(Imagem: Shutterstock)
A comunicação é tão importante no nosso desenvolvimento pessoal e profissional que, dependendo da forma como é trabalhada, pode ser a chave para o nosso sucesso ou fracasso.
Pare pra pensar como nos comunicamos de diferentes maneiras desde crianças… Se no começo passávamos nossas mensagens apenas com sons, aos poucos fomos aprendendo novas palavras, até descobrirmos como coloca-las em ordem e formar frases inteiras.
Só que não dá pra parar por aí! Vocabulário e gramática são o ponto de partida para a comunicação, ok, mas é preciso ir além. A comunicação eficaz precisa ter um assunto como foco, além de diferentes caminhos para direcionar esse assunto, até chegar a solução e conclusão.
O que muita gente se esquece é que é fundamental se comunicar tendo o resultado final em mente. Mesmo que você esteja aberta a ouvir outras perspectivas e opiniões, é preciso ter como foco o que todos esperam: a conclusão.
Por isso, especialmente no ambiente do trabalho, aqui vai uma dica que deve sempre ser trabalhada: simplicidade = impacto! Ou seja, uma mensagem breve, com palavras bem escolhidas e oportunas, quando ditas no momento e do jeito certo, são capazes de causar um efeito muito maior do que um texto cheio de parágrafos e horas de ensaio na frente do espelho.
Como montar uma mensagem de alto impacto
Todo e-mail, apresentação visual ou mensagem durante uma conversa tem o poder de causar um impacto no seu público, seja ele de 02 ou 02 mil pessoas. Por isso, é fundamental transmiti-la da maneira certa.
Uma maneira simples de criar uma mensagem de alto impacto é sendo sucinta e coerente. Parece simples, mas ao garantir que as suas ações estejam alinhadas com a suas palavras, você aumenta as chances de ter sua ideia ou opinião assimilada e aceita e, principalmente, de ser levada a sério.
Já percebeu como muitas pessoas perdem a credibilidade quando dizem uma coisa e fazem completamente o oposto? Por isso, aqui vai um passo a passo importante para você montar uma mensagem ou apresentação de alto impacto e se tornar uma comunicadora bem-sucedida. Anote aí!
1. Faça uma introdução com uma pitada de humor. Dessa forma, você cria empatia e deixa seu público a vontade
2. Crie um leve toque de tensão ao apresentar o problema de maneira breve, ao mesmo tempo que incita a curiosidade do ouvinte
3. Fique atenta no uso das palavras. Certifique-se de usar palavras-chaves, dando ênfase nos verbos e expressões que demonstrem ações e resultados
4. Use exemplos e histórias pessoais, mas só se tiver tempo sobrando
5. Traga a solução e, se a situação permitir, use gráficos e dados para validar seu ponto de vista
6. Termine de maneira leve, engraçada, comovente ou reveladora e peça feedbacks que achar necessário
Dicas anotadas?
Agora eu quero saber de você: o que é mais difícil na hora de criar uma mensagem de alto impacto? Conte pra mim nos comentários.
Bjs,
Fabi Scaranzi