Menu
 4781
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
10 maneiras práticas de começar a economizar dinheiro agora mesmo
Pequenos hábitos com dinheiro ajudam (e muito!) a garantir o saldo bancário no azul no fim do mês. Confira já 10 dicas simples para colocar em prática ainda hoje!

Precisando economizar dinheiro, mas não sabe como? Muitas vezes a gente nem percebe, mas pequenos gastos diários podem fazer uma diferença absurda no nosso orçamento. Pensando nisso, separei 10 truques simples para você colocar em prática ainda hoje e garantir que sobre um dinheirinho a mais no fim do mês. Espia só!

Faça um faxinão na sua casa

O motivo? Ao organizar seus materiais de escritório ou até mesmo os produtos de limpeza ou ingredientes na despensa, você controla o que está faltando e não corre o risco de gastar dinheiro comprando nada repetido.

Avalie as compras a curto e longo prazo

Não adianta negar: muita coisa a gente compra por impulso. Aquele frigobar pode até deixar sua sala charmosa num primeiro momento, mas com o tempo vai ser só mais uma geladeira ligada à toa. Será que esse gasto é realmente necessário agora?

Coloque todo dinheiro que gastou no papel

Nada de ficar fazendo contas mentais, principalmente depois de receber seu salário, 13º, bônus ou promoção, porque dificilmente você vai conseguir contabilizar seu dinheiro nos lançamentos futuros. Anote todas as entradas e retiradas – inclusive o cafezinho no meio da tarde – numa planilha mensal detalhada.

Troque livros escolares com outros pais

Quem é mãe sabe como livros didáticos custam muito dinheiro e somam um gasto significativo no começo do ano. Minha sugestão? Crie um grupo com outros pais da escola do seu filho e sugira trocarem livros em bom estado. Tudo o que você precisa é doar os usados no ano anterior e procurar quem esteja doando os que seu filho vai precisar no ano seguinte. Essa corrente de troca é sustentável e super econômica.

Pesquise antes de contratar qualquer tipo de serviço

Pintura, conserto, jardinagem… escolha bem os prestadores de serviço que vão reformar a sua casa. Talvez valha mais a pena pagar um bom profissional do que economizar no serviço e ter que fazer pequenos reparos ao longo do ano.

Não vá ao supermercado quando estiver com fome

Na hora da fome, tudo no supermercado acaba parecendo tão saboroso que a gente não pensa se, de fato, estamos precisando levar aquele ingrediente ou snack. O mesmo vale para os shoppings. Nada de dar uma passeadinha durante os períodos de promoção. As chances de voltar pra casa cheias de peças que você não está precisando são enormes!

economize dinheiro

Cuide bem do seu carro

Leve seu automóvel para revisão periodicamente e garanta que ele esteja sempre limpo e com as peças em dias. É melhor trocar as pastilhas de freio de vez em quando por um preço em conta do que ter que trocar também os discos, que são bem carinhos.

Confira os valores de parcelas mensais e manutenção

Ainda falando sobre carros, se você está pensando em trocar o seu, antes mesmo de considerar o modelo, o ano e o preço do automóvel, pesquise sobre o valor do seguro, do IPVA e até mesmo das peças de reposição. Será que esses custos cabem no seu orçamento ou é melhor pensar em outro modelo mais acessível?

Tire os eletrônicos da tomada

Aquela luzinha vermelha da sua televisão – o famoso stand by – continua consumindo energia mesmo quando o aparelho não está sendo usado, aí, não tem jeito: a conta de energia sobe mesmo. Que tal tirar todos eles da tomada quando for sair de casa, principalmente durante viagens mais longas?

Use e abuse das chamadas de vídeo

Para quem faz viagens internacionais ou trabalha com empresas no exterior, o Skype, por exemplo, é um aplicativo indispensável. Ele permite que você converse ao vivo com outras pessoas em qualquer lugar do mundo – e sem gastar dinheiro! O programa funciona também pelo computador e notebook, tudo o que você precisa é de uma webcam. Não vai demorar até a sua conta telefônica despencar, pode acreditar!

Dicas anotadas?

Confira outras dicas de educação financeira aqui no site.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação