Como tirar manchas de roupas brancas

2 12115

É só a gente colocar uma roupa branca que parece que ela vira alvo de tudo que pode manchá-la, não é? Mancha de vinho, café, molho shoyu, caneta e gordura, por exemplo.

Remover-manchas-da-Roupa-Branca

As roupas brancas exigem muitos cuidados, já que têm tecido delicado e ficam manchadas com maior facilidade. Com o passar do tempo, as peças também adquirem uma coloração amarelada, que dificilmente se desprende das fibras do tecido.

Temos à disposição no mercado diversas opções de produtos para remover manchas, mas nem sempre funcionam para todos os casos, ou não são suficientes. Existem dicas caseiras que podem ajudar muito, até porque, em alguns casos, podemos não ter o produto para tirar manchas por perto e o melhor é tentar limpar a mancha o quanto antes. Quanto mais cedo você se livrar dela, maiores são as chances de conseguir um bom resultado, porque não dá tempo de as partículas grudarem e serem absorvidas pelo tecido.

Manchas de vinho

mancha de vinho

Uma dica prática para as manchas de vinho (e também as de gordura), é imediatamente aplicar farinha de trigo, sal, farinha de mandioca ou bicarbonato de sódio. Polvilhe um dos ingredientes citados na região e espere alguns minutos, até o pó sugar toda a substância da mancha.

Nos casos em que a mancha já secou, coloque a peça de molho em um recipiente com leite por alguns minutos e depois enxágue, o tecido fica limpo e livre de sujeiras.

Outra técnica é aplicar água oxigenada ou vinagre branco de álcool sobre a região, deixe agir até que a mancha de vinho desapareça.

Mancha de tinta de caneta

como-tirar-mancha-de-tinta-de-roupa-6

As manchas de caneta são as mais difíceis de serem retiradas. Uma dica é molhar um pedaço de algodão no álcool e apertar sobre o tecido, para retirar o excesso de tinta. Logo em seguida, coloque um pouco de detergente na mancha e deixe agir até que suma. Se a mancha persistir, lave a região manchada com sabão de coco e água morna.

Mancha de graxa

01_header-blog_oleo

A de graxa pode estragar a roupa, se não for removida com rapidez. Se ela ainda for recente, misture em um recipiente, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com o suco de um limão grande. Aplique a pasta sobre as manchas de graxa e deixe agir o tempo que precisar. Quando a peça estiver limpa, lave normalmente.

Mancha de café

CAFÉ

É a mais comum das manchas, mas é também a mais fácil de ser removida. Coloque vinagre sobre a região suja e deixe a solução agir. Depois, lave a roupa normalmente, na máquina, ou no tanque.

Mancha de suor

VINHO

As manchas amareladas na região das axilas que surgem em camisas, são causadas pela junção do suor com os resíduos de desodorante. Para limpar, jogue um pouco de vinagre nas manchas e deixe agir por 30 minutos. Depois, lave as peças em água quente, com sabonete neutro, ou sabão de coco.

Outra dica é misturar uma colher de lustra móvel, com uma colher de detergente, aplique esta mistura sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos. Esfregue com uma escovinha e enxague.

Mancha de molho shoyu

07manchas

Caso respingue o molho na sua roupa, e você estiver no restaurante, peça ao garçom um pouco de nabo em tirinhas e esfregue no local. A mancha vai sair e depois é só você lavar a peça normalmente. Está técnica funciona apenas em tecidos sintéticos.

Se aconteceu em casa, com a ajuda de um pano branco, passe na mancha uma mistura de água quente com algumas gotas de suco de limão e um pouco de detergente neutro. Faça isso o mais rápido possível, e a mancha será eliminada.

Mancha de Batom

elimina-manchas-com-vinagre-acucar-ou-louro

Para tirar manchas de batom, use uma mistura de duas colheres de água oxigenada dez volumes e uma colher de água. Aplique essa solução em cima da mancha e deixe agir por cinco minutos. Depois, esfregue um sabonete branco na mancha e lave a peça normalmente.

Mancha de Molho de Tomate e Catchup

como-tirar-mancha-de-molho-da-roupa

Antes de tudo, tire o excesso com um papel-toalha. Depois, jogue água morna e detergente neutro sobre a mancha. Deixe agir também por cinco minutos. Lave em seguida, a mancha irá sair tranquilamente.

A lavagem adequada das peças de roupas brancas

como-deixar-as-roupas-brancas

Após remover as manchas, é importante lavar a peça por inteiro. Para acabar com o amarelado e trazer de volta a brancura original da roupa, prepare uma solução com 50% de água e 50% de vinagre branco de álcool. Deixe as peças de molho por alguns minutos. Em seguida, enxágue muito bem a peça e lave na mão com sabão de coco. Evite usar água sanitária ou alvejantes, que são altamente abrasivos e podem estragar o tecido.

Interessante saber que existem produtos caseiros ao nosso alcance que podem nos salvar em momentos como estes. Acidentes acontecem mas a solução prática pode estar mais à mão do que a gente imagina!

bj pra vcs

Fabi Scaranzi