Como montar arranjos de flores para sua casa

Você não precisa de muito para dar vida à sua casa! Copie esse passo a passo para montar arranjos de flores lindos e sofisticados

1 2511

fabi-flor

Engana-se quem pensa que é preciso muito pra deixar nossa casa mais bonita e cheia de vida. Já sugeri aqui no site ideias para decorar o ambiente usando papel de parede, quadros, espelhos… e hoje trago o passo a passo pra você mandar arranjos de flores como aqueles que a gente compra em floriculturas.

Pra montar diferentes arranjos de flores, você não precisa muito, só é preciso tomar cuidado na hora de escolher o tema do seu buquê e quais flores misturar. Confira abaixo o passo a passo.

Escolha a cartela de cores
A escolha da cor das flores é importante. Não dá pra negar que arranjos de flores bem coloridos são lindos, mas será que combinam com o visual da sua casa? Se na decoração do ambiente prevalecer o azul, por exemplo, talvez valha a pena montar um arranjo no mesmo tom, ou até mesmo em branco, desde que seja monocromático. Caso a decoração da sua casa puxe para o branco, aí abuse das cores sem pensar. Cores fortes estão liberados!

Não deixe espaços sobrando no vaso
As flores devem ficar perto umas das outras e não cair sobre as bordas do vaso. Mas lembre-se: lotar seu vaso de flores não significa amontoá-lo. Elas flores devem ficar próximas, com sem estarem “apertadas” demais.

Determine a altura do buquê
Na hora de escolher a altura dos seus arranjos de flores, é preciso levar em conta onde seu buquê será colocado. Mesas de jantar e aparadores pedem arranjos mais altos, enquanto mesas de centro ficam mais harmoniosas com buquês mais discretos. Por isso, se o arranjo for menor, não esqueça de cortar os talos das flores.

Corte a ponta dos talos
Use tesouras de jardinagem e retire a parte do talo para que as flores caibam arrumadinhas no seu arranjo. Se o arranjo for alto, você pode deixar algumas flores (mas só algumas!) um pouco mais altas. Isso cria um efeito diferente ao buquê.

Cuidado com as flores
Para mantê-las frescas por mais tempo você pode embrulhar as pontas de rosas em papel marrom e molha-las em água fervente. Isso força o ar para fora dos talos. Deixe as flores na água até esfriar e depois corte novamente os talos. Se você optar um arranjos de flores tropicais, passe um pouquinho de spray de óleo de comida para ajudar a selar a umidade.

Adoro quando minha casa fica assim, cheia de flores e cheia de vida!

Adoro quando minha casa fica assim, cheia de flores e cheia de vida!

Vire o vaso constantemente enquanto coloca as flores nele
O motivo? Isso garante que seu arranjo seja montado por inteiro, sem que fiquem buracos entre as flores.

Primeiro as flores abertas, depois os botões menores
Para dar um efeito ainda mais bonito aos seus arranjos de flores, certifique-se de dar destaque às flores já abertas e, em torno delas, coloque os botões mais fechadinhos. Coloque flores menores nas pontas e deixe as maiores e mais altas no centro e em cima.

Certifique-se de dar suporte ao seu buquê
Para garantir que ele não caia para um lado, use ramos largos e folhosos para segurar as flores mais delicadas e fazer um fundo para os arranjos de flores com muito verde. Uma dica é enrolar um elástico de cabelo em volta dos talos do buquê na altura da água para deixar as flores juntas e força-las a ficarem próximas umas das outras.

Mantenha distância
Na hora de montar seu arranjo, afaste-se dele algumas vezes para ter uma melhor noção de como está ficando. Ficar muito perto do buquê pode te dar uma noção errada de escala.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi