(Imagem: Shutterstock)
Outro dia, ouvi uma amiga dizer para a filha de seis anos: “Quando você puder, você arruma o seu quarto, por favor?” e a menina respondeu: “Mãe, eu acho que não vou poder nunca”. A princípio, todas rimos da resposta inteligente da criança, mas depois eu, como comunicadora, fiquei pensando: se a minha amiga tivesse usado uma comunicação mais assertiva, com certeza o resultado teria sido outro.
A grande falha na comunicação entre a minha amiga e sua filha é que ela usou uma pergunta ao invés de uma afirmação direta e objetiva. Ao perguntar se a filha poderia arrumar o quarto, ela abriu margem para que a criança fizesse uma escolha e não desse o feedback que ela gostaria.
Para conquistar aquilo que deseja, a minha primeira dica de comunicação é: seja assertiva! Minha amiga, por exemplo, deveria ter dito: “Querida, quero que você limpe o seu quarto antes do almoço”. Assim, ela não só deixaria bem claro o que esperava, como também passaria um prazo máximo para que sua vontade fosse realizada.
Esse truque de comunicação pode funcionar em qualquer tipo de situação, inclusive no local de trabalho. Perceba a diferença ao dizer “Chefe, eu gostaria de ir à conferência na próxima semana” e “Chefe, posso ir à conferência na próxima semana?” As duas frases são educadas e exprimem uma vontade, mas na segunda, você abre margens maiores para ter seus pedidos recusados. Ou seja, quanto mais direta e assertiva você for, maiores as chances de sucesso.
Minha segunda dica de comunicação é inspirada em uma fala famosa do filme Star Wars Ep V: O Império Contra-Ataca. Num momento decisivo, Mestre Yoda proclama: “Tente, não. Faça ou não faça. Não existe tentativa”.
(Imagem: Divulgação/Star Wars)
É preciso ter um cuidado extra com o uso da palavra “tentar” se você precisar que outras pessoas sejam responsáveis por ações que possam render resultados importantes. Se você disser ao seu funcionário: “Por favor, tente cumprir o prazo”, ele sempre vai poder justificar que algo mais importante surgiu ao longo do dia e bagunçou o cronograma de entregas.
A saída? De maneira educada, use uma declaração direta e que determine a necessidade daquilo que está pedindo, por exemplo: “Por favor, preciso que você cumpra o prazo e me envie o relatório até às 18h”. Ao ser mais direta e cortar a palavra “tentar” do seu vocabulário, é mais provável que você consiga o que deseja mais rapidamente.
Viu como é simples? Essas adaptações na nossa comunicação fazem uma diferença enorme na jornada pelos nossos objetivos. Que tal agora fazer um exercício e tentar identificar que outras palavras na sua comunicação estão impedindo você de conquistar tudo aquilo que deseja? Conte pra mim nos comentários!
Bjs,
Fabi Scaranzi