros.

4. Alças: A posição correta livra você de dores nas costas. As alças devem formar um triângulo de ponta cabeça. Cada um dos seus ombros é um lado do triângulo e a pontinha central, o fecho do sutiã.

5. Sustentação: É o elástico em volta do tronco que garante a sustentação dos seios, por isso ele não pode estar frouxo nem apertado.

6. Na medida: O sutiã ideal equilibra o peso das mamas entre as alças e a faixa presa nas costas, evitando que as costas e os ombros fiquem tensos.

No meu livro, “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, explico direitinho os dois passos para escolher o sutiã perfeito. Primeiro, pegue uma fita métrica e meça a circunferência do seu tórax. Em seguida, peça o tamanho do busto. “Pegue a medida das costas (por exemplo 40) e subtraia dela a do busto (por exemplo, 37). Ou seja, 40-37=3”. Pronto! Agora é só consultar a lista a seguir para saber qual letra equivale ao número 3.

1 = A
2 = B
3 = C
4 = D
5 = DD

O sutiã ideal da mulher do nosso exemplo é 40C (tamanho das costas e da taça). Se o seu resultado for inferior a 1, o tamanho do seu bojo é AA. Fácil, né?