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Cabelos: Cuidados especiais na prática esportiva

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A busca pela qualidade de vida, saúde e bem-estar  trouxe a prática de esportes para o dia-a-dia das pessoas no mundo moderno. Vários benefícios à saúde física e mental levam as pessoas à escolha da prática saudável de esportes e à uma mudança de hábitos diante da escolha por uma vida equilibrada, que inclui uma alimentação mais nutritiva.

Acredito que tudo isso seja muito importante e signifique um grande bônus tanto para corpo, mente e alma… Mas o que tudo isso tem haver com a saúde doas cabelos? Mais do que você possa imaginar. A escolha por um modelo de vida mais equilibrado e saudável, só traz benefícios inclusive para o cabelo. A prática de esportes somada à uma boa alimentação melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar e isso resulta também na produção de fios mais fortes e saudáveis .

Temos apenas que ter cuidado com os hábitos que vem junto à pratica esportiva, para não danificar os fios e deixar resíduos no couro cabeludo. Como assim? Vamos entender .

A prática de esportes implica numa necessária mudança de hábitos com os cabelos . Quando praticamos qualquer atividade física temos a produção de extra de suor e ele é composto de 99% de água, eletrólitos, uréia, aminoácidos, sacarídeos e lipídeos, com PH ácido. Os resíduos de suor acumulados no couro cabeludo e nos fios podem provocar o seu ressecamento.

Por outro lado, 95% das pessoas que praticam esportes  lavam seus cabelos logo em seguida, o que é correto, pois o suor residual é removido. Mas o problema é que após lavar ocorre a finalização (secagem , escova, chapinha ou baby liss). E isso, por três a seis vezes na semana, durante 365 dias ao ano ao longo de uma vida, ou seja um grande desgaste. Para ter uma boa saúde no couro cabeludo é necessário lavar sempre que ocorrer a transpiração. Mas o lavar com muita frequência, pode prejudicar os fios, pois não deixa ocorrer a produção natural de lipídeos do couro cabeludo que é o que os nutre.

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Sem falar na busca de métodos milagrosos de alisamentos (progressivas) com química pesada para facilitar o dia a dia. Nestes casos o desgaste é ainda maior.

O que fazer então? Lavo e mantenho meu couro cabeludo saudável ou não lavo e mantenho meu fio menos desgastados? Dura escolha.

No Laces , sempre que a cliente vem pela primeira vez , fazemos uma análise capilar e entendemos a necessidade do dia a dia desta cliente X, com cabelo X, e quais componentes e processos químicos foram feitos. A partir dessa análise indicamos a forma mais saudável de cuidar desse cabelo em seu dia a dia. Criamos o que chamamos de #cronogramacapilarlaces , que consiste em uma sequência de tratamentos feitos no salão e em casa para melhor devolução de nutrientes essenciais para cada necessidade de cada cliente (RevitLaces, NutriHairLaces , HairtratLaces).

Na verdade , não existe certo ou errado, existe o que é melhor adaptável a sua necessidade . Lavar de forma consciente e saudável (com produtos diluídos para não deixar resíduos químicos no couro cabeludo) e com produtos adequados a seu cabelo.

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O fato é que lavar todos os dias promove um desgaste na fibra capilar, transpirar resseca e cria muita porosidade aos fios e isso somado a processos químicos ( progressivas, reflexos, tinturas, alisamentos ) existentes , potencializa ainda mais o desgaste ,então vamos aprender :

Quando praticamos esporte, aquecemos o couro cabeludo e acontece a transpiração, que é acida e tem sal , então proteja esses fios com um creme de tratamento ou um óleo nutritivo, pois assim impedirá a desidratação dos fios, além de ser um aproveitamento do tempo do esporte para nutrir os fios. Claro que a escolha do produto é de extrema importância, por isso busque produtos que possam ser usados a seco (com cabelo seco, para não ficar escorrendo durante o esporte) e que tenham em sua composição nutrientes que vão agregar estruturas aos fios ( proteínas, aminoácidos).

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No Laces temos 3 tipos : nutriente para cabelos mais finos, com ou sem química , nutriente para todos tipos de cabelos e o forte  SSoro, também para todos tipos de cabelos, quando precisam de reconstrução da massa capilar.

A natação é um esporte promove um grande desgaste ao cabelo, em contato com a água clorada da piscina, por isso sempre proteja os fios e use toca de silicone para proteger os fios. O sol também degrada a proteina dos fios, por isso a prática de esportes ao ar livre deve ter um cuidado especial .

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Minhas dicas para cuidar dos cabelos em relação à prática esportiva:

– Tenha uma alimentação saudável, rica em nutrientes

– Beba bastante água (2 litros no minimo)

– Tome vitaminas específicas para os cabelos pelo menos 4 meses no ano

– Faça Detox capilar 1 vez por mês

– Use 2 vezes por semana máscara nutritiva (reconstrução /nutrição)

– Lave sempre os cabelos após a prática de esportes

– Use shampoos menos químicos, com ingredientes naturais

– Use água mineral no último enxague (250 ml )

– Quando praticar esportes ao ar livre , proteja o cabelo do Sol, com protetor e boné

– Desembarace os fios com cuidado, especialmente quando estiver molhado

– Não durma de cabelos molhados

– Evite uso de chapinha e babyliss ( no máximo 1 vez na semana).

Tudo isso irá ajudá-la a manter os cabelos mais saudáveis.

Cris Dios
www.lacesandhair.com.br
@crisdioslaces | @lacesandhair

*Imagens: Shutterstock


Cosmetóloga, formada pela Universidade Oswaldo Cruz, é a responsável por desenvolver a primeira linha de cosméticos brasileiros com ingredientes orgânicos para o tratamento dos cabelos. Além de proprietária de uma distribuidora de cosméticos, é hairstyle do Laces e Hair, primeiro Spa para cabelos e beleza do Brasil.
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