Menu
 2424
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Como perder o medo de gravar Stories ou aparecer nas redes sociais
Você tem vergonha de gravar Stories e morre de medo de ser julgada nas redes sociais? Aprenda como trabalhar sua autoconfiança e usar as mídias digitais a favor da sua imagem e negócio

comunicação - medo de gravar stories foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Quando eu falo nas minhas palestras e workshops sobre comunicação e autoconfiança, uma das queixas constantes que eu recebo é o medo de gravar Stories no Instagram e dar as caras nas redes sociais. O problema é que, principalmente para quem é empreendedora e tem um negócio próprio, as redes sociais são uma ferramenta fundamental para tornar o produto ou serviço conhecido e, mais ainda, consolidar a marca em meio a um mercado tão competitivo.

É aquela coisa: quem não é visto não é lembrado! Mas, então, como perder esse medo e superar essa insegurança?

Primeiro, é preciso identificar o seu real motivo do seu medo. Será que essa limitação está ligada a dificuldade em se comunicar? Ou seja, como falar de maneira envolvente, assertiva, que deixe o outro curioso e interessado… Ou será a necessidade de se expor e correr o risco de passar vergonha, de ser julgada ou de “fazer papel de boba” para um grande número de seguidores?

Medo de gravar Stories x Síndrome da Impostora
Engajamento, aproximação… Não tem jeito, os Stories são fundamentais para aproximar você do seu público e tornar a relação cliente/empresa mais humana e pessoal.

O que pouca gente sabe é que esse medo de gravar Stories está ligado diretamente a Síndrome da Impostora. Nunca ouviu falar? A Síndrome da Impostora nada mais é do que se autojulgar incapaz e subestimar as próprias habilidades. No caso dos Stories ou de gravar vídeos para outras redes sociais, como o Facebook ou LinkedIn, a Síndrome aparece quando a pessoa não se acha boa o suficiente, bonita o suficiente, quando não acredita que tem conteúdo interessante e significativo para passar a diante. Resultado: o próprio medo e falta de confiança em si mesma viram seus maiores sabotadores.

Como perder o medo de gravar Stories e aparecer nas redes sociais
Precisa superar o medo de gravar Stories e não sabe por onde começar? Confira as minhas dicas para ganhar mais autoconfiança e dominar as redes sociais:

– Não se assista. É isso mesmo! Quanto mais você assistir um vídeo que gravou de si mesma, mais “defeitos” você vai encontrar. Tenha em mente que a ideia dos Stories é ser natural, espontânea. Eles não precisam ser perfeitos.

– Não se intimide com piadinhas. Quem é ativo nas redes sociais, normalmente é seguido por tios, primos, colegas de faculdade… Aí, bastou um Story para você ser chamada de “blogueirinha” ou ser perguntada sobre os famosos “recebidos”. Entenda que não importa o que você faça ou qual seja o seu ramo de atuação, sempre haverão pessoas para te julgar ou criticar. Se você der ouvidos a cada um desses comentários maldosos, nunca vai ser capaz de dar um passo à diante.

– Treine seu Stories até pegar confiança. Se o seu medo é tanto que faz sua mão tremer e a voz gaguejar, experimente treinar algumas vezes antes publicar seus vídeos nas redes sociais. A prática e o tempo vão ajudar a deixar sua relação com essa ferramenta cada vez mais leve e natural.

 – Aceite que ninguém mais “acha esquisito”. Quando os Stories surgiram, era comum mesmo a gente estranhar ao ver uma pessoa gravando vídeos dentro de um supermercado ou na fila do cinema. Hoje, ninguém mais liga! A gravação se tornou algo tão comum no dia-a-dia que ninguém vai achar estranho se você decidir gravar Stories no meio de um evento, numa loja ou ao ar livre. Acredite, os autojulgamentos são muito mais fortes e sabotares do que aqueles vindo de pessoas que presenciaram a sua gravação.

– Encontre seu diferencial. Está com medo de parecer boba na frente das câmeras ou de as pessoas acharem que o que você disse ou mostrou não é importante o suficiente? Pare para pensar no diferencial do seu produto, serviço ou mensagem. Encontre algo que só você tenha a oferecer e faça desse o seu foco. Fica muito mais fácil mostrar as caras e se expor quando você acredita no valor único e exclusivo daquilo que está prestes a dizer.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação