A gente já sabe que as garrafas PET são transformadas em quase tudo hoje em dia e por isso, entre outras coisas, a coleta de lixo reciclavel é tão importante. Toda uma indústria gira em torno do reaproveitamento da PET quando ela é descartada corretamente. O plástico reciclado é empregado para os mais diversos fins em materiais da construção civil, eletro-eletrônicos, peças automobilísticas, embalagens, enfim uma gama inimaginável de produtos, inclusive a transformação em tecido sintético.
Então é claro que, pensando no meio ambiente e em sustentabilidade, a coisa mais correta a se fazer é cuidar bem desse descarte, em primeiro lugar. Mas se você tem jeito pra fazer artesanato, porque não tentar reutilizar essas garrafas de maneira criativa, em casa mesmo, inventando objetos de decoração ou de uso prático, a partir delas? Se você não tem idéia de por onde começar, eu levantei algumas dicas já testadas e aprovadas pra você se divertir e testar as suas habilidades.
Com uma breve pesquisa na Internet você vai achar comunidades interessadas no assunto e dezenas de vídeos de como fazer vários objetos passo-a-passo desde móveis, paredes divisórias, brinquedos, bijuterias, etc…
Se você quiser ir fundo no assunto pode fazer cursos com artesãos com experiência de mais de quase 15 anos (muito antes da conscientização da reciclagem) no assunto, como a familia Utsumi, que produziu os primeiros filetadores (instrumentos para cortar tiras e fios ) de PET do mercado e tem na matriarca, Dona Miriam, a coordenadora de aulas. Ela ensina a produzir desde delicadas flores e arranjos sazonais até bolsas, pulseiras e muito mais.
Mas se você não quer ir tão longe e precisa de apenas algumas imagens auto explicativas para inspirá-la a tentar… Lá vão dicas e sugestões.
A primeira dica é: ao cortar a garrafa PET com estilete, muito cuidado para não se cortar nem durante o processo e nem depois, pois as bordas ficam afiadas. Faça um acabamento esquentando as bordas com o fogo brando de uma vela.
Depois, comece por coisas bem simples, como, por exemplo, um simples selador de alimentos, facílimo de fazer.
Coisas práticas e cheias de utilidade, mas com um toque de criatividade… Aqui vão algumas sugestões:
Jardim (ou horta) Vertical
Vasos (suspensos ou de apoiar)
Utilizar o fundo da PET como carimbo floral
Porta-trecos diversos
Alimentador de pássaros
Brinquedos Simples
Objetos de decoração simples
E daí arrisque mais um pouquinho, use determinação, paciência e descubra desafios um pouco mais complexos…
Acabamentos verticais em mosaico com tampas PET
Em conjunto com o maridão você pode tentar criar luminárias: ele faz a parte elétrica e você a artesanal…


Diga aí se não dá vontade de aproveitar algumas dessas ideias e por em prática, já? Eu que nem sou tão prendada em trabalhos manuais, fiquei tentada… Interessou-se? Então, mãos à obra e espalhe essa idéia pra lá de sustentável, útil e divertida!
bj pra vcs
Fabi Scaranzi
*Imagens: Pinterest. Caso alguma das imagens acima seja de sua autoria, entre em contato para darmos os devidos créditos