Menu
 3149
Como fazer para tratar cães estressados
massagem-em-caes

(Foto: Shutterstock)

Nós somos apaixonados pelos nossos cães, mas quando eles são bravos, agressivos e agitados, nos deixam muito preocupados, não é? Embora a agitação e as travessuras não sejam doença, mas uma questão comportamental, existem várias opções de tratamentos para quem quer deixar seu companheiro mais calmo e mais feliz.

O primeiro passo é entender o que pode estar causando o estresse no animalzinho. Cachorros precisam de atenção, carinho, cuidados e praticar suas atividades. Deixar o cão muito tempo sozinho ou preso em locais pequenos pode deixar o animal bem nervoso. Por outro lado, os cães que são muito mimados pelos seus donos, tendem também a ficar agressivos quando são deixados um pouco de lado por algum motivo, ou mesmo, se o dono altera algo em sua rotina. Tudo que roube a atenção que o cão estava acostumado a ter, o afetará profundamente.

Cães que de uma hora para outra passam a fuçar o lixo da casa, destruir objetos, lamber os pelos frequentemente, ou passam a se morder, sem motivo aparente, estão dando sinais de que precisam de atenção.

As alternativas em tratamentos existentes hoje podem ajudar, e muito, a resolver esse problema. Uma delas é a massoterapia, o trabalho com massagens em determinados pontos do corpo do animal o deixa mais relaxado. Há profissionais no ramo e cursos que você mesma pode fazer para aplicar.

Outra opção é a acupuntura. A aplicação é feita uma vez na semana, com duração de 10 a 15 minutos. O tratamento pode durar em média de 6 a 8 sessões. Muitos veterinários têm se especializado na acupuntura ideal para lidar com problemas crônicos, disfunções cerebrais ou musculares e, exatamente, as questões de ansiedade e inquietação.

(Imagem: Reprodução/Pinterest)

O ideal é aliar um desses tratamentos ao adestramento, melhorando assim a educação e disciplina do seu cãozinho. O adestramento deixa o cão ocupado e mais atento aos comandos, além de trazer mais atividade para a vida do animal. Assim como nós, os cães também ficam entediados, porém dependem da nossa atenção e cuidados para terem distrações e uma vida mais saudável. Converse com ele, em tom amigável, ensine tarefas como ir buscar um objeto arremessado e, sempre que puder, mostre-se presente.

Brinquedos para driblar a ausência

Gostaria de se dedicar mais ao seu animalzinho, mesmo quando está ausente? Crie brinquedos e distrações para que eles tenham o que fazer, enquanto estiverem sozinhos. Fazer furos nas laterais de uma garrafa pet vazia e enchê-la de ração é uma forma de manter o cão em atividade sozinho, pois ele gastará tempo buscando alcançar o alimento.

Dar itens mastigáveis é um ótimo desafio para os cães que gostam de destruir coisas. Existem diversos brinquedos que podem ser aliados desta atividade. Na falta de uma bola, um osso, ou brinquedos específicos, você pode oferecer ao cão garrafas plásticas (sem tampa) para morder, ou coco verde para despedaçar. Saídas caseiras que em geral funcionam.

Por fim, não se esqueça de sempre levar seu cãozinho para uma consulta com o veterinário. Em alguns casos, o estresse pode estar associado à alguma dor, vermes ou doença e aí ele precisará de cuidados especiais. Se essa hipótese for descartada, siga nossas dicas e aproveite seu companheiro muito mais calmo e tranquilo.

Bj pra vcs

Fabi Scaranzi

 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação