Hábitos saudáveis para seguir regularmente

Muita gente me pergunta o que eu faço para me manter sempre saudável, com aparência jovem (obrigada meninas!!). Por isso, resolvi dividir com vocês meu Calendário da Saúde: meus hábitos diários, semanais, mensais e anuais para ter ainda mais qualidade de vida. Pode seguir à vontade!

0 1435
Mais importante do que agendar seus compromissos é criar um calendário para a sua saúde!

Mais importante do que agendar seus compromissos é criar um calendário para a sua saúde!

TODA SEMANA
Incluo peixe no cardápio
Eu, na verdade, como peixe quase todos os dias — adoro! Mas você pode colocá-lo no menu apenas uma vez por semana. Rico em ômega 3, o alimento ajuda não só a manter o peso, como também a combater doenças como o infarto e derrame. E não para por aí: “O peixe ainda é indicado em quadros de depressão, hipertensão e principalmente para quem quer turbinar a memória”, explica a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria, de São Paulo.

Faço exercícios, no mínimo, três vezes na semana
Não sou viciada em academia — longe disso. Mas quero me manter saudável, com um corpo legal. Uma dica que dá supercerto para mim é fracionar essas horas de acordo com o que lhe dá prazer: 20 minutos de caminhada hoje, meia hora de musculação amanhã, uma hora de ioga no sábado ao ar livre… “O importante é suar! Quando você elimina o suor, seu corpo gera calor e ajuda você a gastar calorias, além de prevenir doenças cardíacas e até mesmo diabetes”, explica a professora de educação física Natalia Bruzzone, da Smart Fit Academias. Se não tiver tempo para encarar uma academia, por exemplo, experimente fazer pequenas alterações na sua rotina, como substituir trajetos de carro por caminhadas ou bicicleta. Você vai adorar!

TODO MÊS
Monto uma tabela com meu peso e medidas
Você pode até fugir da balança, mas não da tabela: é bom conferir mensalmente se as suas medidas estão aumentando ou diminuindo para poder controlar o seu peso de maneira saudável. Lembre-se de que engordar ou emagrecer demais pode indicar também problemas na tireoide ou até mesmo efeitos colaterais de um novo medicamento. Fique esperta!

Anoto o primeiro dia da menstruação
Ciclo menstruais regulares são sinônimo de um organismo saudável. Se o seu não atinge ou ultrapassa a média (21 a 35 dias) ou se varia mensalmente, seria bom procura uma ginecologista pra ver se está tudo bem. Com esse controle, é possível diagnosticar precocemente uma possível infecção, por exemplo.

TODO ANO
Confiro minha carteirinha de vacinação
Manter o registro de vacinação atualizado é importante para evitar doenças graves — não adianta manter apenas a do seu filho em dia. Confira se você foi imunizada recentemente contra difteria, tétano, febre amarela, gripe, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B.

Faço exame de pele
Vou sempre ao dermatologista, mas faço um exame mais detalhado uma vez ao ano. Qualquer sinal, marca ou lesão na pele merece atenção, mesmo se a nova manchinha não doer ou incomodar. Além do checkup preventivo, procure imediatamente um médico se novas manchas ou novos sinais aparecerem com coloração estranha, forma irregular, sangrarem ou aumentarem de tamanho.

Meço minha pressão arterial
De acordo com o cardiologista da Unifesp, Sílvio Reggi, a checagem da pressão auxilia (e muito!) na detecção precoce de doenças como hipertensão: “O aumento da pressão é o primeiro alerta de que algo está desequilibrado e, ao diagnosticarmos o problema cedo, fica mais fácil de prevenir males cardíacos e até renais”.

Vou ao dentista duas vezes
Pode parecer exagero, mas são nessas consultas semestrais que encontramos manchas ou nódulos na gengiva, bochecha ou língua. “Problemas fáceis de serem tratados, como tártaro e cárie são identificados nessas visitas. Mas também lesões e alterações de cor, textura e volume podem aparecer e indicar doenças mais graves, com câncer”, ressalta o dentista Fábio Masson, especializado em reabilitação oral, de São Paulo.

Marco um check-up ginecológico duas vezes
Você sabia que mais de 90% dos casos de câncer de mama têm cura, por serem detectados em estágio inicial durante uma mamografia? Quem afirma é a Sociedade Brasileira de Mastologia. E não para por aí: a colposcopia rastreia o câncer de colo de útero, que, se diagnosticado ainda no início, tem 80% de chance de cura. Por isso, não pule seus exames de rotina. Até mesmo o papanicolau ajuda a apontar infecções vaginais e assim prevenir problemas de saúde e infertilidade.

Bora se cuidar mulherada!!