Estudo garante: existem 9 tipos de personalidade. Descubra a sua!

Líder, otimista, pacífica, quais traços dizem mais sobre a sua personalidade? Entenda como funciona o Eneagrama e aprenda a identificar quais dos nove tipos mais combina com você

1 1973

fabi eneagrama

Será que você é um 6, um 2, um 9? De acordo com o Eneagrama – estudo de psicologia que vem sendo analisado profundamente desde o século passado – cada uma dessas nove pontas da forma geométrica caracterizam a essência de um tipo de personalidade e suas características. O assunto é tão famoso que passou a ser analisado em muitos cursos de psicologia e pode até ter estudado à parte. Sua finalidade? Descobrir traços da sua personalidade e, através dessa descoberta tomar decisões mais assertivas de acordo com o tipo de pessoa que você é, tanto física quanto emocionalmente.

Como funciona o Eneagrama
Em termos prático, o Eneagrama nada mais é do que uma ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que acredita na ideia de que existem nove tipos fundamentais de personalidade, designados por números, do 1 ao 9. É claro que em cada pessoa existem características mais ou menos importantes de todos os tipos, porém, através do Eneagrama, você é capaz de identificar seus traços de personalidade mais predominantes e, baseando-se neles, crescer e amadurecer positivamente tanto no campo pessoal, quanto profissional.

Como o Eneagrama pode te ajudar
Essa ferramenta de autoconhecimento ajuda você a distinguir quem você é, quem gostaria de ser e aquilo que achamos que os outros pensam de nós, afinal nossa personalidade não é algo que podemos escolher, mas sim o resultado de um conjunto de estratégias de defesa que vamos desenvolvimento, de forma inconsciente, ao longo da vida.

Quer saber mais sobre o Eneagrama? Qualquer pessoa pode se jogar nesse universo, mas recomenda-se fazê-lo depois dos 23 anos (quando a personalidade já está reconhecida) e antes dos 55 (quando estamos mais predispostos a aprender e a crescer). Evite também fazê-lo em momentos de crise ou depressão, uma vez que sua carga emotiva pode estar associada à dinâmica do autoconhecimento.

fabi eneagrama2

Qual personalidade é a sua?
Saiba um pouquinho das nove opções e identifique a mais parecida com você!

1. O Perfeccionista: você uma pessoa comprometida em melhorar tudo que estiver a sua volta. Têm um senso prático exigente, que dá prioridade às tarefas a serem realizadas. Pode ser idealista, teimosa e mesquinha. São pessoas duras e intransigentes, apegadas à na filosofia do certo-errado, justo-injusto, adequado-inadequado, acreditando que o esforço as faz merecedoras. Práticas, determinadas e responsáveis, elas são verdadeiros líderes.

2. O Prestativo: amável, altruísta, extrovertida e envolvente, a pessoa que adota esse tipo de personalidade é centrada na emoção e tem uma percepção aguçada dos outros, tornando-se uma conquistadora de primeira. São pessoas orgulhosas, prepotentes, apegadas e autossuficientes, acreditando que são capazes de tudo. Hábeis nas relações, costumam ser conhecidas como pessoas queridas e bem sociáveis.

3. O Bem-sucedido: com objetivos claros e grande capacidade de trabalho, a pessoa do tipo 3 tem o costume de deixar seus sentimentos de lado para dar prioridade ao sucesso profissional. Vaidosas que só elas, esperam ter seus esforços sempre reconhecidos e tem muito apego à imagem física. São flexivos, focados e motivadores, ao mesmo tempo que são nervosos e manipuladores.

4. O Romântico: sensíveis e emocionalmente instáveis a pessoa de personalidade romântica tem o costume de ser detalhista e criativa. Seu maior defeito é a inveja e a insatisfação, mesmo que inconsciente. Críticas, intuitivas, reflexivas e exigentes, essas pessoas são conhecidas também por sua autenticidade e tendência à solidão.

5. O Observador: essa pessoa ama a liberdade e a independência. Tem uma curiosidade incomum pelo entendimento e pelos mistérios da mente, tornando-se uma planejadora extremamente racional. Não tem uma boa relação com dinheiro, muitas vezes gastando bem mais do que pode. São pessoas individualistas e preferem passar um tempo de qualidade consigo mesmas, inclusive nos momentos de lazer.

6. O Questionador: pessoa com forte senso de responsabilidade e fidelidade, por visarem o controle e o equilíbrio, tem dificuldade em aceitar a ambiguidade. São pessoas atentas e desconfiadas, que preferem se preparar a ter que enfrentar qualquer improviso. O medo é o seu maior inimigo, por isso gostam se estarem sempre prevenidas, independentemente da situação. Rígidas e leais, a certeza é o seu maior conforto.

7. O Sonhador: também conhecido como o otimista, pessoas de personalidade tipo 7 são alegres, bem-humoradas e de uma energia cativante. Tem uma agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo e, sempre que podem, dão prioridade ao prazer. Sempre entusiasmadas e otimistas, acabam descontando suas ansiedades na comida. São sonhadores natos, cheios de ideais e planos, muitos beirando, inclusive, ao impossível.

8. O Confrontador: pessoa forte, realista e orientada para a ação e o trabalho. Seu lado prático pode torna-la agressiva e arrogante. Tem facilidade em mandar e liderar, dando prioridade para a realização. Dominantes, tudo ao seu redor pode ser intenso e desafiador, o que deixa qualquer situação mais interessante.

9. O Mediador: calma, amistosa e prática, o maior defeito do mediador é a grande dificuldade em dizer não. Preocupadas com o bem comum, pessoas com essa personalidade tendem a evitar um conflito em prol da paz e da tranquilidade. Flexíveis, elas acabam se tornando pessoas inseguras por ficarem sempre “em cima do muro”. Preguiçosas, elas se distraem facilmente, mesmo que sem querer. São agradáveis, carismáticas, amigáveis e vivem pelo outro, colocando as necessidades da família e dos amigos em primeiro lugar.

E aí, agora que você conheceu um pouco mais sobre o Eneagrama, conte pra mim qual personalidade é a sua!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: www.ieneagrama.com.br