Menu
 1698
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Comunicação Proativa: descubra o que é e como pôr em prática já
Pratique as técnicas da Comunicação Proativa e blinde seus relacionamentos pessoais e profissionais

comunicação - comunicação proativa foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Não é de hoje que eu falo aqui como a comunicação é a chave para qualquer relacionamento, seja afetivo, familiar ou profissional. Sabia que os três maiores vilões da comunicação são os chamados 3Ds? Desconexão, desonestidade e deslealdade! Quando a comunicação é interrompida por qualquer um desses fatores, ela pode manifestar uma série de resultados negativos.

Para evitar essas armadilhas e cultivar relacionamentos saudáveis, seja com o parceiro, com os pais e filhos ou até mesmo com o chefe ou colegas de trabalho, precisamos trabalhar o que especialistas chamam de “Comunicação Proativa”.  Quer saber como? Anote já as minhas dicas:

1. Exponha seus sentimentos
Ao expressar sua frustração sobre o comportamento do outro, evite o tom e palavras de acusação. Concentre-se em expor apenas seus próprios sentimentos, que são incontestáveis.

Ao invés de dizer “Você não se incomodou em ajudar nenhuma das tarefas e eu fiquei sobrecarregada”, pense por alguns minutos como você se sentiu em relação a isso e exponha seu descontentamento, dizendo “Estou frustrada por ter tido muitas tarefas essa semana e não ter recebido nenhum tipo de ajuda. Podemos conversar sobre isso?”

2. Aposte no pensamento
Antes de dizer algo, considere o seguinte: O que você está prestes a dizer é verdadeiro, útil, inspirador, necessário e gentil? Deixe esses cinco parâmetros de referência guiarem sua comunicação, seja na hora de dialogar com seu chefe, com seus funcionários, com seu marido ou filhos.

3. Não esqueça a regra de ouro
Quando o assunto é Comunicação Proativa, muitas vezes é preciso voltar a algumas regrinhas básicas. A principal delas? Ao se comunicar, pergunte como você gostaria de ser tratada naquela situação.

A ideia é sempre expor suas ideias, opiniões, críticas, sugestões ou queixas de maneira que o outro possa ouvi-la sem deixar de se sentir apoiado, amado ou respeitado. Escolha as palavras certas, amenize o tom de voz e tome cuidado com expressões de acusação ou crítica.

comunicação - comunicação proativa foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

4. Trabalhe a escuta ativa
Na Comunicação Proativa, para garantir que você entenda completamente a mensagem que está recebendo, é preciso ouvir ativamente. Refletir o que você ouve antes de dar uma resposta, pode desembaraçar todas as linhas de comunicação que foram cruzadas na entrega da mensagem.

Se precisar, vá um pouco mais longe e tente reformular a mensagem do outro com suas próprias palavras, permitindo que ele corrija os pontos perdidos.

5. Preste atenção na sua linguagem corporal
Grande parte da nossa comunicação é feita sem palavras. Verbalmente, você pode até dizer “sim”, mas a mensagem terá um efeito oposto se você mantiver uma postura fechada e retraída. Cuidado para não cruzar os braços, desviar o olhar, curvar as costas ou manter os pés arqueados para dentro. Parece inofensivo, mas essas posições corporais criam barreiras na Comunicação Proativa e passam a impressão de que você não está aberta ao que o outro tem a dizer.

E, por fim, tenha em mente que seus relacionamentos podem prosperar quando você trabalha novas habilidades de Comunicação. Mesmo nos momentos de discussões, onde as opiniões são diferentes, procure se lembrar de que ao se expressar com respeito e compaixão, o resultado é sempre positivo.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação