Menu
 1280
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Quanto tempo deve durar sua apresentação? A ciência responde!
Estudos revelam tempo deve durar a sua apresentação para garantir que o público se mantenha 100% atento e interessado

comunicação - tempo de apresentação foto de destaque

(Imagem: Shutterstock/paffy)

Se tem uma coisa que a ciência já comprovou em inúmeras pesquisas é que o nosso cérebro se entedia facilmente. É por isso que a maioria dos coaches e comunicadores do mundo todo se baseia nos fundamentos da neurociência na hora de apresentarem suas palestras e, principalmente, é por isso que eles incluem mudanças frequentes na dinâmica da apresentação para manter as pessoas interessadas.

Pra você entender melhor, a ciência afirma que o nosso cérebro age como se tivesse um cronômetro que zera sempre após 10 minutos. O biólogo molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, John Medina, explica em seu livro “Brain Rules” que o nosso cérebro escolhe as informações filtradas, sempre levando em conta o tempo da mensagem, sua cultura e gene. “Esse fato sugere um caminho para o sucesso tanto nos ensinos, quanto nos negócios: encontre uma maneira de despertar e, em seguida, prenda a atenção de alguém por um período específico de tempo”.

O tempo ideal para sua palestra
O expert garante ainda que o tempo limite e ideal para manter a atenção e a audiência do seu público sem fazer nenhuma mudança na apresentação é de no máximo 10 minutos! Em seguida, vale a pena incluir um vídeo, uma história pessoal, slides, etc.

Outra ideia é trazer novos parceiros para a sua apresentação, sempre após 10 minutos. Ou seja, você faz a sua abertura, após 10 minutos inclui um novo recurso visual, 10 minutos depois convida alguém para participar da apresentação com você e, se possível, nos 10 minutos seguintes introduz um novo convidado.

Como manter seu público envolvido
Tenha sempre como alerta que o nosso cérebro fica entediado facilmente. Por isso, o segredo para uma apresentação assertiva e envolvente é sempre trazer novidades. Se você está se apresentando para possíveis investidores, por exemplo, divida o espaço com membros da sua equipe ou convite um cliente para dar o seu relato pessoal.

Se a apresentação for individual, faça uso de vídeos curtos, slides, dados científicos, gráficos e depoimentos para atrair a atenção dos seus ouvintes. E, acima de tudo, siga a regra dos 10 minutos!!

Manual básico: como pôr em prática a regra dos 10 minutos
Abaixo, separei um passo a passo pra você cortar sua apresentação em blocos de 10 minutos e garantir que sua plateia se mantenha envolvida do início ao fim.

1. Se apresente e deixe ao fundo apenas um slide com o logo da sua marca ou empresa
2. Mostre um vídeo que transmita o foco principal da sua apresentação
3. Apresente um entrevistado ou orador convidado
4. Abra espaço para perguntas vindas do público
5. Apresente slides com frases curtas, dados numéricos, gráficos e imagens ilustrativas
6. Sugira um exercício por escrito
7. Mude a luz ou o cenário da apresentação
8. Escreva as palavras-chave da sua apresentação em um quadro branco e debata sobre elas com o seu público
9. Proponha um exercício e distribua prêmios para todos que participarem em voz alta
10. Coloque um vídeo ou música final antes de fazer seu agradecimento

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação