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Redes sociais: 6 segredos para uma comunicação eficiente
Aprenda como se comunicar nas redes sociais e conquiste ainda mais o seu público!

Social media concept

(Imagem: Shutterstock)

Especialmente para quem é empreendedora, criar espaço para a sua marca nas redes sociais é superimportante. Muito mais do que conseguir um grande número de seguidores, você vai garantir visibilidade e engajamento se trabalhar a sua comunicação para abrir discussões, pedir opiniões e compartilhar conteúdo.

Parece simples, mas a comunicação nas redes sociais exige alguns cuidados especiais, afinal ela tem suas próprias regras. Para garantir uma comunicação digital eficiente, separei seis dicas de ouro pra você seguir já. Anote aí!

Regra 1: OUÇA
Um dos pontos mais importantes da comunicação é ouvir, principalmente nas redes sociais. Preste atenção ao que os seus clientes estão dizendo – são esses feedbacks que vão te dar a real noção de como eles se sentem sobre seus produtos e serviços. Tenha em mente de que a comunicação digital nada mais é do que um diálogo online. Ou seja, se você ouvir com atenção, pode até pegar algumas ideias para novos produtos ou serviços que o seu público alvo está sentindo falta.

Regra 2: RESPONDA
A comunicação direta e personalizada é vital nas mídias sociais. Se um cliente estar em contato com você, responda a ele pela mesma plataforma. Agora, se a pergunta for sobre uma dúvida comum, resposta publicamente. Agora, se o problema for mais específico, vale a pena mandar uma mensagem privada. Não se esqueça que, no universo das redes sociais, o tempo é tudo. É imprescindível que você responda o mais rápido possível – uma vez que essa agilidade conta (e muito!) na opinião do cliente.

Ah, nunca ignora ou exclua comentários e não se esqueça de agradecer os elogios e sugestões, hein? Os clientes ficam ainda mais felizes quando veem que a marca fez questão de responde-los exclusivamente.

Regra 3: PRODUZA CONTEÚDO AO VIVO
 Não há nada mais transparente e sincero que o vídeo ao vivo. Minha sugestão? Faça Lives e convide as pessoas para assistir. Mostre os bastidores da produção do seu produto ou do seu serviço, mostre seu escritório ou fábrica… deixe as pessoas curiosas e empolgadas para fazerem parte do seu universo.  Com as redes sociais, você tem o poder de criar a imagem que deseja que as outras pessoas vejam. Mostre detalhes que elas nunca saberiam se você não tomasse a iniciativa de mostrar pessoalmente. Esses detalhes, aparentemente simples, fazem uma diferença enorme na hora de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

comunicação - comunicação redes sociais foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

Regra 4: SEJA HONESTA
A comunicação nas redes sociais precisa ser honesta. Qualquer informação errada pode (e vai!) se virar contra você. Por isso, diante de qualquer dúvida ou reclamação, certifique-se de que as suas respostas não sejam vagas ou enganosas, e nunca faça promessas que você não possa cumprir.

Se o seu produto ou serviço apresentar uma falha ou defeito, ou se você cometer algum erro no envio, na cobrança ou no atendimento, peça desculpas diretamente e corrija o problema o mais rápido possível. Qualquer ato de desonestidade, por mais inocente que seja, será motivo de crítica (inclusive pública) – o que vai prejudicar sua reputação e a confiança nas suas redes sociais.

Regra 5: PROCURE A RELEVÂNCIA
Quando se trata de uma estratégia de comunicação impactante, o segredo é: MOSTRE! Independentemente do tipo de produto ou serviço, todo público procura um conteúdo atraente. Por isso, é preciso ter em mente que, nas redes sociais, a comunicação vai muito além do diálogo verbal, o visual também conta – e muito!

Publique apenas conteúdos novos, atraentes e adequados ao seu cliente. Compartilhe informações relevantes, que serão compartilhadas por seus seguidores, criando ainda mais engajamento e envolvimento progressivo.

Fique de olho nas tendências atuais e encontre maneiras de vinculá-las aos seus produtos ou serviços. Quer um exemplo? Como os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes, destaque como seu produto ou serviço pode ajudar a proteger o meio ambiente.

Regra 6: ENCONTRE UM EQUILÍBRIO
Embora seja importante permanecer relevante e atual, você também precisa encontrar um equilíbrio entre a relevância e a frequência com que faz os seus posts. Leve em conta a periodicidade em que vai postar conteúdo e o tipo de plataforma que está usando. Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest… cada um apresenta um tipo de perfil de adeptos e, por isso, possuem suas próprias regras.

Sinta-se à vontade para postar diariamente, mas tenha uma estratégia significativa em mente. Afinal, não tem nada pior do que correr o risco de pecar pelo excesso e fazer com que seus clientes se sinto sobrecarregados e desinteressados.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


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