Menu
 1494
Dores nas articulações? Conheça oito possíveis causas
Dores nas articulações têm atrapalhado a sua rotina? Confira uma lista de diferentes causas e aprenda já o melhor tratamento para fazer em casa

saúde - dor nas articulações foto de destaque

Não é incomum sentirmos uma dorzinha ou outra nas articulações, principalmente depois de esforços físicos muito grandes. Entretanto, se a dor é constante, isso pode ser um sinal de que algo um pouco mais sério está acontecendo.

Para quem não sabe, as articulações são responsáveis por conectar dois ou mais ossos. E temos muitas, viu? Das mãos até os cotovelos, dos quadris até os joelhos, nos pés, na coluna, no maxilar…

Especialistas em reabilitação e medicina física do hospital americano Mount Sinai explicam que as dores nas articulações podem aparecer por diferentes razões e, para todas elas, é fundamental consultar um médico. Mas, aqui vai uma boa notícia: a maioria das causas é benigna e, se tratada corretamente, a dor desaparece em algumas semanas. Se você faz parte do time que sofre constantemente com essa dorzinha super chata, dá uma olhada nessa lista de possíveis causas.

Artrite

A causa mais comum de dores nas articulações vem da osteoartrite – um desgaste degenerativo que ocorre nas articulações à medida que envelhecimento. Ou seja, com o passar dos anos, a cartilagem que protege as nossas articulações começa a se romper, deixando a região desprotegida e causando o incomodo.

Lesões

Outro tipo de dor muito comum nas articulações é a causada por lesões e aparece frequentemente em quem tem o hábito diário de praticar atividades físicas. Acompanhada de sintomas aparentes, como inchaço e vermelhidão na pele, essa dor é causada principalmente por conta de um alongamento excessivo dos ligamentos.

Gota

A gota é uma forma de artrite caracterizada por dor intensa, vermelhidão e sensibilidade nas articulações. Ela geralmente se desenvolve repentinamente e ataca apenas uma articulação, especialmente no dedão do pé, no tornozelo ou no joelho.

Bursite

A bursite nada mais é do que uma espécie de artrite. A dor, aqui, não é causada pela articulação, mas sim pela Bursa – um tipo de “almofada” encontrada entre as estruturas móveis do nosso corpo. Quem sofre de bursite constantemente se vê com regiões inflamadas, sensação de rigidez, sensibilidade e muita dor.

saúde - dor nas articulações foto de dentro 1

Tendinite

De acordo com especialistas americanos da Clínica Mayo, a tendinite é a inflamação de um tendão – cordão que liga o músculo ao osso. Como as articulações são frequentemente cercadas e apoiadas por tendões, a tendinite pode se manifestar como dor articular. Suas causas? Movimentos repetitivos, principalmente no trabalho ou na prática de esporte, com destaque para os ombros, cotovelos e pulsos.

Gripe

Parece estranho, né, mas a gripe pode, sim, causar outros sintomas além de febre, coriza e sensação de mal-estar. Pesquisas realizadas pela Harvard Medical School comprovaram que em casos de grifes fortes, as dores das articulações vêm acompanhadas de dores musculares, por isso a necessidade do repouso por alguns dias.

Doença de Lyme

Embora rara, a doença de Lyme, transmitida pela picada de certos tipos de carrapatos, pode causar dores e inchaços nas articulações, além de fadiga, febre, manchas na pele, dor de cabeça, fraqueza e mal-estar.

Febre reumática

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a febre reumática provoca inflamação – especialmente no coração – nos vasos sanguíneos e nas articulações. Seus sintomas incluem febre, palpitação, fadiga, dor de garganta e articulações sensíveis e dolorosas. O tratamento envolve medicação, muitas vezes pela vida inteira.

Tratando dores nas articulações em casa

Parece estranho, mas especialistas garantem que uma das maneiras mais eficazes de aliviar a dor nas articulações de forma natural e longe de qualquer remédio é colocando o corpo pra se mexer. Diferente do que muita gente pensa, o repouso não é recomendado, uma vez que ao limitar o movimento a fim de não agravar a dor, você torna os músculos ao redor das articulações mais fracos e suscetíveis a novos problemas de saúde.

Então bora malhar? Não precisa ser nada muito pesado, viu? Caminhadas, yoga, natação, hidroginástica e pilates farão você se sentir melhor instantaneamente.

saúde - dor nas articulações foto de dentro 2

Quando pedir ajuda

É fundamental procurar um especialista se a dor nas articulações estiver afetando a sua rotina, seja no trabalho, na prática de esportes ou vida social. Se a dor não melhorar em uma semana ou duas, ou se for intensa e não permitir atividades normais do seu dia-a-dia (até mesmo o seu sono!), recomenda-se procurar um médico o quanto antes.  Eles ajudarão você a voltar ao seu ritmo normal e receitarão tratamentos mais específicos, seja com remédios ou até mesmo com fisioterapia.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação