Menu
 1788
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Preparo mental: como não deixar o medo e o nervosismo tomarem conta!
Minutos antes de uma apresentação, o medo e o nervoso podem colocar tudo a perder se não forem controlados. Aprenda como preparar sua mente para não se autosabotar!

comunicação - controle mental foto de destaque

Não é novidade que o medo desencadeia algumas reações bem negativas, como a fuga, a insegurança e a ansiedade. Não importa o quanto estamos preparadas para uma situação nova, o medo do desconhecido causa reações de defesa, inclusive no nosso corpo. Já notou como, minutos antes de uma apresentação ou reunião importante, nosso coração acelera, as mãos suam frio, o estômago fica embolado?

Como já disse aqui no site, o estresse e a adrenalina podem ser bem positivos, afinal, além de darem um up na nossa energia e entusiasmo, eles nos deixam mais alertas para reagir rapidamente a qualquer emergência.

Entretanto, quando o medo parece dominar nossas reações e até abalar a nossa autoconfiança, é preciso nos prepararmos mentalmente para não deixarmos o nervosismo tomar conta. Como? Eu ensino abaixo:

1. Medite por alguns segundos antes de se apresentar. Dessa forma, você recupera a concentração e não corre o risco de perder o foco no real objetivo da sua mensagem.

2. Repita para si mesma o principal objetivo da sua apresentação. E volte para ele sempre que sentir a ansiedade e o nervosismo se aproximando.

3. Crie mantras especiais pra você. Repetir frases como “EU CONSIGO FAZER ISSO” ou “MINHA MENSAGEM É IMPORTANTE” algumas vezes antes de começar sua apresentação ajuda a recuperar seu foco e diminuir a ansiedade.

4. Faça exercícios de respiração. Expire e inspire fundo 10 vezes, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca.

5. Caminhe. Caminhar ajuda a liberar a adrenalina acumulada no corpo.

6. Pratique o “tapping”. Também chamada de Terapia de Liberação Emocional, na técnica, você usa os dedos para aplicar pressão em alguns pontos dos meridianos, com o objetivo de desbloquear e estimular o sistema energético do corpo e mente.

7. Se permita ser vulnerável. Ao expor suas inseguranças para o público você gera uma aproximação natural entre vocês e torna sua apresentação mais “humana”.

8. Procure um amigo na plateia. Assim que começar sua apresentação, procure dois ou três rostos conhecidos ou que pareçam simpáticos e dirija sua apresentação à eles, sempre olhando de um para o outro. Esse “incentivo” traz uma sensação quase que instantânea de calma e segurança.

9. Tenha um plano B. Se sentir que as coisas podem dar errado, mantenha um roteiro ou rascunho ao alcance das mãos e compartilhe com a plateia alguma história pessoal que possa exemplificar a mensagem que está passando. Dessa forma, você aumenta a sensação de aproximação e deixa sua apresentação mais informal e acalorada.

10. Revise seu discurso e mensagem. Ao treinar uma última vez a sua apresentação sem a ajuda de rascunhos ou outros recursos visuais, você descobre o quanto domina o assunto e percebe que o medo é um sentimento irracional que não merece espaço.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação