Os benefícios da massagem no couro cabeludo e nos fios

Quem não gosta de receber uma massagem terapêutica na cabeça? Saiba que além de ser um ritual relaxante, para muitas pessoas ela ajuda a ter um cabelo saudável e bonito

0 1322

massagem 1

Qual a relação de uma simples massagem com a saúde dos cabelos? Toda vez massageamos o couro cabeludo, promovemos um estímulo regenerador que acontece devido à sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo na superfície da pele e consequente o aumento da oxigenação e nutrição da raiz dos cabelos.

Não podemos esquecer a importância do couro cabeludo para a produção de um cabelo forte e saudável e a massagem ajuda muito neste processo, já que aproveita todos os nutrientes e disponibiliza-os para o folículo capilar, melhorando até mesmo a queda de cabelo e boa vitalidade deste couro cabeludo.

A Massagem capilar consiste em aplicar pressão sobre a pele do couro cabeludo com os dedos e mãos ou com aparelhos específicos de estimulação da circulação periférica. E os benefícios dessa massagem são enormes. Ela é a razão pela qual as pessoas que sofrem de perda de cabelo estão se voltando para massagem como ajuda no tratamento. O motivo? Todos os folículos pilosos precisam de um fornecimento adequado de nutrientes para crescer.

Atenção as benefícios

Esfregar o couro cabeludo durante uma massagem promove o relaxamento e ajuda na redução do estresse. Ela reduz os níveis de hormônios do estresse permitindo que o corpo funcione com maior eficiência e este, por sua vez, aumenta a capacidade dos folículos pilosos para crescer e fortalecer o cabelo.

Podemos associar ainda óleos essenciais de lavanda, gengibre , cedro, tomilho e alecrim em uma mistura dos óleos carreadores de jojoba e de semente de uva, que ajudam na queda de cabelos, ressecamento do couro cabeludo, oleosidade e dermatites. Esse tipo de massagem também estimula o fluxo de sangue através do couro cabeludo e aumenta a probabilidade de crescimento saudável do cabelo. Calmante, ela ajuda a evitar dores de cabeça, bem como a melhorar a qualidade do seu sono.

Se o que você precisa que seus fios absorvam algum tipo de produto ou máscaras de tratamento, esqueça a massagem no couro cabeludo e aposta em massagem ao longo do comprimento do cabelo. Elas potencializam a absorção dos ativos, deixam os fios mais saudáveis e brilhantes em bem menos tempo.

massagem 2

Tipos de massagem e tratamento

No Laces temos vários estímulos capilar, como: sucção capilar, massagem estimuladora e o laser capilar que aumenta o fluxo sanguíneo. A massagem capilar pode ser feita 2 a 3 vezes por semana com o tempo minimo de 5 minutos e sempre deve ser realizada antes de lavar as madeixas, pois toda massagem estimula a oleosidade.

A aplicação da máscara e produtos de tratamento deve ser de baixo para cima (sem encostar no couro cabeludo) e a massagem dos fios deve acontecer de cima para baixo, sentido do fechamento das cutículas para facilitar a selagem dos fios.

Outro cuidado super importante é a escovação natural. Lembra do ritual das nossas avós em frente da penteadeira escovando os cabelos todos os dias antes de dormir? Essa é a escovação natural. Ela serve para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo (rico em gorduras protetoras para os fios) para o fios . A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo é rica em fosfolipídeos importantes para o equilíbrio da hidratação natural dos fios e a proteção para a perda da umidade interior. Essa escovação deve ser feita de preferência com uma escova de cerdas naturais e de forma carinhosa, respeitando o alinhamento dos fios:

-Comece de baixo para cima, a fim de tirar os possíveis nós.
-Depois de cima para baixo desde o couro cabeludo, fazendo movimentos em torno da cabeça por 10 minutos, de 2 a 3 vezes por semana.

Para fazer em casa
Anote aí essa receita de máscara natural para cuidar das madeixas antes do banho:

Indicação: todos tipos de cabelos.
Freqüência: usar de 15 em 15 dias.

Ingredientes:

– 1/2 avocado (abacate pequeno)
– 10 ml óleo de argan
– 2 ml de azeite de oliva extra virgem
– 2 folhas de babosa (tirar o extrato da parte interna da folha)
– 5 ml de óleo de coco
– 20 ml de um creme hidratante (máscara comum)

Aplicação:

Misture todos os ingredientes. Em seguida, lave os cabelos com shampoo neutro, seque com uma toalha e aplique a máscara nos cabelos úmidos, massageando os fios (sem encostar no couro cabeludo) e deixe agir por 30 minutos. Enxágue e finalize como desejar.

Beijos, 
Cris Dios

Cosmetóloga, formada pela Universidade Oswaldo Cruz, é a responsável por desenvolver a primeira linha de cosméticos brasileiros com ingredientes orgânicos para o tratamento dos cabelos. Além de proprietária de uma distribuidora de cosméticos, é hairstyle do Laces e Hair, primeiro Spa para cabelos e beleza do Brasil.