Quem nunca viajou para o exterior e se deparou com uma tomada totalmente diferente com os plugues dos seus carregadores de iPhone, secador de cabelo ou notebook que atire a primeira pedra? Aí não dá pra negar: bate um mau humor, né?
Essa diferença mundial de plugues de tomadas se dá, porque, apesar do modelo norte-americano ser o original, a Europa desenvolveu seu sistema elétrico mais ou menos na mesma época e adotou um desenho diferente. As consequências? Plugues de tomadas diferentes obrigam a gente a comprar um adaptador diferente a cada viagem, assim nos poupamos de chegar ao destino e ainda precisar perder tempo procurando por um plugue compatível!
E vale lembrar que a voltagem das tomadas também altera dependendo do país. Se na Austrália, a voltagem é 240 volts, no Japão, é 100. Por isso, antes de inserir o plugue, certifique-se que seu aparelho eletrônico não corre o risco de queimar, graças a diferença de potência.
Para se prevenir e não correr o risco de encontrar plugues de tomadas diferentes das entradas dos seus eletrônicos, dá uma olhada nos diferentes modelos pelo mundo antes de fazer as malas:
América do Norte e Japão – Tipo A e B
Antigamente, esses modelos de plugues também eram encontrados no Brasil. Compostos por dois pinos achatados e paralelos, você pode encontrar algumas dificuldades ao chegar nos Estados Unidos, já que lá um dos pinos costuma ser mais largo que o outro.
Europa (Exceto Reino Unido) e alguns países Ásia – Tipo C
O famoso plugue de dois pinos arredondados e paralelos ainda é comum nos países europeus. Entretanto, para deixá-los mais seguros, alguns países resolveram fazer pequenas modificações nas tomadas, mas que ainda permitem a ligação de aparelhos elétricos que possuem a tomada tipo C.
Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia, Suécia usam uma nova versão da tomada tipo C, definida como tipo F. Sua diferença? Duas de suas extremidades são clipes usados como fio terra.
Bélgica, França, Polônia, República Checa e Eslováquia também usam uma diferente versão da tomada tipo C, conhecida como tipo E. Nela, o plugue também é redondo, com dois pinos arredondados e paralelos. Entretanto, existe também um pequeno orifício no alto do plugue, evitando o risco de choques e aumentando o uso do fio terra.
Na Itália o mais comum é encontrarmos a tomada tipo L, com três pinos paralelos e de igual tamanho. Se a tomada for para 10A (ampare), você pode conectar plugues tipo C nela sem problemas. Agora, se a tomada for para 16A, você vai perceber que o espaço entre os pinos é maior e eles são mais largos, precisando, assim, do uso de um adaptador.
A Suíça criou um padrão de tomada bem parecido com o brasileiro. Porém, seu plugue (tipo J), não é compatível com o nosso. Seus três pinos são redondos, sendo um central e dois paralelos.
Reino Unido, Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malásia, Uganda usam a tomada mais segura do mundo, a tipo G. O modelo britânico é identificado pelos três retângulos que formam o desenho de um triângulo.
Ásia Meridional – Tipo D
Índia, Sri Lanka, Nepal, Namíbia, Paquistão, Qatar aderiram à tomada tipo D. Seu adaptador requer atenção na hora de ser encontrado, já que seu plugue é formado por três redondos, formando o desenho de um triângulo, porém, diferentemente do brasileiro, seus pinos são bem mais largos.
O modelo usado em Israel pode até parecer diferente, já que sua tomada tipo H é formada por três pinos largos e redondos, formando um “V”. Mas pode ficar tranquila, plugues tipo C (padrão europeu), se encaixam facilmente neste modelo.
África do Sul – Tipo M
O modelo mais comum de tomada usado na África do Sul é o tipo M. Nele, seus três pinos são largos e redondos, formando o desenho de um triângulo.
Outros lugares do mundo – Tipo I
Argentina, Oceania, Austrália, Fiji, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné preferiram aderir a um diferente modelo de tomada, com três pinos achatados. Para identifica-la, basta reparar nos dois pinos na diagonal e outro, na parte inferior, na posição vertical.
Brasil – Tipo N
Presente na vida dos brasileiros desde 2010, a tomada tipo N são encontradas apenas por aqui. O modelo você já conhece: três pinos redondos, sendo dois paralelos e um terceiro no meio, um pouquinho mais para baixo. Nesse tipo de plugue encaixam-se também a tomada tipo C.
Fim das dúvidas?
Bjs e boa viagem,
Fabi Scaranzi
*Fonte e imagens: viagem.uol.com.br
Muito boa a matéria! Antes de viajar, eu sempre procuro ler a respeito das diferenças existentes no país incluindo a língua (óbvio!), o clima, moeda, transportes, costumes, tomadas, voltagem e etc. Ajudou bastante!
Adryana
Que bom que vc gostou!!
bjsss
Por favor,
Coloque no começo ou no final da matéria – fonte: http://www.fabianascaranzi.com.br com um link para o nosso site.
Aguardamos a mudança o mais rápido possível, pra que vocês tenham autorização de postar nossa matéria.
Obrigada pela compreensão.
Equipe Fabiana Scaranzi
O padrão utilizado na Suíça é o mesmo do Brasil, o problema é que aqui muitos plugues são compatíveis com amperagens maiores por serem de redes de 110/120V o que faz com que os pinos sejam mais grossos. Já na Suíça o padrão é 220/230V e isto faz com que a amperagem seja metade da necessária na rede de 110/120V e com isto os pinos sejam mais finos e os plugues brasileiros de três pinos tenham dificuldade de encaixar nas tomadas suíças. Se for um equipamento de 220/240V brasileiro seu plugue vai se encaixar tranquilamente na tomada de três pinos da Suíça.
Acho que não é isso. Eu comparei os padrões brasileiro e suíço (não lembro mais das medidas e cheguei nessa página pois estava procurando de novo), entretanto eu me lembro que o pino do terra está posicionado numa distância diferente.
dentro do padrão brasileiro existem as diferenças na amperagem fazendo com que exista tomadas de 10 e 20 amperes dentro da mesma voltagem.
pode compartilhar a matéria no facebook de um cliente?