Menu
 4205
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
12 dicas para vencer a timidez de uma vez por todas
Chega de se sentir mal ao ser apresentada à novos amigos, recusar convites para festas ou suar frio sempre que precisar fazer uma palestra do trabalho. Vencer a timidez é possível. Essas dicas te ensinam como

Overcoming-shyness

Quem não tem problema de timidez pode achar até bonitinho essa vergonha toda, mas só quem sofre desse mal sabe que a timidez não é nem de longe um truque para ser “fofa e meiga”. Pelo contrário, ela pode fazer um estrago danado, tanto nas relações sociais, quanto no ambiente corporativo, principalmente quanto a pessoa tímida em questão se sente fragilizada, insegura e se isola com frequência.

Sabia que uma a cada dez pessoas sofre de timidez e ansiedade crônica? Se você faz parte desse grupo que já fica vermelha, sua frio e começa a gaguejar só de pensar em dirigir uma palestra ou ser apresentada à novos colegas, aqui vai uma boa notícia: pesquisadores dos Estados Unidos descobriram 12 formas eficientes de vencer a timidez definitivamente, você só precisa ter paciência e vontade de mudar suas próprias atitudes.

1. Não faça propaganda
As pessoas acreditam que, ao revelarem seus problemas de timidez, serão facilmente poupadas de se exporem em público. Entretanto, o estudo revelou que o melhor é guardar esse traço da sua personalidade só pra você. Quem te conhece já sabe que você não gosta de “aparecer”, e quem está te conhecendo agora, talvez nunca tenha a oportunidade de notar. Afinal, a timidez não é uma característica tããão visível quando você pensa!

2. Saia das sombras
Se alguém tocar no assunto ou se uma situação surgir e sua timidez vir a tona, tente manter o tom casual. Mesmo que ela se torne parte de uma discussão, fale sobre seu problema de ansiedade despreocupadamente e admita que prefere ser uma telespectadora do que ter os holofotes todos sobre você.

3. Camufle suas reações
Se você é daquelas que sente o rosto arder só de notar todos os olhares em você, não confesse que a reação é consequência da sua timidez. O estudo garante que o melhor é recorrer a um plano B e dizer de forma casual que você sempre foi de corar facilmente. Afinal, uma situação desconfortável sempre aumenta a atenção dada à você e é exatamente isso o que você não quer!

header_image_how-to-overcome-shyness-around-men-fustany-living

4. Evite o rótulo
Não rotule a si mesma como tímida – ou como qualquer coisa que envolva “ansiedade” ou “fobia social”. Deixe-se ser definida como uma mulher única e sem igual. Não é uma característica da sua personalidade que vai definir você. Você é muito mais do que isso!

5. Pare de se auto sabotar
Às vezes, nós realmente somos o nosso pior inimigo. Não permita que seu senso crítico te coloque para baixo. Em vez disso, procure analisar o poder da sua voz interior para que possa desarmar suas fraquezas.

6. Conheça os seus pontos fortes
Faça uma lista de todas as suas qualidades – vale até pedir ajuda aos amigos e parentes para descobrir pontos positivos que você nem sequer havia notado que tinha. Mantenha essa lista sempre por perto e leia-a em voz alta sempre que se sentir insegura. Isso vai ajudá-la a lembrar o quanto você tem a oferecer ao mundo. Go, girl!

overcome_shyness

7. Escolha relacionamentos com cuidado
As pessoas tímidas tendem a ter menos, mas mais profundas amizades – o que significa que a sua escolha por amigos ou parceiro é ainda mais importante. Abra espaço para pessoas encorajadoras, calorosas e proativas. Com o tempo, elas vão forçar você a vencer barreiras tão naturalmente que você mal vai perceber.

8. Evite provocações
Todo mundo tem no seu círculo aquele amigo que adora fazer um comentário cruel ou piada sarcástica, mesmo sem perceber o mal que podem estar causando. Mesmo que seja difícil – afinal, amigo é amigo, né? – mantenha uma distância saudável dessas pessoas, pelo menos por um tempo. Por exemplo: se você sem uma apresentação importante para fazer daqui a três meses, afaste-se dessa pessoa que você colocando uma capacidade a prova pelo menos até a data. Depois que a apresentação passar, vá retomando a amizade aos poucos, mas imponha limites.

9. Observe com cuidado
Para não ser tão rigorosa com você mesma, crie o hábito de observar as pessoas a sua volta, mas sem fazer muito alarde. Aos poucos, você vai perceber outras pessoas que estão sofrendo com seus próprios sintomas de insegurança e que sua timidez não é tão incomum quanto você pensa. Você não está sozinha!

shyness

10. Um momento ruim não significa um mau dia
Pessoas tímidas tendem a gastar muito tempo avaliando suas próprias atitudes e reações, então fica fácil distorcer experiências e pensar que sua timidez arruinou um evento inteiro, quando, provavelmente, aquela sua pequena crise interna não chamou a atenção de quase ninguém, só de você.

11. Desligue sua imaginação
De acordo com a pesquisa americana, pessoas tímidas muitas vezes sentem aquela nuvem de desaprovação ou rejeição, mesmo quanto ela não existe. As pessoas provavelmente gostam de você muito mais do que você se dá crédito. Pare de imaginar tanta negatividade, menina!

12. Dê nome às suas inseguranças
Hora de fazer mais uma lista, dessa vez com tudo aquilo que te deixa nervosa, preocupada e que traz à tona sua timidez. Depois, é só se planejar para eliminá-las uma a uma, não importa quanto tempo leve. Você consegue.

Agora, se você seu acanhamento ocorrer com grande frequência e com muita intensidade ou se a sua timidez for se tornando uma fobia social, que te impede até mesmo de sair de casa e conviver socialmente, o melhor é sempre procurar ajuda profissional para identificar suas causas e escolherem juntos a melhor forma de trata-las.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação