Menu
 3602
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Dicas poderosas de comunicação para mulheres empreendedoras
Muito mais do que uma ideia inovadora, é preciso saber se comunicar de maneira direta e eficiente para conquistar novos clientes e fidelizar seu público. Aprenda como fazer!

trabalho - dia internacional da mulher comunicação foto destaque

(Imagem: Shutterstock)

Como mulheres, sabemos como é difícil sermos ouvidas no mercado de trabalho. Infelizmente o preconceito ainda existe e a desigualdade de gêneros continua enorme. Como empreendedoras, esse desafio pode ser ainda maior.

É verdade que vender um produto ou serviço inovador e de qualidade é importante, assim como a propaganda e a excelência no preço e na entrega, entretanto, existe, sim, uma última habilidade que pode fazer a sua empresa se destacar no mercado: sua comunicação como gestora.

Separei algumas dicas especiais para mulheres empreendedoras que precisam melhorar sua comunicação e atrair com sucesso até o mais difícil dos públicos. Anote aí!

Aposte na lógica
Vai apresentar seu produto ou serviço para um novo cliente em potencial? Aposte em argumentos lógicos ao invés de apelar para o emocional para enfatizar seu ponto de vista. Dica importante: evite frases emocionalmente carregadas, como “eu sinto que”, uma vez que elas podem prejudicar sua credibilidade. Apresente seus pontos com uma linguagem que mostre que você tem um plano de ação a longo prazo. Mas, atenção: apostar na lógica não significa, necessariamente, fazer uma apresentação fria. Entre dados, gráficos e planilhas, é preciso criar uma relação de proximidade com o público ou cliente, mesmo que seja através de exemplos, inclusive pessoais.

Fale com convicção e autoridade
O Incedo Group, empresa de consultoria de desenvolvimento organizacional americana, lançou em 2018 um artigo explicando que nós, mulheres, precisamos equilibrar credibilidade, simpatia e autoridade – três habilidades cruciais para uma comunicação eficaz – principalmente se estivermos entrando agora no universo do empreendedorismo. Como? Projete sua confiança conduzindo a conversa e trazendo-a de volta ao tópico quando/se ela sair do curso. Nunca comece uma frase com “eu posso estar errada sobre isso”, ou “infelizmente não sei se posso”. Seja direta! Esses “avisos” podem passar a impressão de fraqueza ou incerteza, desvalorizando seu serviço. Por fim, não se deixe ser interrompida. Se alguém cortar você, diga educadamente, mas de maneira direita “com licença, ainda não terminei” e continue seu discurso.

trabalho - dia internacional da mulher comunicação foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

Seja breve
Seja sucinta nas conversas de negócio, incluindo apenas os detalhes pertinentes. Embalar seu público numa primeira conversa com uma avalanche de informaões pode confundir e até fazer com que ele perca o interesse. Além disso, dar muita explicação ou levar muito tempo para chegar ao ponto mais importante do seu argumento diminui sua credibilidade. Seja direta ao se comunicar, mesmo se estiver tendo uma conversa difícil.

Preste atenção na linguagem corporal
O modo como você se comporta e interage com os outros tem tanto impacto quanto as palavras que você diz, então aprenda a usar a linguagem corporal também a seu favor. Ao interagir com colegas, equipe de trabalho ou clientes, demonstre confiança e assertividade ao fazer contato visual e apertar a mão de alguém com firmeza. Preste muita atenção à linguagem corporal do outro para avaliar sua conexão. Por exemplo: a outra pessoa está sorrindo e balançando a cabeça ou franzindo a testa e cruzando os braços? Aprenda também as diferentes maneiras pelas quais homens e mulheres usam e interpretam a linguagem corporal. Homens tendem a acenar com a cabeça quando concordam com o que estão ouvindo, enquanto as mulheres tendem a acenar para reconhecer que entendem a outra pessoa. Estude essas diferenças de gênero para garantir que seus clientes vão compreender você e como você pode precisar alterar sua linguagem corporal para garantir que suas ideias sejam 100% captadas.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação