SP FASHION WEEK : o que vai usar no inverno 2016

Começou domingo a Semana de Moda Internacional de São Paulo com desfile único e inaugural de Alexandre Herchcovitch – muito mais para uma abertura conceitual do evento, do que propriamente modelos vestindo tendências prèt-a-porter para o inverno 2016. Uma coisa portanto é clara… não se espera muito frio do próximo inverno (nossas temperaturas estão subindo cada vez mais) e então, os casacos perdem espaço para os tecidos mais frios e e as túnicas longas.

Her1

Tudo em preto e branco. Com tecidos escolhidos: Tricoline de cashmere, fitas de gorgurão, tafetá de seda, jacquard, tule elástico, cetim de seda stretch, meia malha, lã cashmere, canvas de lã, lã alpaca e crepe georgete. O suficiente para o já consagrado Herchcovitch mandar o seu recado para os estilistas que logo mais estarão desfilando suas coleções na passarela: ousem. Com boas costureiras e grandes idéias. É assim que se ganha respeito e notabilidade.

Her2

Herchcovitch trabalhou muito com amarrações, zipers, transparências e padrões criados nas junções dos tecidos com brilho e opacos. Pequenas fendas. Toques de mestre. Um show de variações e criatividade. Aliás, o show perfeito para abrir um evento como o SP Fashion Week que já está no calendário da Moda Internacional e comemora 20 anos de atividade.

Her3

Se você é entusiasta da moda brasileira, o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, merece sua visita. Se não tiver como acompanhar os desfiles (as entradas são disputadíssimas), há 3 exposições que merecem ser vistas. “Do Princípio ao Início” vasculha a memória do SPFW e apresenta em imagens as duas décadas de história do evento.

Exposição na Bienal
“Do Princípio ao Início” – 20 Anos de SPFW

“Cenário dos Sonhos” resgata o trabalho do cenógrafo José Marton, que assinou muitos dos cenários e lounges vistos ao longo dos anos.

Cenários de Sonhos
José Marton e os cenários dos desfiles

“Fazendo a Cabeça” expõe 40 criações de Davi Ramos, nome conhecido por suas casquetes, chapéus e fascinators.

fazendo a cabeça
E fora estas, no mesmo Parque do Ibirapuera, a OCA exibe uma mostra inédita de um dos fotógrafos mais importantes na história contemporânea da moda, Miles Aldridge, conhecido por suas fotografias com cores saturadas e vibrantes, cenários surreais e lindas modelos em posições nunca convencionais. Desde a última quinta (15.10) até o final de novembro.

A mostra tem algumas de suas mais famosas fotografias. Quem visitar certamente vai lembrar de muitas delas, já que Aldridge publica com frequência em revistas como “W”, “Vogue” italiana, “Numéro”, “New Yorker”, “Bazaar”, etc.

237468_Jess_S33_F129

Miles é do Norte de Londres e tinha como amigos da família nomes como John Lennon e Eric Clapton. Ele foi casado com a modelo Kristen McNemany e suas duas irmãs, Lily e Ruby são modelos bem ativas. Lily integra o time da Victoria’s Secret e Ruby é um dos rostos da Marc Jacobs. Ele se formou em Ilustração pela Central Saint Martins, um de seus primeiros mergulhos mais profundos no mundo da moda, e seu primeiro trabalho, foi para a “Vogue” britânica.

Miles-Aldridge-Sasha-Pivovarova

A exposição “Dazzling Beauty” (Beleza Estonteante) foi lançada na Sommerset House de Londres, em 2013 e não poderia chegar aqui em melhor momento, nem em melhor lugar, vizinha ao pavilhão da Bienal. Afinal… Moda também é arte… E os registros dela e suas expressões estão ao seu dispor nestes dias de SP Fashion Show. Quem resiste? A gente se vê lá.

bjs pra vcs
Fabi Scaranzi

*Imagens: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *