Menu
 2401
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Marketing de conteúdo: o segredo do sucesso das pequenas empresas
Já ouviu falar em Marketing de conteúdo? Descubra como essa estratégia tem ajudado pequenas empresas a consolidarem suas marcas no mercado

trabalho - marketing de conteúdo foto de destaque

No mundo dos negócios, qualquer novidade que possa alavancar os lucros e fortalecer a marca é bem-vinda. A sensação do momento? O Marketing de conteúdo.

Para quem não conhece, o Marketing de conteúdo nada mais é do que um reforço à marca. Uma estratégia a longo prazo para atrair e engajar novos clientes, estreitar relações com clientes já consolidados, além da criação de leads para impulsionar as vendas. Como? Através de conteúdos gratuitos, relevantes (e instigantes!) postados em sites ou nas redes sociais.

Em outras palavras, o Marketing de conteúdo nada mais é do que uma forma envolvente de se comunicar diretamente com o seu público, a fim de conquistar novos clientes e fortalecer a relação com aqueles que já trabalham com você. E aqui, as opções são diversas: Instagram, Facebook, Tumblr, sites, e-mail marketing, e-books….

Tenha em mente que o marketing de conteúdo só vai trazer benefícios se o material oferecido de fato agregar valor ao seu cliente. Para isso, vale a pena focar, num primeiro momento, em duas estratégias: mensagens diretas e orçamento mais baixo que o de grandes nomes do mercado.

Marketing de conteúdo para pequenas empresas

Nem toda forma de comunicação funciona para qualquer tipo de empresa. Cada perfil de público exige uma estratégia diferente de marketing de conteúdo. Abaixo, separei as principais delas para você que tem ou está prestes a abrir uma empresa. Espia só!

Blogs: a plataforma permite a criação de conteúdo relevante, além de combinar diferentes recursos (texto, vídeo, áudio…) Só não se esqueça de ficar atenta ao SEO – conjunto de técnicas que estabelecem uma conexão direta com o Google e, se usadas corretamente, podem levar seu blog para o topo nas buscas.

Redes sociais (Facebook, Instagram…): Cada rede social exige uma estratégia diferente. No Instagram, use e abuse das tags. No Facebook, aposte em textos curtos e bem objetivos. No LinkedIn não deixe de compartilhar dados estatísticos e pesquisas. Ah, e principalmente: invista no impulsionamento pago para ampliar o alcance do seu conteúdo, principalmente no começo.

E-mail marketing: Uma das ferramentas mais conhecidas no mundo dos negócios, o e-mail marketing nada mais é do que o encaminhamento de um mesmo e-mail para todo o seu mailing, dando um gostinho – seja através de textos, fotos ou vídeos – do que seus clientes encontrarão no seu site ou empresa.

E-books: Sensação entre os novos empreendedores, os e-books são materiais gratuitos mais detalhados a fim de agregar valor ao seu cliente. A maior vantagem desse tipo de marketing de conteúdo é que você captura leads de maneira orgânica e não invasiva já que, para baixar o arquivo, o usuário é obrigado a informar seu endereço de e-mail.

Webinars: Nunca ouviu falar? Webinars são seminários em formato de vídeos online que apresentam algum assunto específico ligado ao ramo da empresa. Para tornar o material ainda interessante e curioso, convide palestrantes ou profissionais referência na área para atrair novos públicos.

trabalho - marketing de conteúdo foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

Marketing de conteúdo e seus benefícios

Ainda não se convenceu? Confira já uma lista de benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para sua empresa a curto e longo prazo:

– Com um público-alvo bem específico e segmentados você é capaz de entender as necessidades e desejos dos seus clientes diretos

– É uma forma orgânica, sutil e invasiva de atrair novos clientes

– Suas ações podem ser mensuradas: quantas pessoas clicaram no seu conteúdo, quantos cliques foram convertidos em clientes, qual o lucro obtido com esse tipo de estratégia de marketing…

Marketing de conteúdo: como fazer

Bora colocar a mão na massa? Confira um passo a passo para aplicar essa estratégia de marking na sua empresa.

  1. Defina o objetivo da campanha, com foco na clareza e coesão.
  2. Reúna todas as informações. Quanto mais conteúdo você tiver para responder possíveis dúvidas dos seus clientes, melhor!
  3. Escolha os canais de marketing que mais combinam com a sua empresa (Facebook, Instagram, blog…) levando em conta o tipo de relacionamento que quer ter com seu cliente e qual a importância de coletar leads (contato de clientes) para o seu mailing.
  4. Trabalhe o conteúdo. Quanto mais personalizado e completo ele for, melhor. Cuidado com a qualidade de fotos e vídeos e não se esqueça de revisar textos e posts, além de definir de quanto em quanto tempo esses conteúdos serão publicados.
  5. Analise os resultados. Fique de olho na taxa de conversão de leads, número de interações (likes, compartilhamentos e comentários) e por onde esse público está vindo (Google, redes sociais…) a fim de descobrir o que precisa ser reajustado.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação