Menu
 1243
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Regra 10/10/10: como tomar decisões mais assertivas no trabalho e na vida
É super indecisa e sofre sempre que precisa tomar decisões, principalmente na carreira? Aprenda uma regrinha certeira para se tornar mais segura e assertiva

bem-estar - regra 10 10 10 foto destaque

(Imagem: Shutterstock)

Não dá pra negar que nem sempre é fácil tomar decisões, afinal, a cada escolha que fazemos, abrimos mão de várias outras. E se a sensação de ter que escolher entre isso ou aquilo já é ruim, perder oportunidades (especialmente na carreira!) por conta dessa insegurança é infinitamente pior.

Já ouviu falar da regra 10/10/10? Criada pela escritora americana Suzy Welch para ajudar as indecisas de plantão, a ideia é simples: ela sugere que você visualize diferentes cenários de uma determinada situação levando em conta o que aconteceria em 10 dias, 10 meses e 10 anos depois que você “batesse o martelo”.

Na prática, a ideia é considerar os resultados e as consequências de cada uma das suas decisões a curto, médio e longo prazo. E faz sentido! Ao levar em conta os efeitos de uma decisão através da regra 10/10/10, você pensa nas consequências positivas e negativas de diversas etapas ao invés de enxergar apenas o cenário como um todo ou avaliar somente as respostas imediatas.

E não é difícil imaginar os efeitos dessa regra no nosso dia-a-dia. Por exemplo: você está considerando enxugar o seu quadro de funcionários. Nos primeiros 10 dias a decisão pode parecer arriscada, afinal você vai precisar dividir as tarefas dos funcionários dispensados entre aqueles que permaneceram na empresa e ainda corre o risco de ver o trabalho acumular até que toda a equipe se organize. Entretanto, nos próximos 10 meses e 10 anos você vai notar que, dividindo as responsabilidades de forma justa (assumindo, inclusive, para si algumas das tarefas) é possível manter o ritmo de produção enquanto diminui a folha de pagamento. Resultado: lucro na certa!

Trabalha em empresa? A regra 10/10/10 também pode te ajudar a definir se vale a pena vender suas férias, se é melhor viajar agora e tirar alguns outros dias no fim do ano… Ou então, imagine que já faz um tempinho que você está insatisfeita com seu emprego atual e pensando em jogar tudo para o alto e até mesmo mudar de área, mas aí vem a indecisão e tira toda a sua coragem. Caso você decida ficar mais um pouquinho nesse cargo, em 10 dias nada vai mudar – ou seja, você vai continuar ganhando o mesmo, fazendo as mesmas coisas, vivendo a mesma rotina. A médio prazo a chance de você continuar se sentindo insatisfeita e desmotivada é grande. Aí, não tem jeito: baixa produtividade! Consegue imaginar como você vai estar se sentindo em 10 anos? Uma vida de arrependimentos, acompanhada de um medo e desânimo enormes de recomeçar depois de tantos anos “perdidos”.

Vendo por outro lado, caso decida largar tudo e começar uma vida nova, você pode até sentir um medinho inicial, mas em 10 dias vai se sentir mais aliviada, animada e com motivação de sobra para começar algo novo. Em alguns meses pode estar trabalhando em novos projetos e, em 10 anos, com uma carreira consolidada e bem-sucedida… Ou não!

Mas é aí que está a grande sacada da regra 10/10/10: mesmo que o caminho escolhido não traga bons resultados e você precise dar um passo para trás para dar dois para frente, o que é certo é que o caminho anterior já não te satisfazia como profissional ou até mesmo como amiga, esposa… e só de você ter tido a coragem de deixar esse passado para trás já é uma grande vitória.

E a regra vale para tudo, viu? Você pode avaliar a curto, médio e longo prazo a troca do carro, uma viagem mais cara, a matricula na academia, parar de fumar, morar junto com o namorado, engravidar…

Que tal começar a colocar a regra 10/10/10 em prática ainda hoje? Conte pra mim nos comentários que aspectos da sua carreira e vida pessoal te deixam mais indecisa atualmente e que cenários você imagina para eles a curto, médio e longo prazo. Quero ouvir você!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação