Menu
 1659
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Xô, timidez! Aprenda 5 truques para ser mais comunicativa e aumentar sua rede de contatos
Sente que a timidez atrapalha seu networking e te impede de expandir seu negócio? Veja já o que fazer

bem-estar - timidez foto destaque

(Imagem: Shutterstock)

Se só de se imaginar fazendo uma apresentação diante de uma sala cheia de gente você já começa a suar frio, calma: você não está sozinha! A timidez e insegurança são problemas super comuns, principalmente para quem precisa “vender seu peixe”.

O problema é que, no ramo dos negócios, o networking – rede de contatos que visa a troca de diálogo e informações – é fundamental não apenas para apresentar seus serviços e produtos, mas também para fechar negócio com novos fornecedores, estreitar laços e parcerias e pegar contatos imprescindíveis para alavancar suas vendas.

Por isso, se você tem dificuldade de olhar nos olhos dos outros, tem medo de julgamento, se sente mal de se apresentar e ou até mesmo de manter uma conversa por alguns minutos, mas sabe da importância de construir relacionamentos e ampliar sua rede de contatos, essa matéria é pra você.

O primeiro passo é controlar aquela vozinha que fica martelando na sua mente de que você não é capaz. Parece óbvio, mas são os pensamentos que temos a nosso respeito os principais responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso. Pare para pensar: com que frequência você expõe sua opinião numa roda de amigos? Em seguida, identifique o que você sente diante dessas situações: é medo, insegurança, vergonha? E mais: como esses sentimentos interferem diretamente na sua comunicação? Por fim, procure substituir esses sentimentos por outros, positivos, que reforcem a mulher poderosa que você é.

Primeiro passo concluído, agora é hora de colocar cinco truques infalíveis em prática. Você vai ver como deixar a timidez de lado e ser uma pessoa comunicativa e bem-sucedida é mais fácil do que você imagina.

1. Mulher maravilha
Não é a primeira vez que eu falo aqui no site sobre a posição da Mulher Maravilha. Antes de se apresentar para alguém importante e estreitar sua rede de contatos, vá para um lugar calmo, visualize respostas positivas daquilo que está prestes a encarar e se mantenha por cinco minutos em pé, com o peito estufado, pés afastados e coluna reta, como a super-heroína.  Sua comunicação vai muito além da forma como você fala! Sua postura também é capaz de passar a mensagem de que você é uma pessoa séria, poderosa e tem todas as situações sob controle, irradiando confiança.

2. Elevator pitch
Já ouviu falar da expressão “elevator pitch”? A ideia é saber ver nas situações mais comuns, oportunidades para ampliar seus contatos e arrasar no networking. Um encontro no saguão do seu prédio, um jantar com os vizinhos, aquele cafezinho no shopping com uma velha conhecida… o mundo está aberto para novas oportunidades todos os dias. Será que esses momentos não são a chance perfeita para fazer contatos e gerar novas parcerias? Por isso, tenha na manga um discurso pronto sobre o que faz e que produtos/serviços vende. Assim, sempre que alguém te perguntar sobre seu negócio, ao invés de tremer e gaguejar, você vai estar super preparada. Só não se esqueça que o discurso precisa ser breve, sucinto, como uma conversa de elevador – por isso o termo “elevator pitch” – e deve sempre despertar a curiosidade, ok?

bem-estar - timidez foto de dentro

(Imagem: rawpixel on Unsplash)

3. Pratique sozinha
Não adianta, a melhor forma de vencer a timidez e arrasar na comunicação é através do treino. Na frente do espelho, pratique a sua apresentação, prestando atenção não somente na fala, mas também nos movimentos, expressões faciais, postura… Apresente-se em voz alta, compartilhe histórias e momentos interessantes da sua vida, sempre buscando uma relação com aquilo que você pretende vender. A prática vai te deixar muito mais segura e confiante, pode acreditar.

4. Jogue a bola para o outro
Se você se sente tímida e insegura para compartilhar suas histórias, um bom truque de comunicação é deixar que o outro tome conta da conversa, mesmo que de maneira inconsciente. Como? Fazendo perguntas, mas tomando cuidado com o tom de julgamento. A ideia é que você evite falar sobre si mesma, ao mesmo tempo mostrando interesse na outra pessoa. No meio da conversa, não deixe de fazer comentários pontuais e até comparar o seu produto ou serviço com as necessidades do outro.

5. Seja vista
Quanto mais você participar de eventos, palestras, cursos e feiras, maior será a sua rede de contatos. Para isso, crie um cartão de visita e, na hora de se apresentar, sorria, diga seu nome, apresente a si mesma e o seu produto em poucos minutos e crie sugestões para ajudar a pessoa com quem está conversando. Tenha em mente que vocês estão participando de um mesmo evento, então, automaticamente, isso já mostra que vocês têm algo em comum e podem fechar parcerias interessantes. Comente sobre o evento, faça perguntas, convide o outro para um café… Não tenha medo de dar o primeiro passo. Você vai ver que deixar a timidez de lado e estabelecer contatos não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Você se considera uma pessoa tímida? De que forma a timidez atrapalha sua vida pessoal ou profissional? Conte pra mim nos comentários!

Bjs e boa sorte,
Fabi Scaranzi

 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação