Como expandir sua criatividade

Dicas inspiradoras para abrir sua mente e ajudá-la a alcançar sucesso em todas as áreas de sua vida

0 1346

criatividade

A maioria de nós deseja ter a habilidade de desenvolver coisas inovadoras, achar soluções diferentes para os problemas de sempre. Mas como? A boa notícia é que todos possuímos um potencial ilimitado de criatividade – basta que acionemos essa habilidade! E ela também pode ser aprimorada. Quanto mais você pratica, mais preparada se torna para resolver dilemas complexos e achar soluções desejáveis. Veja formas de expandir sua criatividade já:

1. Mude convicções e rotinas. Expressões como ‘ihh, já vi isso antes, não tem jeito’, ‘não adianta tentarmos isso’ ou ‘sempre fizemos do mesmo jeito, por que mudar?’ são perigosas para o processo criativo e limitam a inovação. É preciso questionar processos, sistemas e métodos para que sejam melhorados ou até transformados”, aconselha o consultor Jean Sigel, cofundador da Escola da Criatividade, focada em criatividade e inovação aplicadas aos negócios.

2. Acrescente o improvável. Tente juntar mentalmente dois elementos de universos que, aparentemente, não se conversam. Astronauta com criança. Segunda guerra e marcianos… Sempre vai sair coisas interessantes da combinação.

3. Erre mais ou pelo menos tenha menos medo de errar. Somente com tentativa e erro alcançamos resultados inovadores, lembra Jean.

4. Risque e rabisque. Pensar de maneira visual é fácil e produtivo e fica ainda melhor se a gente consegue libertar a mente das ideias negativas e abre espaço para outras positivas.

5. Pergunte mais. Jean também orienta apostar mais nas indagações do que nas respostas para entender o problema a fundo e levantar o maior numero de soluções possível, facilitando achar a peça-chave inovadora. “Muitas vezes focamos tanto no problema que nos limitamos a buscar uma ou duas respostas rápidas”, avisa o consultor.

6. Visite lugares mágicos. Viajar é outra maneira maravilhosa de abastecer sua ‘caixa’ de ideias com comportamentos e referências visuais. Aproveite que este ano o calendário está cheio de feriados!