Saiba como preparar molhos de salada saudáveis e deliciosos

Você sabe quais molhos de salada são mais saudáveis? Os prontos ou feitos em casa? Confira aqui quais ingredientes usar para temperar verduras e legumes e deixar seu prato ainda mais leve e nutritivo

0 4360

salada-ao-molho-de-shoyu-e-alho

Com o sucesso da matéria sobre saladas, recebi alguns comentários me perguntando: “Fabi, qual é o melhor molho para temperar minha salada? É melhor os feitos em casa ou posso usar aqueles prontos?”

Por isso, recorri mais uma vez a nutricionista de São Paulo, Daniela Cyrulin e ela foi taxativa: quanto mais natural, melhor! Então, se puder usar azeite extra virgem, vinagre de maçã ou limão, sal marinho e ervas, não pense duas vezes. “Se quiser variar um pouco, faça um molho com mostarda e mel. Outra opção é usar aceto balsâmico, óleo de gergelim ou molho de soja”.

Quem prefere um gostinho mais forte pode abusar também do cottage ou iogurte. O importante é dar asas à sua imaginação e criar sua própria mistura. Assim, cada prato terá um gostinho diferente e as chances de você enjoar das saladas será mínima.

Atenção aos molhos prontos
Você não precisa dizer adeus aos molhos prontos para salada. Na correria do dia-a-dia os molhos comprados em supermercado estão liberados se estiverem livres de xarope de glicose, fructose ou milho. Portanto, atenção ao rótulo! Evite também os molhos com açúcar, amido e corante. Parece difícil, mas Daniela dá uma dica simples na hora de escolher diante todas as opções de molhos no supermercado: “Prefira sempre os que têm no rótulo ingredientes que você teria na despensa”.

SONY DSC

Preparando seu molho de salada em casa
Pedi pra Dani duas receitas de molhos de salada saudáveis e deliciosos para você fazer em casa e deixar seu prato ainda mais gostoso. Anote aí!

Molho de ervas e cottage
– Misture uma xícara de chá de queijo cottage
– 1 colher de sobremesa de suco de limão
– 1 colher de sopa de manjericão fresco
– 1 pitada de sal marinho

Molho de mel e mostarda
– ½ xícara de chá de vinagre de maçã
– ½ xícara de chá de mostarda
– 1 xícara de chá de azeite extra virgem
– 4 colheres de sopa de mel
– Pimenta do reino moída na hora

Pronto, agora é só variar na hora de temperar sua salada e conseguir pratos saudáveis todos os dias!

Bjs,
Fabi Scaranzi

Formada na USP e Pós Graduada na Fapes em Nutrição - Radicais livres e Antioxidantes, é nutricionista, sócia da Nutri & Consult, assessoria e consultoria em nutrição em São Paulo. Trabalha na linha funcional, indicando uma reeducação alimentar personalizada para cada paciente, se preocupando com cada caso individualmente.